ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Férias, Ana Rita"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Ana Carolina Florentino SoaresPublication . Soares, Ana Carolina Florentino; Quadros-Flores, Paula; Férias, Ana Rita; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este documento espelha todo o percurso desenvolvido nas valências de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e da Educação Pré-Escolar (EPE), dando a conhecer a prática pedagógica desenvolvida, analisando e refletindo todas as ações, habilitando a mestranda para a docência de perfil duplo. Ao longo do presente relatório está patente o percurso formativo realizado, que foi sustentado na articulação e na análise reflexiva dos referentes teóricos e legais. Este processo foi ainda baseado nas etapas dinâmicas e cíclicas da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e avaliação. Esta metodologia permitiu fundamentar e adequar as práticas e as estratégias da mestranda nas duas valências de estágio, indo ao encontro das necessidades e dos interesses manifestados pelos diferentes grupos. Também potencializou a construção de uma identidade profissional sobrepondo de forma transversal, o saber ser, saber estar, saber fazer e saber transformar de um docente de perfil duplo. Para além da metodologia de investigação adotada, as ações refletidas foram realizadas com base no paradigma socioconstrutivista, partindo dos interesses, necessidades, motivações e dificuldades demonstradas pelas crianças. Neste contexto, a mestranda assumiu a função de facilitadora de um ambiente de aprendizagem, potenciando à criança um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. Deste modo, este relatório pretende evidenciar, de forma descritiva, crítica e reflexiva, as experiências e desafios vivenciados nos dois contextos educativos lecionados que contribuíram para o enriquecimento e mudança ao nível pessoal e profissional da mestranda.
- Relatório de Estágio de Bárbara Filipa Vieira da Silva LopesPublication . Lopes, Bárbara Filipa Vieira da Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Férias, Ana RitaO presente relatório de estágio culmina da formação desenvolvida em contexto educativo, nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial do Mestrado é a formação de profissionais de educação reflexivos e críticos, que sejam capazes de adequar a sua prática aos contextos educativos, possibilitando a construção de uma identidade profissional e o desenvolvimento do pensamento e da ação (Ficha da Unidade Curricular, 2022/2023), reconhecendo a criança como indivíduo capaz de construir o próprio conhecimento, fundamento que guiou a educadora-professora durante todo o processo da PES. Neste documento, evidencia-se o percurso de formação em ambas as valências educativas e a sua influência na construção de uma identidade social, pessoal e profissional da mestranda. A ação educativa foi desenvolvida pelo par de estágio tendo por base a metodologia de Investigação-Ação que permitiu, através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, adequar a prática educativa com o intuito de desenvolver a construção de aprendizagens significativas pelas crianças, trabalhando no seu desenvolvimento holístico, com base nas suas necessidades, interesses e dificuldades. A base da sustentação da prática educativa foi um conjunto de referenciais teóricos e legais, bem como, o paradigma educacional do socioconstrutivismo, valorizando a centralidade da criança no seu processo de aprendizagem e dos seus conhecimentos prévios no desenvolvimento de cada ação pedagógica. Destaca-se ainda o trabalho colaborativo, capaz de incentivar aprendizagens através de momentos de partilha e de articulação de saberes entre os profissionais, impulsionando práticas educativas transformadoras, que contribuam para o desenvolvimento das crianças, bem como para a nossa construção de identidade profissional de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Clara Maria Rodrigues Paulos Welch de SousaPublication . Sousa, Clara Maria Rodrigues Paulos Welch de; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Férias, Ana RitaO presente relatório descreve e analisa a formação pedagógica, pessoal e profissional, desenvolvida pela docente durante a Prática Educativa Supervisionada, nas valências do contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. Para construir e enriquecer a personalidade do docente enquanto profissional indagador e reflexivo, surge a necessidade de compreender e fundamentar as especificidades dos níveis educativos bem como as suas dimensões. De modo a articulá-las, salienta-se a Metodologia de Investigação-Ação, que enaltece o processo de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Requer, por parte do docente, uma postura reflexiva e investigativa durante as interações pedagógicas, fomentando o trabalho colaborativo de modo a serem desenvolvidas práticas educativas promotoras de aprendizagens significativas para as crianças. Apresentam-se e analisam-se, também, os referentes teóricos e legais, onde o seu conhecimento resulta no desenvolvimento de práticas sustentadas. A mobilização de saberes das diversas áreas do conhecimento permite desenvolver aprendizagens articuladas entre a teoria e a prática, evidentes nas práticas desenvolvidas. Privilegia-se e motiva-se o desenvolvimento holístico da criança, colocando-a no centro da sua aprendizagem, sustentado numa perspetiva sócio construtivista. Enaltece-se as metodologias ativas com vista a um desenvolvimento significativo, sustentado numa escola inclusiva espelhada, também, nas vivências, reflexões e nos saberes profissionais construídos numa visão crítica e fundamentada acerca das duas valências. Todo o percurso descrito neste documento e a Prática Educativa Supervisionada permitiram o crescimento pessoal e a construção de identidade profissional, perspetivando a construção de novos conhecimentos que permitem práticas sustentadas que possibilitem responder às necessidades e interesses de todas as crianças.
- Relatório de Estágio de Inês Silva CorreiaPublication . Correia, Inês Silva; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Férias, Ana RitaO presente Relatório de Estágio é fruto da experiência vivenciada ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo a análise e reflexão das aprendizagens desenvolvidas, que contribuíram para a construção pessoal, social e profissional da formanda. Neste sentido, evidencia-se uma produção reflexiva e fundamentada, influenciada pela metodologia de Investigação-Ação que é caracterizada pelas suas etapas cíclicas - observação, planificação, ação, reflexão e avaliação -, que proporcionou a aquisição e mobilização de saberes, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura reflexiva, indagadora e colaborativa, de forma a promover práticas significativas e contextualizadas. Através das vivências, reflexões e dos saberes profissionais construídos numa visão crítica e fundamentada acerca das duas valências, ao longo da PES, a criança foi compreendida como construtora do seu próprio conhecimento, de forma a promover o desenvolvimento holístico da mesma. Nesta linha, sob a perspetiva socioconstrutivista foram desenvolvidos projetos de intervenção, baseados na MTP, valorizou-se a promoção da autonomia e cooperação, bem como o envolvimento das famílias e da comunidade educativa, que assumiram um papel basilar neste processo. Assim, é salientado o trabalho colaborativo entre todos os agentes educativos como potenciador da co construção de saberes, proporcionando a melhoria da ação docente. Por fim, as experiências vivenciadas impulsionaram a construção de práticas baseadas na articulação constante entre a teoria e a prática. Este processo demonstrou-se crucial para o desenvolvimento de um conhecimento aprofundado sobre a docência e a edificação de um perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira GonçalvesPublication . Gonçalves, Raquel Alexandra Ferreira; Quadros-Flores, Paula; Férias, Ana Rita; Mota, Maria CândidaO presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016).