ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira"
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- Cursos de Educação e Formação ministrados no Agrupamento de Escolas Irmãos Passos - Que impacto tiveram no percurso escolar e na inserção na vida ativa dos alunos?Publication . Oliveira, Renata José dos Ramos; Diogo, Vera Lúcia Alves PereiraO presente Projeto consiste num estudo de caso focado nos cursos de Educação e Formação (CEF) ministrados na Escola Básica Irmãos Passos entre os anos letivos de 2008/2009 e 2013/2014. Com uma metodologia de investigação assente no paradigma construtivista, este estudo de caso teve o a finalidade de perceber qual o impacto que estes cursos tiveram no prosseguimento de estudos dos alunos que os frequentaram e na sua inserção na vida ativa. Para esse propósito, inquirimos um grupo de alunos que obteve qualificação profissional através de um CEF, tendo sido verificado, através desta investigação, que a maioria se encontra atualmente a trabalhar.
- O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissionalPublication . Cunha, Nuno André Vales da; Diogo, Vera Lúcia Alves PereiraO presente estudo visou perceber a influência dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo no que à empregabilidade dos alunos diz respeito, após a conclusão do ensino secundário. É efetuada uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução após 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Na génese do ensino secundário profissional está, antes de mais, um imperativo ético. Ao concretizá-lo seguiu-se um caminho novo, uma outra política de educação conforme é defendido por Joaquim Azevedo na sua interpretação do modelo de ensino profissional em Portugal. Se a procura destas escolas iniciou com o recurso a jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário e até de jovens que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação, rapidamente as escolas profissionais começaram a ser procuradas como primeira opção por jovens que transitavam do nível básico para o nível secundário de ensino e formação. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de questionários aos vários stakeholders internos e externos do ensino profissional dos oito cursos a funcionar na escola em questão à data do estudo de caso. Após análise dos resultados, verifica-se que existe ainda muito caminho para percorrer no que ao ensino profissional diz respeito, tendo em conta que as visões dos stakeholders internos e externos expõem e transparecem processos que podem e devem ser melhorados, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho da respetiva área profissional, quer ao nível da empregabilidade que deve ser fomentada, dado o cariz prático formativo que caracteriza os cursos profissionais.