ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by advisor "Barros, Teresa"
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- O processo de internacionalização na indústria do calçado – estudo do caso SavanaPublication . Freitas, Ângela Patrícia Pereira; Barros, TeresaNum mundo em constante mudança, a globalização, a progressiva liberalização do comércio mundial e a forte concorrência internacional fazem com que as empresas saiam dos mercados domésticos à procura de novas oportunidades de negócios. A generalidade dos autores refere que a internacionalização surge como alternativa a mercados internos saturados. Este trabalho pretende rever a literatura no que toca à internacionalização. Desenvolve-se um estudo de caso de natureza explicativa sobre a internacionalização da empresa Savana, empresa industrial de calçado localizado em Felgueiras. Apoiados na literatura, em entrevistas à gestão de topo, numa análise qualitativa de dados secundários (notícias, website…) com o apoio do software NVivo 12 Pro, procuram-se pistas para se descrever as principais motivações sentidas durante o processo de internacionalização. Procurando perceber também como se desenvolve o tipo de decisão tomada hoje em dia, nomeadamente, sobre a expansão para outros mercados, assim como, averiguando se as decisões e o processo de internacionalização tiveram por base os conhecimentos prévios sobre teorias explicativas da internacionalização. Pretende-se ainda analisar as estratégias de marketing mix da empresa e marca própria, designadamente procurar evidências sobre a existência de adaptações ao nível das variáveis do marketing mix nos países para onde atua e averiguar se o ambiente e pressões institucionais influenciam as estratégias da empresa. Concluiu-se que a principal motivação para a internacionalização da Savana foi a saturação do mercado doméstico. A empresa internacionaliza-se através da exportação, em regime de private label. Esta modalidade de subcontratação por parte das grandes marcas leva a que as empresas sejam fortemente condicionadas ou definidas pelos clientes. Denota-se uma ausência de estratégias pró-ativas em termos de marketing. As exportações de calçado da Savana destinam-se maioritariamente a outros países europeus devido à proximidade geográfica e cultural dos mercados. Este processo de internacionalização de permanente aprendizagem ajudou a empresa a evoluir e conquistar clientes fora da Europa, ou seja, com maior distância psíquica. As características do ambiente institucional influenciaram claramente as estratégias de entrada da Savana. A empresa, à semelhança de outras empresas portuguesas, optou por estratégias de menor risco, ou seja, pela exportação para países da UE, com menor distância institucional. Assim, o grau de adaptação necessário dos produtos, modelos de organização e gestão é menor.
- O Valor dos Relacionamentos B2B em Mercados Internacionais - Estudo da Empresa Têxtil NortenhaPublication . Castro, Cátia Manuela Talina de; Barros, TeresaÉ amplamente reconhecida na literatura a importância dos relacionamentos no mercado B2C e mais recentemente no mercado B2B. Num mundo cada vez mais global, onde a comunicação é generalizada através de plataformas online e atendimentos mais ou menos standardizados, os relacionamentos assumem uma importância crescente na criação de lealdade às marcas. Com o objetivo de estudar as caraterísticas dos relacionamentos B2B num contexto internacional, faz-se uma revisão da literatura sobre o valor dos relacionamentos e as suas dimensões caracterizadoras. Após a seleção de um modelo caracterizador dos relacionamentos, previamente testado na literatura num contexto B2B entre vários clientes e o seu principal fornecedor (todos operadores no mesmo mercado doméstico) procura-se averiguar se as variáveis identificadas nesse modelo e as relações que foram entre as mesmas, se mantêm num contexto de relacionamentos B2B mas agora entre um fornecedor e vários clientes internacionais. Para tal selecionou-se a seguinte questão de investigação: “Como é que os clientes internacionais percecionam os relacionamentos no mercado B2B?” a qual procurou ser respondida através do desenvolvimento de seis proposições as quais guiaram um estudo qualitativo, designadamente um estudo de caso, realizado através de entrevistas feitas aos clientes da Empresa Têxtil Nortenha. As conclusões deste estudo apontam para o facto de os relacionamentos internacionais no mercado B2B serem valorizados quando incluem a confiança, o compromisso, a satisfação e a lealdade entre comprador-fornecedor. Assim sendo, existem pistas que mostram que as conclusões apontadas para o mercado doméstico (entre um cliente e vários fornecedores) tenham aplicação no mercado internacional na relação entre um fornecedor e vários clientes internacionais. Deste modo, o modelo previamente utilizado para o estudo no mercado doméstico, usando os relacionamentos entre uma vasta amostra de fornecedores com um cliente, pode agora servir como inspiração para a aplicação ao mercado internacional, usando os relacionamentos entre um fornecedor nacional e uma amostra de clientes internacionais.