ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Ferreira, Ana Patrícia Magalhães"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos e estratégias de scaffolding na construção de aprendizagens num contexto bilingue no 1.º CEB – um estudo de casoPublication . Magalhães, Ana Teresa Loureiro; Ferreira, Ana Patrícia MagalhãesO presente relatório tem como objetivo primordial expor e relatar, de uma forma analítica e crítica, a experiência da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de uma instituição de ensino com um currículo bilíngue. De acordo com as características do contexto de estágio, selecionou-se a temática do scaffolding enquanto estratégia que potencia a prática pedagógica, numa tentativa de perceber até que ponto será esta uma estratégia que permite aos/às professores/as aumentar as possibilidades de aprendizagem dos/as alunos/as. Por outro lado, tentou-se compreender o conhecimento e, até, as representações que os professores de diferentes contextos têm acerca do conceito de scaffolding, se utilizam as suas técnicas e conhecer as suas opiniões acerca da ação das mesmas na aprendizagem dos alunos. Para o estudo foi mobilizada a metodologia qualitativa, recorrendo-se, como instrumentos e técnicas de recolha de dados, à observação/escuta direta e sistemática (grelha de observação), recolha e análise bibliográfica, e à realização de inquérito por questionário. Pela observação realizada, foi possível fazer uma caracterização dos diferentes momentos bilingues dentro do horário letivo das crianças (CLIL e inglês curricular), em diferentes sentidos de utilização da língua. Através dos questionários feitos aos professores, concluiu-se que o conceito de scaffolding é mais facilmente apropriado pelos professores que têm experiência no Ensino Bilingue, embora a grande maioria dos/as professores/as apontem vantagens de trabalho pedagógico em algumas das várias técnicas de scaffolding.