ESE - DPRM - Ensino de Música
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by advisor "Barros, Rosa Maria Martins"
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- O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficazPublication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria MartinsO presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
- O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de MúsicaPublication . Niza, Renata Quadros; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria MartinsO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical.