ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by advisor "Brites, Isabel"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem em contexto: o trabalho de projetoPublication . Castro, Maria Graciosa dos Reis Martins de; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês no ensino básico
- A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanholPublication . Pires, Daniel Gonçalves Penetra dos Santos; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico. O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações Curriculares existentes. Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa. Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
- Contributos da motivação na aprendizagem da língua estrangeiraPublication . Lino, Carmen Maria Barbosa de Oliveira Silva; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- A imagem como elemento para a motivação e escrita criativaPublication . Crista, Ana Carolina Rodrigues; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês no ensino básico
- O lúdico na aula de língua estrangeira: estratégia de motivação e aprendizagemPublication . Silva, Cristina Adriana Pacheco da; Brites, Isabel; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Orange, EditeRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- O role play como atividade potenciadora da produção oralPublication . Caetano, Melissa; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico. O presente Relatório de Estágio resulta de uma investigação realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O tema desta investigação centra-se nas potencialidades do role play enquanto atividade promotora da produção oral em língua estrangeira. Sabe-se que o desenvolvimento da competência oral é um dos principais focos no ensino atual de uma língua estrangeira, tendo sido essa a minha principal motivação para a aplicação deste estudo. O processo de investigação centrou-se na implementação de variadas atividades de role play de maneira a ser possível a observação dos resultados e sua posterior análise, que será apresentada de forma crítica neste documento. O objetivo deste estudo foi o de verificar se o role play consiste numa atividade promotora da oralidade, refletindo sobre aspetos como a interação e a dramatização. Neste Relatório de Estágio foram ainda incluídos alguns exemplos de práticas implementadas consideradas positivas e relevantes para o processo de ensino/aprendizagem, tal como uma Unidade Didática elaborada de acordo com os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras. Por fim, serão apresentadas algumas considerações finais sobre este percurso enquanto aluna de mestrado e futura professora, referindo os aspetos relevantes desta experiência e o que espero conseguir alcançar no meu futuro profissional.
- O uso de materiais audiovisuais no ensino de línguas estrangeiras: pontes para a motivaçãoPublication . Sousa, Joana Raquel Lopes de; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico