ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by advisor "Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de"
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- Diversidade de culturas organizacionais: obstáculos e desafios para a liderança de um mega agrupamentoPublication . Duarte, Rui Manuel Oliveira; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deEste projeto tem por base um problema identificado num mega agrupamento de um concelho do grande porto, criado em junho de 2012, e que se centra nas dificuldades de gestão e liderança de uma organização resultante da agregação de duas unidades com culturas organizacionais distintas. Na perspetiva de conhecermos e compreendermos o problema e respondermos ao nosso questionamento, optamos por uma metodologia qualitativa seguindo o método de um estudo de caso. No estudo empírico, cuja técnica de recolha foi um focus group, recolheram-se as perceções dos professores das unidades agregadas sobre a criação da nova organização, sobre o impacto nas identidades e culturas organizacionais, sobre a forma da procura de uma coesão no respeito pela diversidade e identificaram-se os quadros de referência das escolas que se agregaram. O estudo realizado permite reconhecer que as dificuldades ao nível da gestão e liderança se confinam mais na escola que perdeu a centralidade e que se sente numa posição periférica. Na elaboração do plano de ação recuperámos e valorizámos a ideia de que um modelo de liderança baseado em valores poderia ser um caminho para a unidade. Neste sentido o plano de ação, com base em alguns princípios de atuação e definição de estratégias tenta dar resposta à questão de partida e em congruência com um modelo de liderança por valores.
- (I)literacia digital – estudo de casoPublication . Azevedo, José Miguel Maia; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deEste projeto tem como objetivo estudar a (i)literacia digital em docentes de Educação Especial através de um estudo de caso. O projeto procura, através do enquadramento teórico, recolher modelos que ajudem a situar o docente de Educação Especial face às TIC. Reconhecendo a importância destas, nomeadamente através do quadro legal português, na formação de indivíduos portadores de deficiência, as tecnologias são vistas como uma forma do indivíduo ultrapassar algumas das limitações que as suas patologias acentuam. As TIC são vistas neste ambiente como factor que poderá contribuir, em grande escala, para a inclusão destes alunos, quer na escola, quer na sociedade em geral. Servindo-nos de entrevistas efetuadas a vários docentes de Educação Especial e após caracterização dos mesmos face às novas tecnologias pudemos traçar um plano de ação que, acreditamos, poderá ajudar no combate à iliteracia digital entre docentes de Educação Especial contribuindo assim, numa linha de gestão e administração escolar, para o sucesso escolar e pessoal de todos os alunos. Procuramos com este projeto espelhar a preocupação que deve existir numa organização escolar de contemplar e atender às necessidades de todos os agentes educativos.
- Participação na Tomada de Decisões Pedagógicas no Departamento do 1º CicloPublication . Costa, Clara da Conceição Moura Vilas Boas; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deNo quadro legal em vigor são definidas as áreas de intervenção das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica, sendo a articulação e gestão curricular assegurada por departamentos, numa partilha de responsabilidades e em processos de tomada de decisão partilhados. Assim, assume especial importância a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas. Neste trabalho procuramos abordar a participação dos professores na tomada de decisões pedagógicas no Departamento do 1º Ciclo, tendo em conta a cultura organizacional e o clima organizacional, as formas de participação e a cultura docente que influencia o trabalho dos professores e ainda refletimos sobre o papel do departamento na construção da cultura colaborativa e participativa. Numa metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, realizámos um estudo empírico para perceber o modo como os professores percecionam e perspetivam a participação na tomada de decisões pedagógicas no departamento do 1º ciclo, sendo proposto um plano de ação que procura dar resposta à questão de partida deste projeto.