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- Employer branding na hotelaria – employer branding na atração de talento - estudo de caso do Hotel Tivoli Avenida Liberdade LisboaPublication . Correia, Margarida Isabel Sousa Sequeira; Silva, Susana; Mouta, CristinaEmployer Branding, sendo um conceito relativamente atual, baseia-se nas estratégias utilizadas por uma empresa com vista a melhorar a sua imagem enquanto “ótimo lugar para trabalhar”, incrementando a sua reputação bem como atraindo e retendo colaboradores, alcançando continuamente a sua satisfação. Este conceito, quando bem aplicado, gera vantagem competitiva para a empresa e aumenta a sua notoriedade, posicionando-a adequadamente no mercado. O presente relatório, originado posteriormente ao estágio curricular realizado na unidade hoteleira Hotel Tivoli Avenida Liberdade Lisboa pertencente ao grupo Minor Hotels, tem como principal objetivo o estudo do employer branding na hotelaria e na atração e retenção de talentos. Para o presente estudo, foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas através da realização de entrevistas aos elementos integrantes do Departamento de Recursos Humanos e Diretor do Hotel e questionários aos colaboradores do mesmo, com o propósito de compreender o impacto do employer branding no processo de recrutamento e seleção bem como de explorar de que forma o conceito é explorado. O estudo tem como objetivo final entender de que forma o employer branding é utilizado pelo hotel para |se destacar da concorrência e nos processos de recrutamento e seleção como estratégia de atração e retenção. Através da investigação realizada, identificaram-se as estratégias internas e externas utilizadas, analisaram-se o peso destas estratégias e respetivos fatores significativos para os colaboradores aquando da atração e retenção bem como foram analisados o impacto dos processos de recrutamento e seleção nos colaboradores, a ligação entre os níveis de formação e a valorização das práticas de employer branding praticadas bem como a área de formação dos colaboradores aquando da valorização das práticas implementadas de employer branding no hotel. Posteriormente, realizou-se uma análise à eficácia do uso do employer branding no hotel e aos fatores de atração e retenção que possuíam mais peso, finalizando com algumas estratégias que poderão melhorar e incrementar estas práticas no hotel. Relativamente aos resultados obtidos, estes evidenciam que, embora caracterizado pela sua recente implementação e utilização no Hotel Tivoli Avenida Liberdade, o impacto que o employer branding detém numa empresa é significativo no que concerne à transmissão da sua imagem em termos de atração e retenção de colaboradores, o modo como as estratégias implementadas terão repercussões no recrutamento e seleção de candidatos marcando pela diferença e inovação bem como a diferencia da concorrência no mercado hoteleiro. Salienta-se, igualmente, a importância que o employer branding possui em termos de destaque e notoriedade da unidade hoteleira externamente bem como a imagem e evidências internas transmitidas pelos colaboradores que auxiliarão na melhoria do desempenho e atratividade para o hotel.
- O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procuraPublication . Senra, Francisca Ascensão da Costa; Oliveira, MónicaO Revenue Management é facilmente identificado como uma técnica de gestão comercial e económica que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao preço certo ao cliente certo, através do canal de distribuição mais adequado e com a melhor comissão possível. Todavia, o Revenue Management é muito mais que isso, sendo necessário um processo mais complexo e analítico no seu conteúdo que leva à otimização das receitas. Desenvolvida no âmbito do Mestrado de Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, a presente dissertação surge no sentido de aprofundar e dar resposta a esta temática tendo como principal objetivo conhecer e analisar o impacto do Revenue Management na otimização da receita e dinamização da procura. Para tal, são apresentados pontos de vista de diversos autores, com o propósito de enquadrar as várias temáticas desenvolvidas e abordadas ao longo deste estudo. Para a elaboração deste estudo foi traçada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com o principal propósito de apresentar uma resposta ao objetivo principal já exposto. As entrevistas decorreram entre os meses de julho e agosto do presente ano. Após o tratamento e análise de toda a informação, foram discutidos os resultados e produzidas as conclusões, permitindo responder à questão da investigação, tendo sido igualmente enumeradas algumas limitações do estudo e recomendações para futuras investigações.
- Práticas de gestão de recursos humanos na retenção de talentos no Hotel InterContinental Porto – Palácio das CardosasPublication . Monteiro, Adriano Maria; Silva, SusanaO presente Relatório de Estágio aborda a temática das práticas de gestão de recursos humanos na atração e retenção de talentos. O objetivo deste relatório é compreender as práticas de Gestão de Recursos Humanos na retenção de talentos no Hotel Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas e no setor hoteleiro e descrever as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio na entidade de acolhimento. Nesse sentido, foi feita um estudo teórico de forma a entender as práticas de gestão de recursos humanos na retenção de talentos. De seguida, foi elaborado um estudo empírico, que consistiu na elaboração de um questionário direcionado aos colaboradores da entidade acolhedora do estágio com o objetivo de entender quais as suas motivações ao trabalharem no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Posteriormente foi feito a recolha de informação e os dados foram introduzidos no software IBM SPSS onde foi feita a análise numa primeira fase todas as variáveis foram calculadas as frequências absolutas e relativas, numa segunda fase, foram feitos testes de U Mann Whitney com as variáveis de género e a saída dos colaboradores a curto ou a longo do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Os principais resultados do estudo desenvolvido no âmbito do estágio curricular são que a grande maioria dos inquiridos está comprometida com o hotel e com o setor hoteleiro e que o hotel possui um ambiente positivo de trabalho.
- Front-end para Capgemini Engineering Test Automation FrameworkPublication . Bateira, Luís Manuel Vasconcelos; Santos, Veríssimo Manuel Brandão LimaTestes automatizados têm emergido como um componente vital na engenharia de software, permitindo a validação rápida e eficiente de soluções em ambientes complexos e em constante evolução. O presente projeto detalha o desenvolvimento de um front-end intuitivo para a Embedded Test Automation Framework (ETAF). O foco principal foi otimizar os processos de teste ao utilizar técnicas avançadas, garantindo robustez e escalabilidade ao sistema. A automação de características fundamentais do ETAF, como a deteção de testes e tags, atualização de servidores e configurações YAML, tornam a solução altamente eficaz. A integração de um feedback em tempo real otimizou ainda mais o processo, permitindo resultados instantâneos após a execução dos testes. Adicionalmente, a inclusão de documentação e ficheiros de report no front-end ofereceu uma visão abrangente e acessível a todos os envolvidos no processo de teste. A colaboração com a Capgemini alavancou a ferramenta no ambiente empresarial, abrindo portas para futuras integrações e oportunidades. O design user-friendly da ETAF promete atração de mais clientes para testes automatizados. Um script PowerShell complementar enriqueceu o front-end, automatizando processos e garantindo testes consistentes. Há desafios a serem superados. A aplicação continua em desenvolvimento e requer ajustes. Funcionalidades adicionais estão em consideração. O projeto é um avanço na otimização de testes automatizados. À medida que a tecnologia avança, o ETAF deverá evoluir para garantir a entrega de software de qualidade.
- Desenvolvimento de um Sistema de Teste (Intermédio) para uma Linha de Produção de Inversores de Veículos EléctricosPublication . Gonçalves, Edgar Agra Torres; Marques, António Avelino AmorimA BorgWarner propôs a implementação de um teste funcional intermédio com o objetivo de diminuir sucata na etapa final da linha e reduzir o tempo de ciclo do teste final (gargalo ou bottleneck). Para estabelecer quais os testes a realizar e determinar qual das placas testar, foi essencial perceber a função de cada placa, o que já é testado na linha de produção e qual das placas seria a melhor opção para ser testada, considerando a relação custo/benefício. Após uma análise profunda, a equipa de engenharia optou por testar a placa de controlo, dada a sua importância crítica no funcionamento do inversor. Devido ao potencial impacto financeiro na aquisição de uma máquina que rea lizará o teste intermédio, é de extrema importância garantir com clareza o que irá ser testado e a viabilidade na implementação de uma nova máquina. Para colmatar isto, foi desenvolvido uma prova de conceito, isto porque além de ser um investi mento significativamente menor e mais rápido, torna-se essencial neste contexto, uma vez que proporciona uma oportunidade de avaliar com precisão as características e funcionalidades da máquina de teste intermédio, permitindo testar alguns pontos críticos, verificando a eficácia, confiabilidade e desempenho antes de realizar o investimento financeiro na aquisição do equipamento completo. Em complemento a isto, a prova de conceito possibilita ainda a identificação de quaisquer desafios ou limitações que possam surgir durante a implementação do equipamento, uma vez que na fábrica não se realiza, até ao momento, testes funcionais às placas isoladas. A eficácia e a confiabilidade confirmadas nesta fase preliminar abrem agora caminho para a realização de um teste intermédio industrial, que irá reduzir o tempo de ciclo do gargalo e melhorar significativamente a qualidade e eficiência da linha de produção, revelando-se num investimento altamente lucrativo para a empresa. Em suma, a BorgWarner atingiu com sucesso os objetivos estabelecidos inicial mente com a implementação do teste intermédio, uma vez que a abordagem adotada não só demonstrou ser economicamente vantajosa, como também reforçou a eficiência e a qualidade dos processos de produção
- O papel dos eventos no sucesso de uma unidade hoteleira estudo de caso: Savoy PalacePublication . Emina, Mariana Sofia Bessa; Ferreira, AnaNos últimos anos, os setores turísticos e hoteleiros em particular, têm registado níveis muito elevados, o que torna estas áreas extremamente competitivas. Assim, a indústria hoteleira, responsável pela maior fatia do alojamento turístico, procura apostar na diferença, na inovação, com as diversas cadeias hoteleiras atentar destacar-se face a concorrência. O acolhimento e/ou organização de eventos é hoje uma das formas que as unidades hoteleiras encontraram para se diferenciarem no mercado. Através dos eventos, as unidades hoteleiras conseguem captar um maior número de Bleisure Tourists, alcançar reconhecimento no mercado nacional e internacional; e valorizar e divulgar as suas infraestruturas e serviços. O presente relatório resulta da realização do estágio de 840 horas (seis meses), de novembro de 2022 a maio de 2023, no Departamento de Conferências e Banquetes/MICE no Savoy Palace, pertencente ao grupo Savoy Signature e pretende responder aos principais objetivos deste estudo: compreender se os eventos, na unidade hoteleira em questão, ampliam o sucesso e dão maior visibilidade a mesma, compreender a cooperação existente entre este e os restantes departamentos operacionais do hotel; perceber ainda qual o tipo de eventos que não são realizados em hotéis e os seus motivos, identificando quais os eventos mais atrativos dada a tipologia de luxo do hotel em questão. Através da aplicação de entrevistas a colaboradores e diretores do Savoy Palace, foi possível compreender alguns dos pontos fulcrais para o desenvolvimento do meu estudo, no entanto nem todos puderam ser esclarecidos tendo em atenção algumas políticas de privacidade do hotel. Os resultados obtidos através de entrevistas realizadas a oito colaboradores do Savoy Palace: o CCO, Diretor Geral e Subdiretor, Diretor de P&B, Deputy Head Global Sales, Events Sales Manager e duas MICE Sales Executive, permitiram concluir, como esperado, que apesar de todos os eventos serem relevantes no sucesso da unidade hoteleira em questão, aqueles que envolvem alojamento e visibilidade internacional, como congressos, são os mais atrativos. Por fim, os dados analisados destacam ainda que a cooperação entre os departamentos operacionais e os demais, é extremamente relevante para o sucesso de um evento, não se destacando nenhum em particular. Salienta-se ainda que o Savoy Palace, embora faça parte de uma marca presente há muitos anos no mercado, é um hotel recente o que significa que existem sempre pontos a melhorar para alcançar o SUCESSO esperado por esta marca.
- Living Painting – uma nova realidade de JulioPublication . Carramate, José Lucas Jorge; Rodrigues, Rui; Azevedo, JoãoO presente projeto consiste numa nova forma de ver arte, a relação da junção de Realidade Aumentada (RA) com design gráfico, numa abordagem “viva” da obra de Julio Maria dos Reis Pereira. Neste projeto o objetivo será dar uma nova experiência e camada de interpretação a trabalhos de pintura do pintor e escritor Julio Maria dos Reis Pereira, Julio como artista plástico e Saúl Dias como poeta. Através de cartazes será dada uma perspetiva individualizada que caracterize algumas pinturas do artista. Aplicando a RA ao trabalho de “Julio”, será possível aos utilizadores utilizarem a câmara do seu dispositivo móvel sobre o cartaz e desta forma acederem a uma camada de conteúdo/informação adicional sobre cada pintura. Por este mesmo motivo, realizou-se também uma exposição com a finalidade de dar a conhecer a arte final deste projeto (daí a origem do slogan “Uma nova realidade de Julio”) e sentir um pouco mais perante umas das obras de arte escolhida de Júlio.
- Estágio Cachupa Creative Studio: design socialPublication . Fonseca, Josua Eusébio; Soares, CristinaDe forma a concluir o Mestrado em Design da Escola Superior de Media, Arte e Design (ESMAD) foi escolhida a vertente de Estágio Curricular, integrando a equipa de trabalho do Cachupa Creative Studio e colaborando na resposta a vários projetos, numa tentativa de encontrar uma área em que se pudesse especificar no futuro. Este estágio teve orientação da Professora Doutora Cristina Lousada Soares, e o acompanhamento do designer Pedro Fragoso Lopes, fundador e membro da empresa acolhedora. A escolha da entidade acolhedora possibilita não só a abordagem do tema de Design Social, visto que a empresa direciona todo o seu trabalho para o impacto social, como a exploração de várias áreas do Design. Ao longo do Estágio foram vários os projetos desenvolvidos, tendo sido exploradas várias áreas, sendo que a área do Motion Design acabou por se destacar como a área mais explorada. São apresentados também os vários desafios encontrados ao longo do Estágio, desde conseguir corresponder com as necessidades dos clientes como enfrentar imprevistos. A presente dissertação serve como registo de todo o percurso referente ao Estágio Curricular, apresentando reflecções sobre os projetos desenvolvidos, focando-se sobretudo nas considerações a ter quando se trabalha em Design Social e a exploração do Design em novas ferramentas de trabalho.
- Benchmark aplicado à Deteção de Objetos de Mamoas Arqueológicas a partir de dados LiDARPublication . Silva, Miguel Ribeiro Vilar Brás da; Marreiros, Maria Goreti CarvalhoHuman history and its archaeological evidence are priceless and should be preserved, esteemed and respected. However, the traditional work of an archaeologist is mainly manual labour, sluggish and requires specialized knowledge as well as considerable experience, which represents quite a limitation due to the available community of archaeologists. Besides this fact, concerns about global warming, the generalized rise of sea levels or destruction due to human activities, among others, contribute to a growing fear of losing some archaeological sites as the traditional method of identification and preservation of these sites can’t keep up with the propagation speed of such problems. Because of this, a growing willingness to implement Artificial Intelligence techniques has been evidenced, which allows some help to the archaeologist in several tasks, with particular focus to archaeological sitting identification, through remote detection. Currently, there are no applications or tools that can execute such work, however, there has been a growing effort in studies and work on a scientific and academic level. This thesis aims to implement a tool that, through LiDAR data readings, gathered from some geographical area, can perform object detection to specific archaeological findings (such as mounds), testing a variety of machine learning models to, assigning a classification, determine if it’s in the presence of an archaeological mound. The input of the work done for this thesis consists of a Digital Terrain Model (DTM), a Local Relief Model (LRM) and a Slope obtained from drone flights over Viana do Castelo, with the use of LiDAR sensors. The combination of these three images was processed to achieve a single image with higher identification of certain features for future model training. For comparison reasons, two datasets were built with different margin sizes around each archaeological mound. The goal of the thesis is to perform tests on some object detection architectures, compare the efficiency of their evaluations and be able to determine which of the tested models performs a better prediction result on detecting the presence of an archaeological mound. This study was able to perform the comparison of a total of nine Deep Learning (DL) architectures, testing four two-stage detectors and five one-stage detectors. As expected, most of the two-stage detectors outperformed the one-stage detectors in terms of mean average precision for the detection of archaeological mounds, except for the one stage detector Fully Convolutional One-Stage (FCOS), which achieved the highest mean average precision from all, showing results between 68.1% to 78.6% for both size dataset.
- Programa de gestão de carreira em contexto do Ensino Superior: estruturação e instrumentosPublication . Damo, Cassiana; Meirinhos, Viviana Andrade; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraSuperior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP l P. Porto) visa a estruturação de um serviço de gestão e desenvolvimento de carreira direcionado aos estudantes e alumni desta instituição de ensino. A partir da análise do pedido do cliente (GAC), teórica e de mercado, foi desenvolvido e testado um programa de atendimento personalizado de gestão e desenvolvimento de carreira que tem como objetivo apoiar estudantes e alumni ISCAP no processo de planeamento de carreira e (re)colocação profissional através da realização de atividades que contribuam para o sentimento de autoeficácia, construção de objetivos e planeamento de ações, a curto e médio prazo. Pensando na sustentabilidade do projeto, também foi criado e testado um programa de capacitação para a formação de técnicos para realizar o atendimento personalizado de carreira no âmbito do presente projeto. Para o programa de atendimento personalizado de gestão e desenvolvimento de carreira pressupôs a estruturação de processos e procedimentos, bem como a elaboração de peças de divulgação, formulário de candidatura, um guia de atendimento ao cliente, caderno de atividades do cliente e um inquérito de avaliação. Para o programa de capacitação foi desenvolvida a estrutura e materiais pedagógicos necessários para formar técnicos para a atuação no programa de atendimento personalizado de gestão e desenvolvimento de carreira: My Career – Career Accelerator@ISCAP. A implementação do projeto decorre em três fases: Piloto 1, Piloto 2 e Versão Final. Nas primeiras fases realizou-se um processo de execução, avaliação, análise, reflexão e reelaboração, que culminou com a versão final. No total, num conjunto de 36 sessões, foram atendidos dez clientes e capacitados três técnicos de atendimento no âmbito do programa de atendimento personalizado de gestão e desenvolvimento de carreira My Career – Career Accelerator@ISCAP.