ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Barbot, António"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Contributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vidaPublication . Chaves, Lídia Patrícia Batista Pereira Monteiro; Barbot, AntónioEste estudo tem como objetivo principal conhecer, analisar e refletir sobre as conceções e as práticas de sala de aula, relativamente à importância dos jogos como ferramenta motivadora para a aprendizagem de novos conteúdos. Numa primeira parte deste documento, é feita uma abordagem teórica sobre as questões que levaram à realização deste projeto. Numa segunda parte apresenta-se o estudo empírico que inclui a recolha do testemunho de alunos que realizaram as atividades propostas, bem como as suas expetativas acerca do uso do jogo na sala de aula. Foi utilizado o processo metodológico de investigação – ação. A recolha de dados baseouse em: observação direta, narrativa descritiva de toda a aula baseada nas Narrações Multimodais; questionário de resposta aberta e registos fotográficos, sobre os quais faremos uma análise qualitativa. Nas partes seguintes deste documento apresenta-se a análise de dades, que foi de natureza qualitativa, as conclusões e as limitações.
- Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planasPublication . Neto, Maria Manuela Rodrigues Matos Alves; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Barbot, AntónioEste estudo insere-se no âmbito da Geometria e pretende compreender a influência dos recursos didáticos utilizados no reconhecimento de propriedades e relações geométricas em figuras planas. De acordo com o objetivo do estudo formulamos duas questões orientadoras que se articulam entre si. - Que fragilidades apresentam os alunos, no reconhecimento de propriedades geométricas em figuras planas? - Que contributos resultam da utilização de materiais manipuláveis, na visualização espacial e investigação de propriedades geométricas? Com este estudo pretendemos reunir informação que contribua para aprofundar o conhecimento sobre o raciocínio geométrico dos alunos. Em termos metodológicos segue um método de investigação misto, com recolha de informação qualitativa de natureza interpretativa e quantitativa, na modalidade de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma de 4.º ano do ensino básico onde foi desenvolvida a experiência didática. A informação recolhida resultou da observação direta e as fontes dos dados foram as produções dos alunos, as notas de campo, registos fotográficos, vídeo e áudio. A docente assumiu o papel de investigadora e orientadora das tarefas propostas aos alunos tendo estes desempenhado um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos permitem evidenciar as fragilidades dos alunos no reconhecimento de propriedades geométricas de figuras planas em diferentes posições. Destacam ainda os contributos da utilização da Mira e do Tangram, no estudo da simetria e no desenvolvimento da visualização espacial para a concretização de aprendizagens concretas, motivadoras e significativas.
- A importância do trabalho experimental no currículo específico individual de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Formosinho, Lara Manuel Tavares da Fonseca e Silva; Barbot, AntónioA problemática da educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), cujo perfil de funcionalidade comprova um conjunto de limitações acentuadas de caráter permanente e justifica a construção de Currículos Específicos Individuais (CEI) e subsequentes Planos Individuais de Transição (PIT), tem motivado as mais diversas reflexões e pesquisas conducentes a uma maior consciencialização das especificidades destes alunos e, por conseguinte, a uma atuação mais ajustada das escolas, dos professores e demais agentes educativos, na resposta às suas necessidades. A dinamização de atividades científicas de caráter experimental e funcional, em torno da fermentação alcoólica e láctea, constitui o núcleo de estudo do presente relatório, onde se assumem os seguintes objetivos: através do trabalho experimental, contribuir para o ensino das ciências no CEI de alunos com NEE, designadamente sobre aspetos relacionados com a fermentação e alimentos; desenvolver competências nos alunos com NEE e com CEI que contribuam para a sua vida ativa e futuro profissional. A investigação foi aplicada a um grupo constituído por 7 crianças/jovens, 3 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, entre os 12 e os 17 anos de idade, matriculados nos 2º e 3º ciclos (6º, 7º e 9º anos) do Ensino Básico no ano letivo 2015/2016, com NEE e com CEI, com frequência em sala adequada ao desenvolvimento das competências definidas no âmbito dos CEI e do PIT de uma aluna. No âmbito de uma abordagem qualitativa, privilegiou-se o recurso à observação, com o registo, por meio de grelhas, de dados posteriormente analisados, em complementaridade com registos das notas do observador participante. A análise dos dados aponta para a possibilidade da inserção da Ciência Funcional no CEI de alunos com NEE e com eventual PIT, com a dinamização de um conjunto de atividades experimentais com manifesta pertinência e proficuidade na matriz curricular e nos objetivos definidos nos documentos legais que enquadram a especificidade das necessidades educativas destes alunos e legitimam uma atitude simultaneamente reflexiva e atuante.
- A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências NaturaisPublication . Nascimento, João Fernando Teixeira Flores do; Barbot, AntónioVários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos, uma maior envolvência no processo ensino-aprendizagem. Também se constata que apesar de se achar um excelente instrumento didático, por vezes, são pouco utilizadas no contexto de sala de aula/laboratório. Assim, pretendemos com este estudo, nomeadamente com um questionário realizado a docentes do grupo 230 – Matemática e Ciências Naturais, confirmar o anteriormente dito, ou seja, se realizam atividades experimentais nas suas aulas e quais as suas razões para a utilização ou não utilização deste instrumento didático. Ao longo de dezoito anos de docência, constatei que os alunos nem sempre se satisfazem com a teoria, levando o professor a testar o que é dito. Isso acontece, essencialmente, quando o professor introduz experiências laboratoriais, e eles constatam que são um bom recurso para complementar a parte teórica. Esta investigação centrou-se no uso do Arduino e sensores, para analisar a sua aplicabilidade, nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, e se é exequível para o estudo das trocas gasosas nas plantas. Foram realizadas diversas experiências, desde abril de 2016 até outubro do mesmo ano. As mesmas eram iniciadas com um protocolo “Explorando”, levando os alunos a fazerem uma pesquisa sobre a temática a estudar. De seguida, os mesmos expunham para a turma o levantamento dos dados pesquisados e passavam para a parte experimental. Após este processo, os alunos desenhavam e concluíam sobre o observado, e finalmente, em grande grupo, eram feitas as conclusões finais. Para consolidação de todo este processo, foi utilizada a plataforma Kahoot! onde os alunos respondiam a questões, via telemóvel, e visualizavam vídeos e imagens sobre o tema em estudo. Também recorremos ao quadro interativo e à Escola Virtual. Esta investigação, recorrendo às atividades experimentais com o Arduino e sensores, o Kahoot! e o quadro interativo com a Escola Virtual, levou a um entusiasmo elevado nas aulas de Ciências Naturais, testando assim que todos estes instrumentos são exequíveis nesta faixa etária e que são úteis para observarem algumas trocas gasosas nas plantas.
- Utilização do software Scratch no ensino das ciências da natureza e da matemática com alunos portadores de dislexiaPublication . Pinto, Filipa Maria da Silva Sousa; Barbot, António; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoO estudo que apresentamos tem como objetivos de investigação contribuir para o desenvolvimento global das crianças com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente, portadoras de Dislexia, designadamente em aulas onde são lecionados conteúdos de Ciências da Natureza e de Matemática, e conceber um recurso didático apoiado nas TIC que seja adequado à utilização em sala de aula por alunos com dislexia. Neste sentido, o estudo foi orientado pelas seguintes questões de investigação: A utilização do Scratch é adequada e exequível no trabalho quotidiano de alunos portadores de Dislexia? e Em que medida o Scratch pode contribuir para um melhor envolvimento dos alunos portadores de Dislexia na realização das tarefas propostas? O presente trabalho segue uma metodologia de carácter qualitativo, centrando-se no estudo de caso. Tentou-se dar uma resposta à reduzida utilização do software Scratch no ensino das Ciências da Natureza e Matemática como instrumentos viáveis para uma aprendizagem de sucesso em alunos portadores de Dislexia. Este estudo foi aplicado a três alunos do 4º ano, com este diagnóstico, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Para dar resposta às questões de investigação supracitadas foram implementadas e projetadas duas atividades no software Scratch para serem desenvolvidas em duas situações formativas contextualizadas. O subdomínio que se pretendeu trabalhar foi “A importância da água para os seres vivos” articulando com o conteúdo dos volumes. Os dados foram recolhidos através da análise dos Programas Educativos Individuais de cada um dos alunos participantes, das entrevistas às docentes de Educação Especial, de gravações áudio, fotografias, trabalhos dos alunos e os registos da professora investigadora. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o modo como os alunos, portadores de dislexia, se envolveram com o Scratch na aquisição de conhecimento. Permitiram ainda demonstrar aos professores que é possível construir atividades nesta ferramenta envolvendo conteúdos curriculares interdisciplinares.