ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by advisor "Barros, Rosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbadaPublication . Trindade, Luana Tavares da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, RosaO presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.