ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Bessa, Rui"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação ambiental nas escolasPublication . Ferreira, Cecília Madureira; Bessa, RuiCom este estudo pretendeu-se desenvolver conhecimentos e competências para que a escola e toda a comunidade educativa acompanhem as mudanças que vão surgindo, participando em projetos/atividades que promovam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido e, para atingir os objetivos propostos, é necessário inferir quais os projetos em que a escola participa, qual o grau de envolvência da comunidade escolar e quais as áreas intervencionadas, de modo a aumentar o interesse e participação de todos e pode-se dizer, com razão, que todos somos partes interessadas na educação para o desenvolvimento sustentável. Para desenvolver a investigação escolheu-se a metodologia qualitativa com recurso ao inquérito por questionário que se destina a recolher informações acerca do envolvimento/participação dos professores, alunos e assistentes operacionais nos projetos de escola e à entrevista a duas coordenadoras de projetos do agrupamento de escolas do Distrito do Porto. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, nas escolas do agrupamento, pelos diferentes projetos, Eco-Escolas e ClimACT, nomeadamente, algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, poupança de energia e de água, todavia muito aquém das expectativas. Com base nos resultados, decidimos intervir ao nível da escola, por constituir objeto de estudo de fácil acesso, pelo facto de este espaço integrar grande parte da vida do quotidiano de alunos, professores e assistentes operacionais. Além de um espaço de qualidade, pretende-se um local onde não se pode perder a oportunidade de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, é fundamental desenvolver nos jovens competências sociais que lhes possibilitem a construção dos seus próprios modelos, a avaliação dos mesmos, o seu questionamento e, posteriormente a tomada de decisões.
- Percepções sobre a participação docente em uma escola de ensino técnico integradoPublication . Galvão, Marcelo Sedassari; Bessa, RuiEste estudo visa analisar o quanto o assunto participação e colaboração está presente na vida dos professores de um curso Técnico Integrado em Administração e de que forma eles a interpretam. Enxergamos que o ambiente escolar requer transformações nas formas de ensinar e aprender e que o modelo do ensino de gaveta e a prática do individualismo devam dar lugar às práticas colaborativas, transformando a concepção da escola numa visão participativa, motivadora, reflexiva e menos burocrática. Temos de assumir o quão fundamental é o papel do educador na implementação dessas mudanças. Assim, optamos por uma pesquisa qualitativa iniciada com um profundo levantamento teórico. Através dos resultados encontrados foi possível concluir que a cultura do individualismo, apesar de ainda estar presente na vida dos docentes, não está totalmente enraizada. Para fortalecer essa mudança é necessário o apoio da gestão escolar na busca de uma melhor gerência de alguns fatores internos que, na opinião dos entrevistados, atrapalham ou dificultam a implementação de práticas participativas e colaborativas. Além disso, a melhora no relacionamento profissional entre os dois núcleos que compõem o curso Integrado é fundamental para estreitar os laços de cooperação entre os docentes. Finalmente, o estudo revelou que são boas as percepções dos entrevistados quanto a temática em estudo mas elas que precisam ser melhor incentivas e gerenciadas, seja pela ação da gestão, seja pela própria vontade de mudança dos docentes.