ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Araújo, Sara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das criançasPublication . Gouveia, Inês Santos; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelNeste relatório pretende-se descrever o processo de formação da mestranda na Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de creche e educação pré-escolar, onde a mestranda contactou com os instrumentos de regulação e organização do grupo. Estes instrumentos são utilizados na educação de infância para organizar a vida diária do grupo, sendo construídos e preenchidos conjuntamente com as crianças. Pretende-se responder à questão “De que forma os instrumentos de regulação e organização do grupo potenciam a autonomia e participação das crianças?”, recorrendo a uma metodologia participativa, de natureza qualitativa e com características de investigação-ação. Solicitou-se a participação das crianças através da realização de um desenho do instrumento favorito, acompanhado da sua verbalização, sendo o mapa de atividades o mais representado nos seus desenhos. Realizou-se um questionário a educadores/as de infância, que permitiu compreender que estes instrumentos são largamente utilizados na sua prática educativa, referindo-se a sua implicação na autonomia das crianças, criando oportunidades de intervenção na vida de grupo e de envolvimento na gestão e avaliação. Observou-se em contexto de educação pré-escolar a implicação destes instrumentos, nomeadamente, dos inventários e do mapa de atividades na autonomia e participação das crianças, permitindo a apropriação do espaço e dos materiais e a sua participação no planeamento das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de tomar decisões. Na creche, observou-se que a utilização da agenda semanal com recurso a fotografias de atividades diárias permitia a apropriação da rotina pelas crianças. Este relatório apresenta também projetos realizados com as crianças, provenientes das suas narrativas, no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Em suma, os instrumentos de regulação e organização do grupo são recursos fundamentais para potenciar a autonomia e a participação das crianças, fomentando a tomada de decisões e a participação na vida de grupo.