ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório de estágio de Joana Filipa Moreira AraújoPublication . Araújo, Joana Filipa Moreira; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Tavares, Susana Paula PereiraRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio tem como intencionalidade expor as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto da Educação Pré-Escolar durante um período de aproximadamente quatro meses. Pretende-se analisar as ações educativas à luz de referenciais teóricos e legais, sustentados e fundamentados através do exercício sistemático da pré, inter e pós reflexão, de forma a promover a construção de saberes profissionais pelo compromisso e responsabilização da ação docente. Decorrente do desenvolvimento de práticas infere-se que pensar e agir no contexto caracterizado pela singularidade, complexidade e incerteza desenvolvendo estratégias pedagógicas diferenciadas, constitui o mote para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa ao mesmo tempo que favorece a coconstrução progressiva de uma atitude profissional indagatória e investigativa, que fomente o trabalho do sujeito de aprendizagem espelhado numa coerência profissional. Assim sendo, a mobilização de competências socioprofissionais e pessoais, sustentadas através do desenvolvimento progressivo de práticas educativas intencionais, diferenciadas e equitativas promovem um processo de ensino e aprendizagem relevante para o desenvolvimento holístico da criança.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Dias, Catarina Alexandra Magalhães; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana Marques deRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Silva, Sara Figueiredo da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, incluída no 2º ciclo de estudos, nomeadamente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Tem como finalidade refletir, de uma forma crítica, acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas. Para que a estagiária pudesse desenvolver competências relacionadas com o saber agir em ação, foi fundamental partir de um quadro concetual rigoroso e adaptado ao nível educativo em questão. Neste sentido, revelou-se imprescindível adotar uma postura investigativa e reflexiva, que lhe permitisse adequar as ações a cada criança do grupo, tendo, desta forma, uma prática baseada na diferenciação pedagógica. Para desenvolver práticas baseadas nessa postura investigativa e reflexiva referida anteriormente, revelou-se crucial para a mestranda basear-se na metodologia de investigação-ação. Assim, houve, constantemente, momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que contribuíram para a construção de um perfil de desempenho profissional. Por fim, importa referir a perspetiva sócio construtivista da educação, a qual foi tida sempre em consideração ao longo do estágio. Esta é uma perspetiva que não está só relacionada com as práticas da formanda, mas privilegia, sobretudo, o desenvolvimento da criança, sendo que esta assume um papel ativo na construção dos seus próprios conhecimentos.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Fernandes, Ana Filipa da Cruz; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como propósito principal refletir, criticamente, acerca de todo o percurso realizado no contexto educativo de Educação Pré-Escolar, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar (PE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). O trabalho desenvolvido teve como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características do nível educativo e do contexto. Para tal, foi necessária uma atitude profissional indagadora e investigativa, critica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, os processos educativos e formativos desenvolvidos ao longo de todo o semestre, centraram-se numa metodologia de investigação-ação, caracterizada por uma espiral de ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, tendo em conta diferentes dimensões pedagógicas. Todos estes processos foram devidamente articulados com referentes teóricos e legais, sendo feito um enquadramento a esse nível, com vista a compreender a base de sustentação das práticas da mestranda. Evidencia-se a conceção de criança e o papel fundamental, não só do educador, mas também de todos os intervenientes do processo educativo, no sentido de estimular e motivar a criança para a construção das suas próprias aprendizagens, destacando-se, assim, uma visão socio construtivista da aprendizagem, transversal a todos os processos referidos. Todas as ações desenvolvidas permitiram analisar o percurso da formanda e o desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas com a prática, mas também direcionadas para quadros concetuais mais alargados.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Martins, Tânia Ribeiro; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge como parte integrante do 2º ciclo de estudos do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, na escola superior de educação do instituto politécnico do Porto, no âmbito da unidade curricular de prática pedagógica supervisionada, no contexto de educação pré-escolar. Este relatório visa refletir o percurso da mestranda ao longo do período de prática profissional no contexto. Com a perspetiva de que melhor se compreendam as ações desenvolvidas, este documento incide nos referentes teóricos e legais que sustentaram as ações da mestranda, bem como na teoria subjacente à sua prática. Neste sentido, durante o seu percurso, a mestranda baseou-se em práticas construtivistas, que fomentam a aprendizagem ativa das crianças, bem como o processo de investigação-ação por parte do educador. No que concerne ao paradigma da investigação-ação, este pressupõe a observação, planificação, avaliação e reflexão. Importa salientar que o processo reflexivo se revelou constante ao longo de todo o processo, uma vez que a reflexão permite uma avaliação constante das práticas, bem como a sua adequação às diferentes crianças e situações. Relativamente ao processo educativo, centrou-se nas relações estabelecidas com as crianças, com a restante comunidade educativa da instituição e com os encarregados de educação. Estas relações contribuíram, de forma fulcral, para a formação pessoal e evolução da mestranda bem como para o desenvolvimento das suas competências profissionais.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Moreira, Filipa Isabel Pereira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Resultante de um protocolo entre a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Básica das Antas, a prática pedagógica supervisionada refletida no presente relatório foi desenvolvida no Jardim de Infância desta instituição. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências profissionais para a Educação Pré-Escolar, a unidade curricular de prática pedagógica supervisionada coloca o estudante num contexto real de aprendizagem, no qual terá de desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes para a sua formação. Neste sentido, o relatório de estágio de qualificação profissional é um instrumento que surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada pelos estudantes em formação. Este reflete não só algumas das estratégias desenvolvidas pela estudante ao longo do seu estágio profissional, mas integra também um conjunto de reflexões, quer individuais quer realizadas em cooperação com outros intervenientes no processo de formação. Este relatório reflete a metodologia de investigação-ação pela qual a estudante enveredou. Esta metodologia permitia à mestranda ter em conta os constrangimentos que surgiam das suas práticas para, posteriormente, através de reflexões sustentadas em pressupostos teóricos pertinentes, conseguir ultrapassá-los e consequentemente melhorar as suas intervenções. Em suma, neste documento a estudante revela as transformações que decorreram quer da análise das suas estratégias pedagógicas, quer das suas competências enquanto futura profissional de educação que permitiram enriquecer a sua formação.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Ferreira, Marisa Isabel Oliveira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Tavares, Susana Paula PereiraRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Rangel, Catarina Ventura; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este corresponde à descrição e reflexão sobre o trabalho desenvolvido num contexto de jardim de infância, com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade. Este relatório procura demonstrar o desenvolvimento de competências profissionais e surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada. Tendo como principal objetivo desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes, o que resultou na construção de um quadro teórico em que se procura aprofundar saberes ao nível dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e a importância das metodologias e estratégias utilizadas. Foi sustentado na metodologia de investigação-ação que se utilizaram diversas técnicas e instrumentos para recolher os constrangimentos que surgiam das práticas no contexto, para que através das reflexões e da investigação de pressupostos teóricos se conseguisse atingir os objetivos propostos. Para além disso, procurou-se promover experiências de aprendizagem integrando todas as áreas e domínios evidenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em suma, pretende-se demonstrar as transformações que ocorreram no contexto educativo nas crianças, na partilha com a orientadora cooperante e assistente operacional e nas transformações que ocorreram na mestranda, uma vez que desenvolveu competências fundamentais para se tornar uma profissional de educação consciente e competente.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Barbosa, Joana Alexandra Monteiro; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O estágio realizou-se no Jardim de Infância Gaia 13 que abarca crianças desde os 3 aos 6 anos de idade. A interação com a instituição e com o grupo de crianças e equipa educativa foi feita de modo progressivo, de modo a que as atividades planificadas e o projeto curricular de grupo construído, fossem ao encontro das características do contexto e do grupo de crianças. Desde o início da prática pedagógica que se construíram planificações semanais, que tinham como pressuposto a identificação das necessidades de desenvolvimento das crianças, bem como os seus interesses, os objetivos, os resultados de aprendizagem e os recursos pedagógicos, integrados no plano de ação. O trabalho desenvolvido teve por base a metodologia de investigação–ação, através de uma articulação entre a teoria e a prática, com a intenção de proporcionar competências profissionais na mestranda tais como: ser capaz de mobilizar vários saberes científicos e pedagógicos correspondentes à educação pré – escolar; ser capaz de desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas; construir uma atitude reflexiva de caráter indagador. Todo este processo contribuiu para a idealização de uma identidade profissional, em construção permanente, numa expectativa de aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Publication . Gomes, Marlene Patrícia da Silva; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho foi reflexo de um percurso de formação profissional, pautado por uma constante análise reflexiva, realizado em contexto de educação pré-escolar. Os conteúdos abordados nas aulas desta unidade curricular bem como o estágio desenvolvido, permitiram ter um conhecimento mais aprofundado deste contexto e desenvolver e construir saberes profissionais adequados a este nível de ensino. Assim, este relatório evidencia as competências desenvolvidas pela estagiária, nomeadamente: a mobilização de saberes adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos; a atitude profissional reflexiva e investigativa; a problematização das exigências inerentes à prática profissional; e a coconstrução de saberes profissionais e a cooperação entre diferentes intervenientes do contexto educativo (adaptado Ribeiro, 2013). O caminho percorrido pela mestranda teve por base a metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Estas etapas foram fundamentais para a construção de planificações, que fossem ao encontro das exigências da realidade e das necessidades e interesses evidenciadas pelo grupo. As reflexões críticas realizadas com o par, com a educadora cooperante e com o supervisor revelaram-se fundamentais, pois permitiu desenvolver competências essenciais para a futura profissão.