ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by advisor "Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça"
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- Aproveitamento de elementos da estética Glitch na escrita instrumental tradicionalPublication . Tapadas, João Pedro Coimbra Martins; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaO projecto entregue no âmbito do Mestrado em Teoria e Composição incidiu na recolha de elementos musicais oriundos da Estética Glitch e consequente aplicação na escrita para instrumentos tradicionais. O Glitch surge nos anos 90 e a sua estética reside na utilização abusiva de gravações áudio ou de tecnologia digital, sons sem altura definida, que se poderiam categorizar como ruído, mas que pertencem à tradição da Composição por Timbre. Deste modo, a investigação prévia traçou a genealogia do Timbre cuja aplicação na escrita musical eclode nas primeiras décadas do século XX e se estende até aos nosso dias. Como aplicação prática desta investigação escrevi duas obras, uma para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real e a segunda para Música de Câmara e electrónica em Tempo Real. Em ambas, foram aplicados elementos Glitch na escrita musical. Foram analisados e descritos, procedimentos da aplicação destes gestos Glitch na obra para Clarinete Baixo e Electrónica em Tempo Real. Por último são apontados algumas áreas para estudo futuro, que podem contribuir no aprofundar do objecto de estudo desta dissertação.
- Estudo sobre as relações entre música e pintura e processos composicionaisPublication . Hamido, Omar Costa; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaEsta tese constitui um estudo aprofundado sobre as relações entre música e pintura no processo composicional. Sob a perspetiva da correspondência entre música e pintura são revistas várias abordagens, incluindo trabalhos do autor. Também são discutidas perspetivas opostas, de divergências entre música e pintura. É proposto um esquema de enquadramento das abordagens referidas por tipos de relações, entre música e pintura, e um desses tipos é aprofundado, produzindo uma proposta de técnica composicional e um modelo para a composição de música e pintura. Por fim, são apresentados um software, uma obra musical, e uma pintura.
- Interacção entre técnicas compositivas e programação para formações mistasPublication . Silva, Igor Filipe Costa e; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaA presente dissertação tem como objectivo definir algumas das principais formas de interacção entre instrumentos e electrónica presente na minha prática compositiva, totalmente focada na música para formações mistas. Durante o período de frequência no Mestrado em Composição e Teoria Musical, seis obras para este tipo de formação foram compostas com o propósito de experimentar diferentes formas de relação entre instrumentos e electrónica. Estas mesmas obras demonstram diversas abordagens pessoais à música mista, com formações desde instrumento solo e electrónica, até grande orquestra e electrónica, podendo assim obter diferentes perspectivas sobre esta prática compositiva. São apresentadas três importantes abordagens na composição para este tipo de formações: em primeiro lugar, serão apresentadas algumas das principais técnicas de escrita instrumental abordadas na minha prática compositiva, usadas com o objectivo de criar uma ponte entre as estas duas realidades coexistentes – instrumentos e electrónica. Em segundo lugar, serão abordadas as diferentes formas de sincronização entre instrumentos e electrónica, relativamente à escrita instrumental e electrónica, bem como as suas influências nos processos compositivos e performativos. Em terceiro e último lugar, serão apresentadas diferentes abordagens à realização da electrónica em concerto, com base nas obras originais referidas anteriormente. A programação informática da electrónica usada nas minhas obras, será analisada com o objectivo de demonstrar algumas das possibilidades de realização de electrónica em contexto performativo. No primeiro capítulo, será efectuada uma revisão bibliográfica, na qual serão analisados excertos de várias obras de diversos compositores, nas quais as técnicas anteriormente referidas são abordadas. Desta forma, será possível perceber as diferentes visões sobre estas mesmas técnicas do ponto de vista dos principais compositores e teóricos no âmbito da música mista. No segundo capítulo, serão analisados diversos excertos das minhas obras apresentadas e anexadas na presente dissertação. Desta forma, pretendo analisar e demonstrar como as diferentes formas de interacção e coexistência entre grupo instrumental e electrónica são atingidas através das técnicas abordadas nestas obras. No terceiro capítulo, serão abordadas as diferentes técnicas de sincronização para formações mistas, relativamente à escrita instrumental e electrónica, com base na minha produção compositiva. No quatro e último capítulo, será abordada a problemática da execução da electrónica em concerto, de um ponto vista pessoal, tendo como base as minhas obras apresentadas na presente tese. Desta forma, os vários sistemas programados em Max/MSP serão descritos e analisados, demonstrando as várias abordagens à electrónica em contexto performativo, a qual é readaptada de obra para obra, consoante as especificidades técnicas e musicais.
- Intervenção humana nos processos de composição algorítmica: estratégias de controlo sobre o indeterminismoPublication . Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da; Guedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha MendonçaEsta tese aborda estratégias composicionais centradas na formalização de processos musicais que envolvam o indeterminismo em vários graus. Partindo da definição de algoritmo e composição algorítmica, é efectuado um resumo histórico da utilização de processos formais na música, com vista a poder formular um sistema composicional personalizado. Este sistema é definido pelo processo interactivo entre compositor, instrumentista e programador musical, que criam assim uma ligação flexível. A flexibilidade desta ligação, expressa musicalmente por obras que possuem características adaptativas a tempos e espaços distintos, é conseguida através da interferência humana, em pontos distintos e em diferentes graus, ao longo do processo de criação musical.