Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio: a importância da organização do tempo na educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Catarina Silva_2025.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como objetivo descrever o processo de formação da mestranda no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, incidindo no trabalho colaborativo desenvolvido nas valências da creche e na educação pré-escolar. Para a elaboração deste relatório a mestranda baseou-se num quadro teórico e conceptual que foi indispensável para a forma como mobilizou a sua prática, nomeadamente os referenciais legais e as pedagogias participativas. Este documento apresenta um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças em diferentes contextos educativos, com o objetivo de explorar e promover a compreensão do tempo na educação de infância. As práticas descritas foram concebidas à luz de uma abordagem metodológica de Investigação-Ação, permitindo uma análise reflexiva e contínua do processo educativo. O estudo tem como foco central o tema “A importância da organização do tempo na educação infância”, sendo sustentado por uma fundamentação teórica consistente e enquadrado na legislação educativa em vigor. A investigação procura evidenciar de que forma a abordagem do conceito de tempo pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, promovendo aprendizagens significativas. Esta investigação favoreceu a reflexão de modo a contribuir para uma oportunidade de desenvolvimento profissional, pela relação dinâmica que criou entre o processo de construção do conhecimento, o objeto de estudo e as dinâmicas colaborativas. Por fim, será feita uma reflexão sobre o percurso, destacando dificuldades identificadas e as competências adquiridas ao longo dos estágios as quais são basilares para a construção da identidade profissional.
This report aims to describe the training process of the master's student within the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice, focusing on the collaborative work developed in the valences of daycare and pre-school education. For the preparation of this report, the master's student was based on a theoretical and conceptual framework that was indispensable for the way she mobilized her practice, namely the legal references and participatory pedagogies. This document presents a set of pedagogical activities developed with children in different educational contexts, with the aim of exploring and promoting the understanding of time in early childhood education. The practices described were conceived in the light of a methodological approach of Action-Research, allowing a reflective and continuous analysis of the educational process. The study has as its central focus the theme "The importance of the organization of time in early childhood education", being supported by a consistent theoretical foundation and framed in the educational legislation in force. The research seeks to show how the approach to the concept of time can contribute to the integral development of the child, promoting meaningful learning. This research favored reflection to contribute to an opportunity for professional development, due to the dynamic relationship it created between the process of knowledge construction, the object of study and the collaborative dynamics. Finally, a reflection will be made on the path, highlighting the difficulties identified and the skills acquired throughout the internships, which are fundamental for the construction of professional identity.

Description

Keywords

Creche Educação Pré-escolar Organização do tempo Daycare Pre-school education Time organization

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence