ISEP - DM – Engenharia Mecânica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Mecânica by advisor "Bastos, João Augusto de Sousa"
Now showing 1 - 10 of 50
Results Per Page
Sort Options
- Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústriaPublication . Barbeitos, José Emílio Afonso; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da SilvaNo âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto do 2º ano do Mestrado em Engenharia mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho enquadra-se na análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria, como suporte à gestão de projetos. No seguimento da necessidade que as empresas têm cada vez mais presente em investirem na melhoria do processo de desenvolvimento de novos produtos, isso conduz a uma garantia de cumprimento de prazos e qualidade, à redução de custos, aumento de vendas, aumento de receitas, satisfação de clientes, entre outros benefícios. O trabalho foi desenvolvido, na empresa Doureca Produtos Plásticos, Lda, no Departamento de Engenharia. À medida que o projeto de melhoria avançou, foi cativante observar como os resultados obtidos contribuíam para a alteração dos paradigmas de trabalho da empresa e o impacto na melhoria continua, em função do caminho traçado da busca da máxima eficiência e eficácia. As ferramentas de melhoria são o suporte ideal, que ajudam a atingir a meta da sustentabilidade dos negócios, mas o maior obstáculo, continua a ser o fator humano. A implementação destes sistemas de melhoria requer uma maior abertura para a utilização das respetivas ferramentas, e uma mobilização dos diferentes intervenientes com vista à obtenção de resultados. Após uma avaliação da situação inicial, foram identificados pontos a melhorar na organização, de seguida foi definida a visão do que deveria ser implementado tendo em conta a estratégia da empresa, e posteriormente executado um plano de implementação das melhorias. No decurso do trabalho foram implementadas novas ferramentas de auxílio para o desenvolvimento de novos produtos como suporte à gestão de projetos. Estas ferramentas são apoiadas na filosofia LEAN, de forma a eliminar desperdícios e criar valor através da melhor utilização dos recursos.
- Análise e implementação de melhorias no serviço Pós-Venda na área automóvelPublication . Santos, Cláudio Fernando Costa; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da SilvaNo âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, pertencente ao segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho foi desenvolvido no Grupo JAP, Grupo do setor automóvel, desenvolvido especificamente no serviço pós-venda. Numa realidade bastante diferente de outros tempos onde havia grandes margens com a venda de produtos, hoje a realidade é bem diferente. Num contexto de competição global onde as margens são mais reduzidas, o serviço pós-venda, onde o cliente é acompanhado desde da compra até o fim de vida do produto, constitui uma fonte de receitas relevante bem como um diferenciador chave dentre as empresas de revenda automóvel. Por estas razões, são cada vez mais as empresas que seguem a filosofia Lean, orientando toda a sua estrutura produtiva no sentido de atingir zero desperdícios, sem interferir com a qualidade do produto final. A realização deste projeto teve como objetivo o desenvolvimento e adequação de ferramentas de melhoria e apoio ao serviço pós-venda no Grupo. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se fazer uma análise a todo o processo do serviço pós-venda, identificando os problemas que ocorrem ao longo do processo e desenvolver um plano de ações de melhoria, utilizando para isso as ferramentas da metodologia Lean. Em primeiro lugar, fez-se uma análise do processo do serviço pós-venda e do serviço do armazém de peças, onde foram identificados alguns pontos de melhoria e recolhidos as primeiras informações para uma análise mais aprofundada de cada problema. Posteriormente, estabeleceu-se um plano de ações para eliminar ou minimizar os desperdícios encontrados no processo, aumentar a produtividade e a qualidade do serviço prestado ao cliente, e procedeu-se à implementação das melhorias. Após a implementação das melhorias, fez-se uma avaliação das mesmas e constatou-se um aumento de produtividade, uma redução de desperdícios e um aumento dos índices de qualidade. Em suma uma melhoria no serviço prestado ao cliente.
- Análise e implementação de um modelo Lean na gestão de armazémPublication . Gonçalves, José Luís Ferreira; Bastos, João Augusto de SousaEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio (pertencente ao segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial) do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Esta foi elaborada num estágio da CIN S.A., empresa da indústria de tintas e vernizes. Esta dissertação consiste no desenvolvimento de um projeto de análise e implementação de um modelo Lean na gestão de armazém. Este projeto teve como objetivo analisar as dificuldades práticas no armazenamento e nas movimentações de uma elevada gama de produtos diferentes e combatê-las, tornando o processo mais fácil e eficiente. Os objetivos definidos foram a melhoria do aproveitamento do espaço disponível no armazém de matérias-primas da empresa e garantia de eficácia, eficiência e diminuição dos tempos de transporte das matériasprimas até as naves de fabrico. O trabalho desenvolvido centrou-se nos processos internos, o armazenamento e o transporte interno. Para que o fluxo produtivo seja contínuo, o abastecimento deve estar alinhado com a produção para garantir que não há falha de nenhuma matériaprima. Nesse sentido, foram estudados e analisados os processos do armazém de atérias-primas (receção, arrumação, separação e abastecimento às naves de fabrico). Procedeu-se a uma análise dos problemas e dos pontos de potencial melhoria, nomeadamente no que diz respeito à modificação do layout do armazém de matériasprimas e a apresentação de uma nova solução para o transporte interno do armazém às naves de fabrico. Estas propostas de melhoria visaram beneficiar as condições de trabalho dos operários e reduzir os desperdícios de recursos. A implementação e aplicação de uma filosofia Lean na CIN S.A. possibilitou atingir os objetivos inicialmente definidos, estes sendo uma melhor utilização do espaço disponível, diminuição de movimentações e consequente aumento da produtividade.
- Análise e Melhoria do Sistema de Abastecimento de Linhas de Enchimento de uma CervejeiraPublication . Silva, Paulo Jorge Pinho Branco da; Bastos, João Augusto de SousaO projeto apresentado foi desenvolvido nas linhas de enchimento de cerveja da Super Bock Group, que mostrava debilidades de eficiência e eficácia no fluxo de materiais da logística interna com impacto negativo relativamente ao desempenho operacional e consequentemente o OEE. Foi efetuado um acompanhamento intensivo de modo a avaliar convenientemente os problemas existentes recorrendo a ferramentas de aprofundamento de causas-raiz, diagrama de Ishikawa e 5 whys, na origem dos problemas aos pontos de vista dos desperdícios gerados. Diagnosticado os problemas existentes recorrendo à ferramenta PDCA é elaborada uma estratégia de resolução à falta de eficiência e eficácia com alterações no layout do fluxo do material, mudanças de rotinas de trabalho, implementação de trabalho padronizado auxiliado a uma gestão visual e um sistema de fluxo de informação kanban. Além do plano foi possível pôr em marcha diversas oportunidades de melhoria. Mostrou-se então que com pequenas alterações, com um custo pequeno permitiu atingir melhorias de impacto significativo no desempenho do processo global, eliminando fatores causadores de desperdício.
- Aplicação da Abordagem Kaizen Lean no Departamento de Logística no HGSAPublication . Coelho, Tiago Fernandes da Silva Montalvão; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Caramalho, AlexandraO presente relatório de Dissertação surge no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do 2º ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O objetivo principal do projeto foi a aplicação das metodologias Kaizen-Lean no departamento de logística do Hospital Geral de Santo António, tendo em vista a melhoria contínua nestas duas áreas distintas: - gestão do produto farmacêutico, desde que é identificada a sua necessidade no armazém central até à reposição pelo fornecedor e respetiva distribuição e entrega nos serviços clínicos utilizadores. Aqui estão também incluídos os processos de negociação e encomenda. - gestão do serviço de transportes incluindo os transportes de doentes, produtos e profissionais de saúde. Este projeto surgiu no seguimento de projetos anteriores desenvolvidos pelo Kaizen Institute Portugal, empresa de consultoria de melhoria contínua, no Centro Hospitalar do Porto – Hospital Geral de Santo António. Durante o trabalho recorreu-se à aplicação de ferramentas Kaizen Lean nomeadamente metodologias e ferramentas associadas ao TFM – Total Flow Management e ao TSM – Total Service Management, ferramentas estas integradas no Kaizen Management System. De salientar também a aplicação do Kaizen Change Management, com uma componente muito forte de aplicação do Kaizen Diário. O resultado final da aplicação destas ferramentas resultou na concretização dos objectivos traçados que foram propostos. Tais como o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua nas equipas de trabalho, organização dos postos de trabalho e redução dos stocks nos produtos farmacêuticos do Armazém de Produtos Farmacêuticos (APF).
- Aplicação da metodologia de “lean management” no processo de desenvolvimento de produtoPublication . Soares, Daniel João Pimentel; Bastos, João Augusto de Sousa; Baptista, António José Caetano; Pereira, João Paulo Geraldes TouroO presente trabalho de dissertação teve como objetivo a implementação de metodologias de Lean Management e avaliação do seu impacto no processo de Desenvolvimento de Produto. A abordagem utilizada consistiu em efetuar uma revisão da literatura e levantamento do Estado da Arte para obter a fundamentação teórica necessária à implementação de metodologias Lean. Prosseguiu com o levantamento da situação inicial da organização em estudo ao nível das atividades de desenvolvimento de produto, práticas de gestão documental e operacional e ainda de atividades de suporte através da realização de inquéritos e medições experimentais. Este conhecimento permitiu criar um modelo de referência para a implementação de Lean Management nesta área específica do desenvolvimento de produto. Após implementado, este modelo foi validado pela sua experimentação prática e recolha de indicadores. A implementação deste modelo de referência permitiu introduzir na Unidade de Desenvolvimento de Produto e Sistemas (DPS) da organização INEGI, as bases do pensamento Lean, contribuindo para a criação de um ambiente de Respeito pela Humanidade e de Melhoria Contínua. Neste ambiente foi possível obter ganhos qualitativos e quantitativos nas várias áreas em estudo, contribuindo de forma global para um aumento da eficiência e eficácia da DPS. Prevê-se que este aumento de eficiência represente um aumento da capacidade instalada na Organização, pela redução anual de 2290 horas de desperdício (6.5% da capacidade total da unidade) e pela redução significativa em custos operacionais. Algumas das implementações de melhoria propostas no decorrer deste trabalho, após verificado o seu sucesso, extravasaram a unidade em estudo e foram aplicadas transversalmente à da organização. Foram também obtidos ganhos qualitativos, tais como a normalização de práticas de gestão documental e a centralização e agilização de fluxos de informação. Isso permitiu um aumento de qualidade dos serviços prestados pela redução de correções e retrabalho. Adicionalmente, com o desenvolvimento de uma nova ferramenta que permite a monitorização do estado atual dos projetos a nível da sua percentagem de execução (cumprimento de objetivos), prazos e custos, bem como a estimação das datas de conclusão dos projetos possibilitando o replaneamento do projeto bem como a detecção atempada de desvios. A ferramenta permite também a criação de um histórico que identifica o esforço horário associado à realização das atividades/tarefas das várias áreas de Desenvolvimento de Produto e desta forma pode ser usada como suporte à orçamentação futura de atividades similares. No decorrer do projeto, foram também criados os mecanismos que permitem o cálculo de indicadores das competências técnicas e motivações intrínsecas individuais da equipa DPS. Estes indicadores podem ser usados na definição por parte dos gestores dos projetos da composição das equipas de trabalho, dos executantes de tarefas individuais do projeto e dos destinatários de ações de formação. Com esta informação é expectável que se consiga um maior aproveitamento do potencial humano e como consequência um aumento do desempenho e da satisfação pessoal dos recursos humanos da organização. Este caso de estudo veio demonstrar que o potencial de melhoria dos processos associados ao desenvolvimento de produto através de metodologias de Lean Management é muito significativo, e que estes resultam em ganhos visíveis para a organização bem como para os seus elementos individualmente.
- Aplicação da metodologia DMAIC a um processo produtivo na área dos semicondutoresPublication . Barros, Hugo Ricardo Oliveira; Bastos, João Augusto de SousaNa situação atual da economia, a competitividade e a necessidade de sobrevivência das empresas obrigam a uma busca contínua por oportunidades de redução dos custos, através da melhoria contínua da eficácia e eficiência das operações. Tal poderá traduzirse através da capacidade das empresas em “Fazerem mais com o mesmo” ou “Fazerem o mesmo com menos”. O presente trabalho foi realizado na ATEP - Amkor Technology Portugal, S.A., empresa especializada no fabrico de semicondutores, localizada em Mindelo - Vila do Conde. O Principal objetivo deste trabalho consistiu em reduzir o número de defeitos por Contaminations (Contaminações) e Tape Residues (Resíduos de Cola) num produto específico (A) detetados num equipamento de inspeção automática de uma área de processo designada por AOIRECON (Automated Optical Inspection Reconstruction). A metodologia aplicada neste trabalho foi o DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control). Em cada fase do ciclo utilizaram-se várias técnicas e ferramentas para caraterizar o problema, medi-lo, analisar as suas causas potenciais, aplicar ações de melhoria e, por fim, proceder ao respetivo controlo. Para tal, recorreu-se à métrica do DMAIC para reduzir os defeitos iniciais de 5219 PPM com base nos defeitos por milhão (PPM), sendo o objetivo final de 1500 PPM. Para finalizar serão apresentadas algumas sugestões de melhoria, bem como os métodos mais adequados para garantir o controlo do processo ao longo de tempo.
- Aplicação da metodologia Kaizen em gestão de armazém de peçasPublication . Moreira, António Miguel Vieira; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Oliveira, André PinhoNo âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, pertencente ao segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho foi desenvolvido num estágio do Instituto Kaizen, empresa de consultadoria operacional, a qual interveio num projeto de melhoria contínua. O presente projeto foi desenvolvido na empresa AS Parts, especificamente no armazém retalhista de componentes de automóveis ligeiros (componentes mecânicos e de carroçaria). A crise económica de 2008, que à data ainda se faz sentir em Portugal, levou as empresas a adotarem medidas para ultrapassar este período difícil e ao mesmo tempo fortalecer as suas competências nucleares. Desta forma, este projeto teve como objetivo a implementação da metodologia Kaizen na AS Parts, de modo a se atingir uma filosofia interna de melhoria contínua. Neste projeto foi aplicado o pacote de ferramentas TFM – Total Flow Management, que se encontra integrado no Kaizen Management System. Neste caso de estudo recorreu-se essencialmente aos pilares de criação do “Fluxo de Produção” e do “Fluxo de logística Interna” de onde se salientam, entre as ferramentas utilizadas, a caixa de nivelamento na zona de expedição, o Kamishibai, como forma de auditoria interna, os 5s e o standard work. A implementação e aplicação de uma filosofia Kaizen na AS Parts possibilitou atingir os objetivos inicialmente definidos de redução de desperdício e aumento da produtividade. Como efeito da abordagem utilizada foi possível criar um fluxo dinâmico nas funções efetuadas na empresa, reduzir o tempo de picking e consequente resposta ao cliente, eliminar operações que não acrescentavam valor e criar fluidez no processo produtivo. Com corolário destas melhorias, foi possível observar-se um aumento significativo de produtividade na AS Parts e uma maior satisfação no atendimento aos clientes.
- Aplicação da metodologia SMED numa linha de envernizamento/pintura de revestimentos de cortiçaPublication . Ferreira, Filipe Renato dos Santos; Ávila, Paulo António da Silva; Bastos, João Augusto de Sousa; Sérgio, AntónioO presente trabalho visa a redução do tempo de mudança de produção e consequente aumento de produtividade de uma linha de envernizamento/pintura integrada na empresa Amorim Revestimentos SA, unidade S. Paio de Oleiros, que se dedica à produção de pisos flutuantes. Esta necessidade surgiu pelo facto desta linha de produção ser um ponto de estrangulamento do processo produtivo no departamento em que está inserida, devido principalmente à diminuição do tamanho de lotes e aumento da variedade de artigos a produzir. O trabalho envolveu as várias etapas da ferramenta SMED às quais está inerente a aplicação da técnica 5S às máquinas e ferramentas garantindo, assim, o posto de trabalho arrumado, limpo, seguro e com tudo pronto a ser utilizado. Aplicou-se a ferramenta SMED a dois tipos de mudança de acabamento e à mudança de rolo de pintura. Após a implementação desta ferramenta verificou-se uma redução de tempos de 37% (48 para 30 minutos) na mudança de pintura e acabamento de verniz, reduziu-se 25% (32 para 24 minutos) na mudança só de pintura e 13% (46 para 40 minutos) na mudança de rolo de pintura. Estes resultados foram alcançados através da redução do tempo das tarefas externas e internas e transformação das tarefas internas em externas consequentes da aplicação de um conjunto de ações de melhorias. Também foi fundamental a alteração do método de trabalho e a organização geral do posto de trabalho, no que diz respeito à repartição equilibrada das tarefas pelos dois operadores, alteração do sequenciamento das tarefas e aplicação da técnica 5S. As soluções encontradas estão sendo monitorizadas através do registo efectuado pelos operadores e realização de auditorias internas para garantir a perpetuação dos resultados.
- Aplicação de metodologias lean na manutenção da simoldes açosPublication . Treno, Nuno Alfredo Morais; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Pereira, DomingosO trabalho presente nesta dissertação incidiu sobre a aplicação das metodologias Lean no âmbito da manutenção de uma empresa metalomecânica de produção de Moldes – Simoldes Aços. No atual enquadramento, com os mercados nacionais e internacionais debaixo de feroz competição, as empresas são obrigadas a estudar métodos e técnicas que permitam eliminar desperdícios, reduzir custos e tempos de produção, ao mesmo tempo que são exigidos maiores níveis de qualidade dos produtos fabricados com vista ao aumento da competitividade. Sendo a Manutenção uma área funcional com um impacto elevado no desempenho da produção, é percebido que o desempenho desta, tem influência direta no comportamento do fluxo produtivo e nos respetivos níveis de eficácia e eficiência. No decorrer do trabalho desta dissertação de mestrado foi realizada uma análise abrangente do estado atual do sector de atividade de manutenção na empresa SIMOLDES SA, o que permitiu identificar as áreas e os pontos a intervir e desenhar as soluções de melhoria na atividade de manutenção. Na fase concludente do trabalho foram implementadas algumas dessas propostas de melhoria, ao passo que outras ficaram agendadas para futura implementação. Na base do trabalho desenvolvido esteve a metodologia Lean, que apresenta um papel relevante na implementação de uma abordagem integrada da função manutenção na manutenção dos objetivos da produção. O presente projeto baseou a sua estratégia de implementação na aplicação da ferramenta do 5S’ em paralelo com o TPM (Total Productive Maintenance). Ambas as ferramentas visam a redução de desperdícios e o aumento da fiabilidade dos processos, pelo aumento da disponibilidade dos equipamentos, da melhoria do desempenho dos processos e da plena integração de todos os colaboradores no processo de fabrico. Com a implementação das melhorias propostas, foram observados melhorias significativas no fluxo das atividades da manutenção, assim como uma maior visibilidade das mesmas em todo o processo produtivo.