ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Coelho, Sónia Múrias Mira"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no BrasilPublication . Silva, Ilma Aparecida Martins; Coelho, Sónia Múrias Mira; Minéu, Humberto Ferreira SilvaObjetivou-se com este trabalho identificar o quantitativo de estudantes que abandonaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2010 a 2015 em um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e os principais fatores que contribuíram para o abandono escolar, na ótica dos estudantes matriculados, dos que abandonaram os cursos e dos docentes. Procurou-se também compreender as relações existentes entre eles, a fim de sugerir medidas que possam prevenir e minimizá-lo. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados sugerem os principais fatores que influenciaram o abandono escolar: excesso de unidades curriculares, falta de interesse pela formação profissional e de tempo para os estudos, cursos que não correspondem às expectativas profissionais, reprovação, dificuldades inerentes à avaliação, desinteresse, desarticulação entre teoria e prática, recuperação paralela que não possibilita recuperar a nota e dificuldade de aprendizagem. Observou-se que estes fatores não influenciam o abandono escolar isoladamente, havendo sempre uma interação entre eles sendo, portanto, um fenômeno multicausal. Neste sentido conclui-se ser relevante à gestão escolar monitorar, avaliar e elaborar estratégias de intervenção concomitante ao desenvolvimento dos cursos de modo a prevenir o abandono escolar, minimizar seus efeitos sobre os estudantes, as famílias, a sociedade e para a instituição de ensino, contribuindo para o alcance da eficácia institucional.
- A Educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: Uma Survey investigativaPublication . Mattos, André Luiz Baptista; Coelho, Sónia Múrias MiraA Evasão na Graduação Superior a Distância é um sério problema, base desta Dissertação de Mestrado, que investigou o perfil dos alunos e os fatores motivadores da Evasão. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, cujo instrumento utilizado foi um Questionário eletrônico no modelo Survey. Este instrumento foi composto por 28 perguntas e implementado através da Plataforma Virtual "Survio" com 58 alunos evadidos de uma IES que compuseram a amostra. A análise de dados obedeceu a uma metodologia mista (Quantitativo-Qualitativo), articulando-se os dados obtidos do Censo EaD BR 2016, do Censo da Educação Superior MEC/INEP 2014 e com os dados obtidos nos compêndios publicados por pesquisadores da área - como Almeida (2013), Toczek e Teixeira (2012), Toczek et al (2008), Fernandes et al (2010), Bruno-Faria e Franco (2011), Da Silva et al (2008), Santos et al (2008), Moran (2002; 2011), Moore & Kearsley (2013), dentre outros. Os resultados sinalizam que parece haver uma relação entre algumas características sociodemográficas dos alunos pesquisados e a evasão. A evasão pode ser decorrente de vários fatores e, na amostra pesquisada, foi possível observar que os motivos pessoais foram os mais prevalentes, o que pode ser positivo, visto que são passíveis de serem modificados com o passar do tempo. Conclui-se que o aluno virtual necessita ser previamente acolhido pela IES, na compreensão de suas características individuais, sendo preparado e ambientado ao modelo de ensino a distância afim de se alcançar o êxito na redução do grande índice de evasão que permeia a modalidade.
- Evasão nos Cursos Técnicos Concomitantes: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas.Publication . Carneiro, Adriane Piedade; Coelho, Sónia Múrias MiraA evasão é um fenômeno complexo presente em todos os níveis de ensino brasileiro interferindo negativamente no processo educacional brasileiro, levando o governo em todas as suas autarquias, as escolas e as famílias a buscarem formas de intervenção e contenção dos índices atuais. A evasão é constatada quando o aluno interrompe definitivamente os estudos ou nem chega a matricular-se numa escola. Já o abandono escolar caracteriza-se pelo fato do aluno deixar de frequentar a escola retornando no ano seguinte. Tanto a evasão quanto o abandono conduzem ao insucesso escolar. O estudo teve como objetivo principal identificar as causas da evasão nos cursos Técnicos Concomitantes em Eletrotécnica, Logística e Mineração ofertados pelo IFTM-Patos de Minas. O estudo foi realizado em nove turmas dos referidos cursos, ofertadas de 2013/2 a 2015/1 e com os docentes da instituição. Adotou-se a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta dos dados se deu por meio da técnica de aplicação de questionários online. Os índices de evasão verificados são elevados e indicam a necessidade da aplicação de medidas para reduzí-los. As principais causas da evasão estão relacionadas, primeiramente, a questões pessoais e vocacionais, fatores didático-pedagógicos e por fim, fatores estruturais e administrativos da escola, indicando que as mesmas se relacionam com as variáveis apontadas pelos autores cujos estudos foram tomados como base para a realização desta pesquisa. As respostas embasaram a elaboração do Plano de Ação que visa prevenir a ocorrência da evasão e elevar a permanência dos alunos nos cursos até a conclusão dos mesmos.
- Repercussões do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio como política pública de formação continuada de professoresPublication . Oliveira, Divaldo Soares; Coelho, Sónia Múrias MiraEste estudo trata das Repercuções do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) como Política Pública de Formação Continuada de Professores. O objetivo é analisar a formação continuada promovida pelo PNEM na Escola Estadual José Eduardo Aquino no município de Patrocínio-MG. A pesquisa é fundamentada nos autores Mendonça (2011); Gatti (2010); Alarcão (1998); Morin (2001); Cambi (1999); Nóvoa (1995); Freire (1986) e os cadernos norteadores de estudo desenvolvidos para o PNEM na primeira etapa: Moraes et al. (2013); Carrano et al. (2013); Simões & Silva (2013); Ramos; Freitas & Pierson (2013); e na segunda etapa: Ramos et al. (2014) e Scarpa et al. (2014). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 12 professores em novembro de 2017 de um total de 21 participantes do PNEM. Os resultados desta pesquisa verificaram que o PNEM se desenvolveu na escola pesquisada por meio de encontros quinzenais nos quais os professores se aprofundaram em aspctos relacionados à formação humana integral dos jovens estudantes do ensino médio. Apoiados pela gestão da escola no que se refere aos espaços e equipamentos necessários, foram abordados projetos problematizadores interdisciplinares que aproximaram os conteúdos das disciplinas ensinadas ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Os principais aspectos positivos do curso apontados pelos respondentes do questionário foram: a proposta de interdisciplinaridade, o aperfeiçoamento profissional, a troca de experiências com os demais professores e a aproximação com os alunos. As principais dificuldades foram: a falta de tempo para aprofundamento das atividades propostas e dificuldades no entendimento das propostas de reflexão-ação. Além dos dados apresentados pela pesquisa empírica, nas respostas subjetivas dos professores atestando melhorias no processo de ensino/aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa documental exploratória secundária no Sistema de Monitoramento Escolar da SEE/MG na qual verificou-se significativa evolução de parte dos alunos nos anos de 2014 e 2015 em relação aos anos 2011, 2012 e 2013 nas avaliações externas nos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática que dentre outros fatores externos e internos podem ter sido influenciadas pelo PNEM.