Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A procura do Eu na identidade familiar: autobiografia (indireta) no documentário “Além do Horizonte”Publication . Fontoura, Ana Priscila Laurindo Pereira; Martins, Filipe; Morais, AntónioTanto o documentário “Além do Horizonte”, associado a este ensaio, quanto a presente reflexão teórica procuram entender quais as dimensões inerentes ao processo da biografia e da autobiografia, particularmente, no Cinema, enquanto fronteira e expansão entre géneros na cultura contemporânea. Os seus desdobramentos ocorreram na passagem da modernidade para a pós-modernidade, acabando por mudar a lógica do fazer documentário (auto)biográfico. Assiste-se, cada vez mais, à movimentação do seu lugar numa fronteira complexa verbal e visual que deambula entre os géneros cinematográficos: ficção e documentário. Por sua vez, os papéis do realizador e/ou produtor imiscuem-se nos dois géneros quando a biografia trabalhada diz respeito à sua família, implicando uma subjetividade que não se delimita às exigências científicas. Essa barreira trespassada espelha um cunho pessoal ou mesmo autobiográfico. Na cultura contemporânea, a autobiografia resulta da evolução da biografia e do próprio género, passando da linguagem verbal inscrita no suporte do livro para outros tipos de linguagem que potenciaram uma proliferação acentuada. A partir dessa análise assume-se, também, que a imersão do realizador no processo do documentário autobiográfico acarreta, sob o ponto de vista pessoal e emocional, um envolvimento doloroso, exaustivo e penoso. Suportada numa base teórico-prática nasce a reflexão que se pretende tratar através de análises de livros e documentários autobiográficos, depoimentos de autores, artigos académicos, outros documentos que promovam o entendimento sobre o presente assunto.
- Joalharia contemporânea inspirada no barro preto de BisalhãesPublication . Meireles, Bárbara Gomes Pereira; Soares, CristinaO interesse crescente pela arte e design concebidas a partir de argila de polímero e pesquisa realizada para o presente estudo revelam que ainda há informação desconhecida desta área. O presente estudo tem por objetivo a conceção de peças de joalharia contemporânea inspiradas no Barro Preto de Bisalhães, peças essas feitas a partir de argila de polímero. Morfologicamente, o presente projeto desenvolveu-se da seguinte forma: numa primeira fase abordou-se de forma teórica o Barro Preto de Bisalhães, a Joalharia Contemporânea e a Argila de Polímero e como esta surgiu. Numa segunda fase apresentou-se uma das metodologias de aprendizagem deste projeto, a plataforma Patreon e a mentora do Patreon Atelier Piino, a designer Rita Botelho. Numa terceira fase abordou-se o processo de idealização do presente projeto e toda a parte pratica do mesmo, desde a realização de cortadores ao manuseamento do FIMO com também a execução de testes dos modelos criados até aos resultados finais. Por fim, num breve apontamento partilhou-se a experiência do Workshop RO.DA, workshop esse que visava a experimentação e o toque do barro numa roda de oleiro. Os resultados finais deste projeto revelaram a imagem final de todo um processo de desconstrução e inspiração das cerâmicas de Barro Preto de Bisalhães. O segmento teórico deste projeto contribuirá para um maior conhecimento sobre a arte secular do Barro Preto de Bisalhães como também sobre a ainda desconhecida arte feita com argila de polímero, para os designers e artistas e para o público em geral.
- Design de joalharia: projeto de aplicação de argila de polímero e prata na produção sustentável de joiasPublication . Moreira, Inês Carolina Mendes; Soares, CristinaO presente trabalho aborda os conceitos de Joalharia e de sustentabilidade. Tem como objetivo adquirir conhecimento sobre a sustentabilidade, a joalharia, e a produção de peças sustentáveis. A sustentabilidade é uma questão incontornável do quotidiano e particularmente do mundo da moda, e da joalharia, e por isso se escolheu o projeto nesta área. Mais que uma moda, a sustentabilidade, neste caso na joalharia, envolve uma série de processos para que a sua produção ajude à preservação do meio ambiente. Assim sendo, através do seu papel social, ambiental e respondendo às necessidades do consumidor consciente, a minha proposta é a de aliar o design à produção de joalharia sustentável por forma a fazer face a estes temas, tornando-o numa proposta projetual bem alicerçada. Para que o proposto seja possível, foi realizada uma revisão literária sobre a sustentabilidade, a joalharia sustentável, as suas aplicações, processos, materiais, mas também numa perspetiva conceptual ou histórica. Por fim, este projeto será concebido manualmente, através de processos e/ou materiais sustentáveis, tendo como matérias-primas a prata reciclada e a argila de polímero (cerâmica plástica).