ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by advisor "Granjo, André"
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- Repertório português para banda: as convergências e divergências das práticas de repertório com a evolução da banda no panorama português, dos finais do século XIX até aos nossos diasPublication . Campos, Joaquim Jorge Neto; Coimbra, Daniela da Costa; Granjo, AndréO objectivo do presente estudo foi o de explorar de que forma as questões socioculturais da história de Portugal influenciaram a actividade da Banda e o de aferir se o repertório que as bandas actualmente tocam corresponde à evolução verificada ao nível do seu potencial artístico. Finalmente é apresentado um projecto de composição para banda em concerto. Foi realizada uma análise do repertório tocado em práticas performativas de concerto recorrendo a notas de programa, registos dos arquivos das bandas militares, e vários arquivos pessoais. Para cada período temporal definido, foram considerados factores como o impacto dos factores socioculturais ou a instrumentação disponível. Da análise dos documentos emergiram três períodos temporais distintos cujo tipo de repertório foi dividido nas seguintes categorias: repertório nacional e estrangeiro (original, transcrito, arranjo e estreias nacionais ou absolutas), repertório de banda militar e repertório de banda civil. Neste último foi ainda considerado o repertório de banda comunitária, académica e de projecto. Os resultados indicam que em meados do século XIX até ao período da implantação da República as lutas político-partidárias e as necessidades socioreligiosas contribuíram para um forte desenvolvimento das Bandas no território nacional. Numa segunda fase, a implantação do Estado Novo, as duas Grandes Guerras Mundiais e o regime ditatorial fascista travam este desenvolvimento, sobretudo nas bandas civis. Após o 25 de Abril, verifica-se uma convergência de acções de entidades públicas e privadas que potenciam a melhoria das condições económicas, educativas e sociais das Bandas, cujo alcance ainda hoje é visível. Dos finais do século XIX até à República há uma prática de repertório que é consentânea com a estética musical da época. Na segunda fase, verifica-se no âmbito das bandas comunitárias, uma estagnação e até retrocesso nas práticas de repertório. O pós-25 de Abril, traz consigo uma preocupação ao nível do Estado em melhorar a qualidade da prática musical, que conduziu ao presente período de evolução no qual a correlação entre o potencial artístico deste tipo de agrupamentos e a estética do repertório que praticam emerge novamente.