ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão by advisor "Correia, Venceslau"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da manutenção e o novo paradigma de manuseamento de gases fluorados com efeito de estufaPublication . Cipriano, Bruno Miguel Andrade; Lopes, Isabel da Silva; Correia, VenceslauAs alterações climáticas são atualmente reconhecidas como uma das mais relevantes ameaças ambientais, sociais e económicas. A resposta a este problema tem-se traduzido na aplicação de um conjunto de legislação e práticas, com o objetivo de promover uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa. Entre outros, os gases fluorados são dos mais relevantes gases com efeito de estufa, conforme identificados no Protocolo de Quioto. No enquadramento legal em vigor a certificação de técnicos e empresas, assim como certificação de ferramentas para o manuseamento de gases fluorados, sofreu, desde 2011, uma profunda alteração, com impacto nos procedimentos de manutenção existentes até essa data, na atividade de empresas prestadoras de serviços de manutenção e na atuação dos proprietários de edifícios civis e industriais com equipamentos que contêm gases fluorados. Esta tese tem como objetivo evidenciar as ações que as empresas prestadores de serviços necessitam executar para a sua certificação, assim como informar os proprietários de edifícios civis ou industriais, sobre as diferentes vertentes que têm à sua disposição, em termos de gestão da manutenção, de forma a garantir o cumprimento da legislação em vigor nas suas instalações e a gestão de ativos físicos que contêm gases fluorados, tais como equipamentos e instalações de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. Foi efetuada uma pesquisa aprofundada sobre os requisitos legais e técnicos necessários para a cerificação das empresas que atuam neste sector. Um caso de estudo foi realizado e os resultados apresentados sobre todo o processo de certificação de uma empresa do setor do ar condicionado e refrigeração, para poder prestar serviços em equipamentos ou sistemas que contenham gases fluorados com efeito de estufa.
- Implementação de ferramentas lean numa empresa de elevadoresPublication . Mendes, Ana Cristina Felgueiras e Sousa; Correia, VenceslauFace à forte competitividade dos mercados, devido à globalização e à conjuntura atual, as empresas na qual se encontra a GRUPNOR, sentem uma necessidade permanente de rentabilizar a sua produção, quer otimizando os recursos através de uma maior produtividade versus controlo de custos. A implementação de ferramentas LEAN apresenta-se como um importante modelo de gestão cujo objetivo é criar valor, eliminando todos os desperdícios de modo a envolver a empresa numa cultura de melhoria contínua e orientação para o cliente. O projeto tem como objetivo reduzir os tempos de paragem, evitar trabalhos de “emergência”, eliminar as movimentações e transportes desnecessários e sobretudo organizar os postos de trabalho de forma a proporcionar melhorar as condições ao operador, através da implementação de algumas metodologias adjacentes ao paradigma do LEAN Thinking. O presente relatório focaliza-se na implementação da metodologia dos 5S e de um método de controlo de stocks em diversas secções do departamento de produção da empresa supracitada, com o intuito de melhorar o sistema produtivo. É ainda documentado, com uma breve apresentação, como surgiu LEAN e quais os seus principais princípios. De forma a enriquecer a revisão bibliográfica, surgiu a necessidade de descrever os métodos e ferramentas essenciais ao bom funcionamento da filosofia em questão, dando especial destaque aos 5S. Para um maior envolvimento de todos os profissionais foi realizado um inquérito com a finalidade de avaliar o sistema produtivo, após a implementação das medidas corretoras e o impacto delas resultante.
- Software de gestão de manutenção como ferramenta de apoio à melhoria da eficiência da gestão de infraestruturasPublication . Santos, Luís Manuel Maia Fernandes dos; Lopes, Isabel da Silva; Correia, VenceslauEste trabalho académico surge no âmbito da realização da dissertação do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Tem como objetivo a melhoria da gestão do Departamento de Infraestruturas, numa empresa de produção de motores elétricos para a indústria automóvel, através da análise, implementação e melhoria de um software de gestão de manutenção, de forma a aumentar a eficiência do Departamento. Este estudo foi desenvolvido durante um estágio curricular na empresa Globe Motors Portugal Lda, localizada em Vila do Conde. Para sua sustentação, foi efetuada uma análise funcional, suportada por um Software de gestão de manutenção, de forma a perceber qual a importância que o mesmo tem no funcionamento do Departamento de Infraestruturas. Pretendeu-se compreender quais as vantagens e desvantagens da sua utilização. Posteriormente, implementou-se uma nova versão deste software, analisando-se os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, de forma a tornar o Departamento de infraestruturas mais eficiente, através da utilização desta renovada ferramenta de trabalho. Como objetivo último, pretendeu-se à melhoria da organização e gestão do Departamento de infraestruturas, contribuindo para um desenvolvimento de toda a empresa, uma vez que comungamos a ideia de que só é possível ser competitivo, num mercado altamente exigente, através de processos eficientes, possibilitando a redução de custos a todos os níveis.