ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by advisor "Orange, Maria Edite Pais de Oliveira"
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- Perspetiva reflexiva nos percursos da abordagem CLIL no ensino do inglês do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Teresa Alexandra Silva; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraA abordagem CLIL apresenta-se pelas suas características de integração de vários saberes (Savić, 2012) como uma mais-valia no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), uma vez que o seu conteúdo provém de outras áreas curriculares, fazendo assim parte de um saber prévio dos alunos. Portanto, serve de base a uma forma diferente de aprender essa língua, proporcionando aprendizagens significativas e estimulantes (Fernández-Corbarcho, 2014) encadeadas com os conhecimentos dos discentes. No contexto da nossa prática de ensino supervisionada procurámos perceber as potencialidades da abordagem CLIL no contexto de ensino do inglês no 1.º CEB. Nesse seguimento refletimos sobre a sua relevância na promoção da língua inglesa (Ball, 2013) não só através dos seus documentos enquadradores, como também apresentando sugestões de recursos aquando da sua implementação no contexto do estágio e realçando as implicações do seu uso junto da classe docente e discente. A nossa investigação esteve relacionada com o contexto onde realizámos a nossa prática de ensino supervisionada, numa escola do Porto com uma turma de 4.º ano, para a qual recorremos à metodologia qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso com contornos de investigação-ação, com o intuito de dar resposta à questão e aos objetivos que ditaram a sua implementação: perspetivar o lugar da abordagem CLIL no ensino do inglês no 1.º CEB. Em síntese, verificámos através deste estudo de caso que faz sentido o ensino do inglês no 1.º CEB baseado na abordagem CLIL, podendo resultar em possibilidades de melhoria no ensino dessa língua, beneficiando os alunos e os professores.