ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Morais, António"
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- Influências das teorias da montagem cinematográfica de André Bazin e Sergei Eisenstein no filme 3 MariasPublication . Maia, Soraia Filipa de Sousa Pedro; Lopes, Filipe; Morais, AntónioNum diálogo entre a teoria e a prática, tendo como principal objeto de estudo dois grandes teóricos do cinema, André Bazin e Sergei Eisenstein, este ensaio pretende refletir sobre duas teorias da montagem cinematográfica com ideias divergentes, e explora de que forma estas podem dialogar no filme 3 Marias. 3 Marias é um documentário realizado por Gabriella Florenzano no qual assumi a função de montagem, assim, este ensaio aborda as opções criativas que tomei ao longo do período de montagem e de que forma as mesmas foram influenciadas pela pesquisa teórica.
- Perspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagemPublication . Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Pinheiro, José Alberto; Morais, AntónioEste ensaio foca-se na utilização da perspetiva e do close-up na produção de empatia entre o espetador e o personagem. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, os contextos e os objetivos de diversas técnicas de direção de fotografia na construção da voz do personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. O desenvolvimento teórico tem duas vertentes que se interligam: aprofundar o conceito de perspetiva, tendo como base os métodos usados no filme Les quatre cents coups (Truffaut, 1959), para revelar de que forma este elemento cinematográfico aproxima o adulto-espetador do universo da criança retratada; e analisar o efeito de “identificação emocional” que o close-up proporciona recorrendo à leitura de expressões faciais (Ekmann, 2003) no documentário Être et Avoir (Philibert, 2002). Este trabalho termina com a descrição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia do documentário Lar Doce Escola.
- A procura do Eu na identidade familiar: autobiografia (indireta) no documentário “Além do Horizonte”Publication . Fontoura, Ana Priscila Laurindo Pereira; Martins, Filipe; Morais, AntónioTanto o documentário “Além do Horizonte”, associado a este ensaio, quanto a presente reflexão teórica procuram entender quais as dimensões inerentes ao processo da biografia e da autobiografia, particularmente, no Cinema, enquanto fronteira e expansão entre géneros na cultura contemporânea. Os seus desdobramentos ocorreram na passagem da modernidade para a pós-modernidade, acabando por mudar a lógica do fazer documentário (auto)biográfico. Assiste-se, cada vez mais, à movimentação do seu lugar numa fronteira complexa verbal e visual que deambula entre os géneros cinematográficos: ficção e documentário. Por sua vez, os papéis do realizador e/ou produtor imiscuem-se nos dois géneros quando a biografia trabalhada diz respeito à sua família, implicando uma subjetividade que não se delimita às exigências científicas. Essa barreira trespassada espelha um cunho pessoal ou mesmo autobiográfico. Na cultura contemporânea, a autobiografia resulta da evolução da biografia e do próprio género, passando da linguagem verbal inscrita no suporte do livro para outros tipos de linguagem que potenciaram uma proliferação acentuada. A partir dessa análise assume-se, também, que a imersão do realizador no processo do documentário autobiográfico acarreta, sob o ponto de vista pessoal e emocional, um envolvimento doloroso, exaustivo e penoso. Suportada numa base teórico-prática nasce a reflexão que se pretende tratar através de análises de livros e documentários autobiográficos, depoimentos de autores, artigos académicos, outros documentos que promovam o entendimento sobre o presente assunto.