ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Dias, Joana Ortigão De Oliveira Matos"
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- Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva SoaresPublication . Soares, Ana Rita da Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Mota, Cândida; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão De Oliveira MatosO presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Para além disso, é com a sua elaboração e posterior defesa que culmina o ciclo de estudos para obtenção do grau de Mestre, e assim iniciar-se uma nova etapa, no mercado de trabalho, a fazer aquilo que realmente gosto. O presente documento evidencia a articulação entre a teoria e a prática, assim como a postura reflexiva e investigativa, característica da docência, facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Nele estão descritas, fundamentadas e refletidas as práticas educativas nos contextos de Educação Pré-Escolar, numa sala com idades heterogéneas, e 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade. Durante a Prática Educativa foi adotava a metodologia de Investigação-Ação e o Método de Trabalho por Projeto, sendo que em cada contexto foi criado um projeto distinto. As atividades desenvolvidas ao longo de cada um tiveram como base não só nos documentos orientadores tanto para a Educação Pré-Escolar como para o 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também as características do grupo e de cada criança, nomeadamente os seus interesses e necessidades. Foi ainda tida em conta a necessidade de levar a cabo práticas intencionais, inclusivas e significativas para criança, sempre sem esquecer que esta deve assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, processo no qual o docente assume um papel de mediador da aprendizagem e desenvolvimento.
- Relatório de Estágio de Daniel Jorge Martins RafaelPublication . Rafael, Daniel Jorge Martins; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão De Oliveira MatosO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre e possibilidade de exercer profissionalmente a prática docente enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento pretende demonstrar, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados nos contextos educativos de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Deste modo, apresentam-se os referenciais teóricos e legais que sustentaram práticas inovadoras e coadunadas a metodologias ativas assentes numa perspetiva socioconstrutivista de aprendizagem. Para esse efeito, destaca-se a metodologia de lnvestigação-ação, estratégia de formação profissional, que, com recurso às suas diversas etapas de observação, planificação, ação e reflexão/ avaliação, colaborou no processo formativo para responder a necessidades, interesses e dificuldades visualizadas nos contextos educativos, e, deste modo, permitir um desenvolvimento holístico das crianças, ressalvando-se que um pensamento de base humanista que um docente possui deve permanecer ao longo de toda a sua prática profissional. Assim sendo, desenvolveram-se práticas pedagógicas que colocaram a criança enquanto sujeito ativo e central no seu processo de aprendizagem e contribuíram significativamente não só para o bemestar emocional das mesmas como também para a construção da identidade profissional do docente de perfil duplo através da reflexão sobre, na e para ação.
- Relatório de Estágio de Marlene Raquel Lopes SousaPublication . Sousa, Marlene Raquel Lopes; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida Mota; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão De Oliveira MatosO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de alcançar o grau de Mestre, conforme Decreto-Lei n. º79/2014, de 14 de maio. Este documento espelha todo o percurso formativo, assente na mobilização de conhecimentos teóricos, legais e práticos que contribuíram para a formação da identidade profissional de um docente de perfil duplo. Ao longo de todo o documento é revelada a postura crítica e reflexiva da mestranda, em que foi fundamental a Metodologia de lnvestigação-Ação para guiar todo o processo de pesquisa, de observação, planificação, ação e reflexão. Ao longo da PES, procurou-se privilegiar práticas educativas de cariz sócio construtivista, com o intuito de construir um ambiente promotor de aprendizagens significativas. Destaca-se ainda, que todo este percurso, permitiu a construção da identidade profissional docente através da reflexão sobre, na e para a ação. Por último, destaca-se a importância do trabalho cooperativo e colaborativo entre a díade, as supervisoras e orientadoras institucionais, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famnias e sobretudo as crianças. Todo este trabalho contribui para que o percurso formativo ocorresse de forma mais enriquecedora. Neste sentido, e como espelhado ao longo de todo o documento, construíram-se práticas educativas contextualizadas e inovadoras, que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, garantindo assim, a continuidade educativa e a construção da identidade docente, através de um perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Paula Cristina Fernandes FerrãoPublication . Ferrão, Paula Cristina Fernandes; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida Mota; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão De Oliveira MatosO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular nomeada Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e constitui-se como pré-requisito para a admissão à prova pública de cujo sucesso está dependente a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. A sua redação desenvolveu-se a partir do estágio em contextos de ambas as valências e implicou uma constante e permanente mobilização de saberes teóricos e legais que na prática foram também imprescindíveis. Saberes sempre perspetivados segundo uma postura crítica e reflexiva da verdade e da realidade atual de um futuro profissional de perfil duplo. Numa contínua aproximação à Metodologia de Investigação-Ação, que se desenvolve em torno de quatro cíclicas e sistemáticas etapas – a da observação, a da planificação, a da ação e a da reflexão –, priorizou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto cujo principal objetivo foi sempre o desenvolvimento global de todas e de cada uma das crianças. Um desenvolvimento que se pensou tendo em conta não só os documentos legais e orientadores de cada um dos níveis, educativo e de ensino, mas também, por um lado, os seus interesses e por outro, as suas necessidades. Afinal, as crianças são as protagonistas do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. No entanto, não podem nem devem estar sozinhas. É na cooperação e colaboração que crescemos, nós, elas, elas connosco e nós com elas.