ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Alves, Cristina Isabel Ferreira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A projetualidade e o brincar como eixos centrais na aprendizagem profissional em educação de infânciaPublication . Tavares, Beatriz Soares; Araújo, Sara de Barros; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, componente central do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Desenvolvido em contextos de educação em creche e de educação préescolar, este percurso formativo procurou articular o saber académico (teoria) com a realidade educativa (prática), promovendo uma ação pedagógica refletida, crítica e centrada na criança. A intervenção pedagógica baseou-se na Metodologia de Investigação-Ação, que sustentou uma prática reflexiva e contínua, e na Metodologia de Trabalho de Projeto, potenciando o envolvimento ativo das crianças na construção do conhecimento. Um dos principais focos da prática foi a reorganização dos espaços educativos, com destaque para a transformação da varanda na valência de creche e da sala de atividades na valência de educação pré-escolar, assumindo o brincar como motor de desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar. Neste percurso, destacou-se também a implementação do projeto Exploradores dos Países, que, através de atividades colaborativas e significativas, incentivou a curiosidade das crianças e reforçou a comunicação com as famílias. Este relatório reflete, assim, o processo de crescimento pessoal e profissional da mestranda, evidenciando competências adquiridas e uma prática educativa intencional, inclusiva e orientada pelos princípios das Orientações Pedagógicas para Creche e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
- Relatório de Estágio: Repensar o espaço exterior como contexto educativoPublication . Santos, Mónica Filipa Ferreira; Araújo, Sara de Barros; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente Relatório de Estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). Este documento, tem como objetivo refletir sobre o percurso formativo da mestranda, através da descrição, análise e reflexão crítica da sua prática ao longo da PES em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar (EPE). Fundamentado em referentes teóricos e legais, o documento pretende evidenciar a importância do espaço exterior enquanto contexto educativo. Considerando os princípios da metodologia de investigação-ação (MIA), a mestranda planeou e implementou práticas pedagógicas intencionais que permitiram o contacto das crianças com o espaço exterior, reconhecendo as potencialidades deste espaço para a aprendizagem, a autonomia e o bem-estar. Este processo foi orientado por uma postura reflexiva na e para a ação, permitindo ajustar continuamente as intervenções, tendo em conta os interesses e as necessidades de cada criança, promovendo o seu desenvolvimento holístico e proporcionando o bem-estar. A PES e a elaboração do presente RE permitiram à mestranda desenvolver um conjunto de capacidades e competências profissionais essenciais para a sua prática enquanto futura educadora de infância. Além disso, constituiu uma oportunidade para refletir sobre a importância do espaço exterior no processo de desenvolvimento das crianças, reconhecendo o seu papel enquanto contexto educativo.