ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by advisor "Delgado, João Paulo Ferreira"
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- O papel das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva no combate ao insucesso escolar: Um estudo de casoPublication . Pereira, Beatriz Lima; Delgado, João Paulo FerreiraO insucesso escolar tem sido reconhecido e encarado há várias décadas como um problema presente nos sistemas educativos atuais, cujo trabalho e foco se têm desenvolvido no sentido de o combater. É, por isso, pertinente perceber qual o papel das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva neste processo, bem como os resultados da sua intervenção. Neste trabalho fez-se um estudo de caso com esse objetivo e utilizou-se uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão focalizada como métodos de recolha de dados. Os principais resultados demonstram, por um lado, que o trabalho desenvolvido por estas equipas é, sem dúvida, essencial para os alunos e para a Escola e, por outro, o impacto que a família e o contexto socioeconómico apresentam no insucesso escolar
- Universidades e Politécnicos em tempos de globalização neoliberal: Um estudo de caso sobre a influência supranacional na autonomia, produção e disseminação de conhecimento em Ciências da Educação no Porto e LisboaPublication . Menezes, Mariana Sofia Cardoso Vasconcelos Quintanilha de; Delgado, João Paulo FerreiraNuma realidade marcada pela globalização neoliberal, o Ensino Superior tem sofrido profundas transformações. A promoção de um ambiente competitivo que valoriza métricas e resultados, ao qual as instituições de Ensino Superior não conseguem escapar, tem marcado as experiências das lideranças, bem como dos docentes e investigadores. A influência crescente de entidades supranacionais e processos como o de Bolonha contribuíram para uma maior pressão nas instituições para a adaptação ao mercado global, com efeitos na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento. Esta dissertação procurou compreender as perceções de diferentes lideranças, docentes e investigadores sobre os efeitos da influência supranacional na autonomia e na produção e disseminação de conhecimento, nas instituições públicas de Ensino Superior da área das Ciências da Educação, das cidades do Porto e Lisboa. Constituindo-se como um estudo de caso, a abordagem qualitativa concretizou-se na realização de sete entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais. Posteriormente, recorreu-se à análise temática dos dados. Com base nas perceções reunidas no processo de recolha de dados, foi possível compreender que a influência supranacional se traduz, essencialmente, em questões como a pressão para a publicação, o acesso a financiamento, a definição das agendas de investigação, a preocupação institucional com a reputação, entre outras. Os resultados obtidos potenciam uma reflexão sobre os desafios que as instituições de Ensino Superior portuguesas enfrentam face à influência supranacional, concorrendo para uma discussão sobre a configuração da autonomia destas instituições e o seu papel na construção e disseminação de conhecimento.
