ESMAD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAD - Dissertações de Mestrado by advisor "Azevedo, João"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação móvel de realidade aumentada para o património e cultura da Ilha de São MiguelPublication . Cordeiro, Afonso Castro; Azevedo, João; Silva, FirminoA realidade aumentada é considerada atualmente como um dos maiores investimentos para o futuro, não só em Portugal, mas a nível mundial pois prevê-se que seja uma mais valia no campo do entretenimento, educacional e património. No sentido desta afirmação, este projeto explora as possibilidades de uma aplicação móvel utilizando a realidade aumentada com o objetivo de visualizar, utilizando um smartphone, o estado original de monumentos em ruínas ou já inexistentes da ilha de São Miguel nos Açores através de modelos 3D desses mesmos monumentos. O foco principal é o desenvolvimento da aplicação móvel, possibilitando ao utilizador explorar a ilha e conhecer um pouco mais do seu património e cultura numa experiência em tempo real. O projeto divide-se em dois caminhos que se interligam - o teórico onde foram explorados diversos documentos e artigos que demonstram diferentes tipos de processos de desenvolvimento possíveis para a credibilidade e exequibilidade do projeto. O outro caminho, o projeto em si, foi dotado de vários processos que ajudaram a perceber as melhores formas de como desenvolver um protótipo de uma aplicação móvel, desenhar modelos 3D e com isto recorrer ao reconhecimento de geolocalização do utilizador de forma a que o monumento seja sempre visualizado mesmo que já não tenhamos nada como referência do local em questão. Durante todo o procedimento de desenvolvimento foram identificados alguns pontos-chave para a concretização do mesmo como o estudo da história dos monumentos, o estado atual da realidade aumentada e a viabilidade da compatibilidade de tecnologias como a modelação 3D com o património de um local. A peça final utilizou um fluxo de trabalho que desencadeou algumas questões ao longo do processo e também propostas para futuros novos desenvolvimentos.
- Uma experiência em natureza fechadaPublication . Guedes, Luísa Faria de Gusmão; Carvalho, Rodrigo Guedes de; Azevedo, JoãoO projeto “Uma experiência em Natureza fechada” é uma instalação artística que propõe uma experiência que mergulha o participante num ambiente natural simulado em que as suas ações são um reflexo simbólico da responsabilidade humana na degradação ambiental. Para esse efeito, foi criado um espaço imersivo digital que representa um ambiente natural, sendo o participante convidado a visitá-lo não só através de um headset de realidade virtual, mas também a interagir com elementos naturais — três árvores — que existem simultaneamente, e de forma síncrona, na paisagem digital e no interior da sala fechada em que o participante efetivamente se movimenta. Essa interação tem como resultado provocar uma deterioração dos elementos naturais modelados. A narrativa que está na base desta experiência sensível, intelectual e estética pretende evidenciar a ligação intrínseca que o ser humano tem com a natureza e os resultados nefastos da ação antrópica sobre o mundo, promovendo a consciencialização da urgência de ações de reparação e conservação ambiental. Um inquérito realizado aos participantes demonstrou que se conseguiu criar um ambiente imersivo e, se bem que nem todos tenham compreendido o verdadeiro significado de parte das animações, a conexão com o simbolismo da destruição foi aparentemente conseguida. Esta instalação insere-se no âmbito da arte ambiental, um movimento que, a partir da segunda metade do século XX, procura estabelecer uma forte relação entre prática artística e ação ecológica.
- Informação e orientação com realidade aumentada no espaço académicoPublication . Pereira, Ana Filipa Silva; Azevedo, João; Sousa, João Domingos Pinho Alves deEste trabalho tem como objetivo central, orientar e facilitar a deslocação de novos membros, no espaço académico, dando utilidade à Realidade Aumentada (RA), retirando a sensação de “confusão espacial”, que estes sentem à chegada. A deslocação em ambientes novos por vezes torna-se difícil e faz com que inúmeras pessoas desistam de chegar ao destino pretendido por embaraço de apenas questionar. Hoje em dia temos inúmeras Aplicações Móveis (App), que nos ajudam e nos guiam ao longo de estradas, cidades, edifícios, etc., e sabe-se que a RA está a começar a fazer parte do dia-a-dia de cada vez mais seres humanos no planeta Terra, desafiando assim toda a visão até agora feita do real e do imaginário. A proposta desta tese é a de tornar este processo mais interativo e demonstrativo ao longo da experiência de chegar pela primeira vez à Universidade Lusófona do Porto – ajudando estudantes, docentes, e outros visitantes, a concretizarem destinos e a aceder a informações apenas com um toque num ecrã, compilando tudo numa aplicação móvel, que conterá todos estes parâmetros disponíveis para o utilizador. A RA tem um vasto caminho a seguir, e eu pretendo contribuir para abrir as portas para este mesmo universo.
- Living Painting – uma nova realidade de JulioPublication . Carramate, José Lucas Jorge; Rodrigues, Rui; Azevedo, JoãoO presente projeto consiste numa nova forma de ver arte, a relação da junção de Realidade Aumentada (RA) com design gráfico, numa abordagem “viva” da obra de Julio Maria dos Reis Pereira. Neste projeto o objetivo será dar uma nova experiência e camada de interpretação a trabalhos de pintura do pintor e escritor Julio Maria dos Reis Pereira, Julio como artista plástico e Saúl Dias como poeta. Através de cartazes será dada uma perspetiva individualizada que caracterize algumas pinturas do artista. Aplicando a RA ao trabalho de “Julio”, será possível aos utilizadores utilizarem a câmara do seu dispositivo móvel sobre o cartaz e desta forma acederem a uma camada de conteúdo/informação adicional sobre cada pintura. Por este mesmo motivo, realizou-se também uma exposição com a finalidade de dar a conhecer a arte final deste projeto (daí a origem do slogan “Uma nova realidade de Julio”) e sentir um pouco mais perante umas das obras de arte escolhida de Júlio.