ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by advisor "Freijo, Ana Isabel Nistal"
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- Form(a)ção criadora - calendulário ou uma experiência morfológica de criação musicalPublication . Ribeiro, Catarina Sá; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Freijo, Ana Isabel NistalPretende-se, com este projeto de dissertação, expor o processo de criação de uma obra musical original, Calendulário. Este processo teve como inspiração o pensamento morfológico descrito por J. von Goethe em A Metamorfose das Plantas. É neste texto que encontro uma reflexão analítica e poética, por parte do autor, daqueles que são os princípios criadores que vivem no lugar entre a fixação da forma e a acção que a desenvolve. Pretendo, então, elencar, detalhar, aplicar e experienciar os aspectos da metamorfose ao processo criativo — a que chamarei Form(a)ção Criadora. Para a elaboração deste trabalho, parto de quatro vias teóricas, que compreendem o organicismo e unidade na música, o pensamento morfológico de Goethe, o fragmento literário de Schlegel e a escuta meditativa de Miguel Ribeiro-Pereira. Estes quatro momentos configuram as sementes teóricas que orientam a revisão poiética de Calendulário.
- Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositivaPublication . Azevedo, Solange Miranda; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Freijo, Ana Isabel NistalA presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.