ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by advisor "Barros, Maria Teresa Morais Taveira de"
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- O Impacto da Inovação na Internacionalização das Empresas Exportadoras do Tâmega e SousaPublication . Barros, Luís Carlos Branco; Barros, Maria Teresa Morais Taveira de; Braga, AlexandraA inovação é a ideia chave para a União Europeia até 2020. A análise da literatura revela que se tem discutido que o crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo é possível através de uma forte cultura de inovação. Simultaneamente a realidade das empresas mais inovadoras tem reforçado as posições defendidas pelos académicos. Nos últimos anos as empresas aumentaram as exportações principalmente em resultado da introdução de processos e produtos inovadores. O objetivo desta dissertação de mestrado é compreender o impacto da inovação nos processos de internacionalização das empresas exportadoras do Tâmega e Sousa, uma região conhecida pelas suas particularidades no que toca à escassez de recursos e carência de mão-de-obra especializada mas peculiar no que toca à proliferação de empresas exportadoras. A metodologia utilizada nesta investigação foi de origem qualitativa - o estudo de casos. Entre as principais conclusões encontram-se indícios de uma associação entre a introdução de elementos de inovação em produtos ou processos e o aumento das exportações nas empresas. O estudo também sugere que as empresas optam pela inovação ao nível do produto ou do processo, em detrimento de investimentos em inovação ao nível do marketing ou da organização. A originalidade do trabalho proposto verifica-se quer a nível teórico, ajudando a colmatar a escassa literatura encontrada sobre a relação entre inovação e internacionalização, quer ao nível da gestão, por intermédio do estudo empírico da relação entre a inovação e as exportações nas empresas do Tâmega e Sousa. As evidências encorajam o desenvolvimento de pesquisa científica futura para a gestão de empresas focadas na internacionalização através da inovação, relacionando a inovação com a capacidade das empresas em assegurar uma forte presença nos mercados externos.
- A Internacionalização do ensino superior Português as razões, as estratégias e os desafiosPublication . Guerreiro, Carla Maria Pires da Silva; Barros, Maria Teresa Morais Taveira deA internacionalização das instituições de ensino superior mais do que um tema atual, tornou-se uma realidade inevitável, quer pela natureza deste tipo de ensino, quer pelas razões que lhe estão subjacentes. O objetivo principal desta investigação é procurar identificar, junto dos principais stakeholders deste processo, nomeadamente os reitores, presidentes ou diretores das instituições de ensino superior portuguesas (RIES), dos seus docentes e estudantes, quais as razões, estratégias e desafios que, na sua opinião, estão inerentes ao processo de internacionalização. Para isso, entrevistamos dez RIES e inquirimos docentes e estudantes, tendo obtido 109 e 262 respostas, respetivamente. Os dados foram analisados, no caso das entrevistas através da análise de conteúdo, e no caso dos inquéritos, através da análise descritiva e fatorial usando o SPSS1. Destacam-se os seguintes resultados: OS RIES apontam razões de natureza económica, académica e cultural, com particular destaque para as primeiras por estarem associadas às questões do financiamento do ensino superior. Elencam estratégias de internacionalização muito próprias e atuais, adequadas à realidade e ao contexto das instituições de ensino superior portuguesas. Os desafios estão muito associados às razões de ordem económica e cultural, porque, por um lado, implicam ultrapassar constrangimentos orçamentais, e por outro, incentivar a uma nova atitude face a um novo paradigma, sem tempo para a necessária adaptação. Os docentes e estudantes acompanham o processo de internacionalização das suas IES conseguindo elencar as razões para este novo cenário. Enquanto estratégia, atribuem particular relevância à mobilidade ERASMUS mas, em simultâneo, a criação de disponibilidade para aderir a esta estratégia de internacionalização é um dos maiores desafios. O domínio da língua inglesa é também um desafio porque essencial num contexto de mercado de trabalho internacional. Para os docentes, acresce o desafio de adquirirem competências que lhes permita aderir às novas tecnologias de informação, promotoras da internacionalização.
