ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Cruz, Ma rio Rui Domingues Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desafios e diversão: como a gamificação e o CLIL envolvem os alunos no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Pedro Manuel Reis Silva Neves; Cruz, Ma rio Rui Domingues Ferreira daO presente relato rio explora o impacto da gamificação e do CLIL na motivação dos alunos no contexto do ensino de Inglês para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo baseia-se na observação e nas experiencias práticas adquiridas durante a Pra tica de Ensino Supervisionada, para compreender como e que estas estratégias pedagógicas podem ser mais eficazes. Á gamificação, que e definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos que não são de jogos, foi examinada pela sua capacidade de aumentar o envolvimento dos alunos através da criação o de ambientes de aprendizagem interativos e competitivos. A investigação o salienta a forma como a integração de mecânicas de jogo, tais como recompensas, classificações e desafios, podem aumentar a atenção e a participação dos alunos. Além disso, a abordagem CLIL, que combina o ensino de conteúdo com a aprendizagem de línguas, foi investigada quanto ao seu potencial para promover a aquisição imersiva de línguas e uma compreensão mais profunda da matéria. Através da utilização da investigação-ação qualitativa, o estudo observou melhorias significativas tanto na motivação como na proficiência linguística quando estas metodologias foram aplicadas. Os resultados apoiam a adoça o da gamificação e do CLIL no ensino prima rio como estratégias eficazes para promover o envolvimento e os resultados de aprendizagem na aquisição de segunda língua.