Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Paula Cristina Fernandes Ferrão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Paula Ferrão_2023.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular nomeada Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e constitui-se como pré-requisito para a admissão à prova pública de cujo sucesso está dependente a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. A sua redação desenvolveu-se a partir do estágio em contextos de ambas as valências e implicou uma constante e permanente mobilização de saberes teóricos e legais que na prática foram também imprescindíveis. Saberes sempre perspetivados segundo uma postura crítica e reflexiva da verdade e da realidade atual de um futuro profissional de perfil duplo. Numa contínua aproximação à Metodologia de Investigação-Ação, que se desenvolve em torno de quatro cíclicas e sistemáticas etapas – a da observação, a da planificação, a da ação e a da reflexão –, priorizou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto cujo principal objetivo foi sempre o desenvolvimento global de todas e de cada uma das crianças. Um desenvolvimento que se pensou tendo em conta não só os documentos legais e orientadores de cada um dos níveis, educativo e de ensino, mas também, por um lado, os seus interesses e por outro, as suas necessidades. Afinal, as crianças são as protagonistas do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. No entanto, não podem nem devem estar sozinhas. É na cooperação e colaboração que crescemos, nós, elas, elas connosco e nós com elas.
This Internship Report comes within the scope of the Curricular Unit named Supervised Educational Practice, integrated in the study plan of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and a prerequisite for the admission to the public test of which, obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, is dependent on a successful conclusion. Its elaboration was based on the Internship, in contexts of both valences and implied a constant and permanent transfer of theoretical and legal knowledge that were also crucial. Knowledge always in perspective along a critical and reflective posture of the truth and the current reality of a professional future with a dual profile. In a continuous approach to the Methodology of Investigation-Action, which is developed around four cyclical and systematic stages – observation, planning, action and reflection –, priority was given to the Project Work Methodology whose main objectives has always been the global development of each and every one of the children. A development that was thought of taking into account not only the legal and guiding documents of each of the educational and teaching levels, but also, on one hand, their interests and on the other, their needs. After all, children are the protagonists of their own teaching-learning process. However, they cannot and should not be left alone. It is in cooperation and collaboration that we grow, us, them, them with us and us with them.

Description

Keywords

Mobilização de saberes teóricos e legais Profissional de perfil duplo Crianças Processo de ensino-aprendizagem Cooperação e colaboração Mobilization of theoretical and legal knowledge Dual profile professional Children Teaching-learning process Cooperation and collaboration

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License