ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Araújo, Maria José Freitas Borges de"
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- Centro interpretativo Casa do Ourives de GondomarPublication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deO projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
- A imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do PortoPublication . Sousa, Cláudia Sofia da Silva; Teles, Rui Fernando da Maia Oliva; Araújo, Maria José Freitas Borges deA cultura e o acesso à cultura têm de ter condições de democraticidade, de acessibilidade. Definida como o conjunto de todas as manifestações humanas – tudo o que tem a intervenção do ser humano – representa os conhecimentos de um determinado grupo social, os seus costumes, razão pela qual os eventos, programas e trocas culturais devem ser acessíveis a todos, independentemente das possibilidades e necessidades de cada um/uma. A acessibilidade aos bens culturais é a base para a igualdade de oportunidades, para o acesso a esses bens. Para além de facultar a afluência o acesso a um determinado destino ou o usufruto de um produto, de um espetáculo, etc., é a garantia de que todos os cidadãos, sem exceção, podem participar e aceder aos conteúdos culturais nos diferentes espaços. E, é ainda a possibilidade de respeitar os direitos de acesso que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, aquelas que tem necessidades adicionais de suporte. Atualmente, em Portugal, existem diversos espaços museológicos que, apesar de demonstrarem uma certa preocupação com o acesso e fruição dos diferentes produtos culturais, em igualdade de circunstâncias, não se encontram totalmente adaptados para acolher todos os tipos de público. Deste modo, no presente estudo refletimos sobre as acessibilidades aos museus da cidade do Porto, salientando a sua importância e o papel da educação. Inicialmente, apresenta-se a problemática, os objetivos e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Trata-se de um estudo de caso comparativo realizado em quatro museus da cidade do Porto, que facilitou a compreensão da organização dos espaços, a partir da investigação empírica e dos referenciais teóricos identificados na bibliografia.
- Rota dos artistas: Uma viagem pelos municípios do Porto e AmarantePublication . Sousa, Marta Maria Pereira de; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deAmarante é uma cidade que se situa no norte de Portugal, terra de São Gonçalo, onde a natureza e o património se fundem. É a terra de distintas personalidades que se destacaram no panorama nacional e internacional. Este foi o mote para a criação de uma Rota dos Artistas que nesta terra nasceram ou por aqui passaram. Os artistas que integram a Rota têm todos algo em comum, a dinâmica da sociabilidade, desenvolvimento cultural, socioeconómico e social-urbano que caracterizaram e influenciaram as suas vidas e as suas obras: a cidade do Porto (2ª cidade de Portugal) e Amarante (concelho onde nasceram ou viveram). Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso, António Nobre, António Carneiro, Acácio Lino e Teixeira de Pascoaes, tiveram, também por isso, um papel social, cultural e artístico relevante no contexto nacional que foi gradualmente crescendo e sendo reconhecido internacionalmente. Uma vez que uma Rota deve ter um ponto de partida e um ponto de chegada, o Porto, vai funcionar como a porta de entrada para os turistas e visitantes que queiram experimentar a Rota. O turismo é um setor em constante crescimento em Portugal, não só em grandes cidades, mas também nos quotidianos das cidades periféricas e do interior. Amarante tem vindo a crescer e o seu Património Cultural a ser visitado, fruto da aposta na marca Amarante. É cidade criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela categoria música, desde 2017. A sua agenda cultural, com eventos como o MIMO Festival que potencia o património cultural da cidade e o Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) são um dos fatores chamativos. A par de tudo isto, a natureza o património edificado e a sua história ímpar tornam Amarante um destino de excelência.Pretende-se deste modo, criar um produto turístico que salvaguarde a memória dos artistas - o património português -, e ao mesmo tempo potencie o reconhecimento e desenvolvimento da região pela possibilidade de criação de atividade económica e emprego na área do património.
- Videojogos como Património Cultural e EducativoPublication . Duarte, Patrícia Cristina Dias; Araújo, Maria José Freitas Borges de; Barros, Amândio Jorge MoraisEste trabalho de dissertação tem como base o tema dos videojogos. O objetivo consiste em analisar as potencialidades das tecnologias interativas, como é o caso dos jogos interligando com o mundo da educação e do património cultural (material e imaterial). Procuramos entender a possibilidade de estudar a interdisciplinaridade entre as línguas, a história, a matemática, a tecnologia, outras áreas e formas de arte através da metodologia qualitativa e interpretativa. Começamos por fazer uma recolha bibliográfica, extensiva para ter uma perspetiva mais ampla. No que diz respeito ao património, descrevo alguns dos jogos e como estes dão a conhecer o património cultural no mundo virtual. Assim, faz-se uma análise mais cuidada para comparar o mundo real com o mundo que as empresas criam (o mundo virtual) para termos a noção da potencialidade deste meio. Ao longo desta dissertação, abordam-se estes dois aspetos, os videojogos e a educação, e descreve-se como a cultura contemporânea vê este tema, em relação ao seu papel na economia, no meio social e até no meio político. Para terminar, a parte mais analítica e menos teórica vai ser em relação aos jogos, que neste caso são os de Assassin's Creed 11 e o Odyssey para comparar duas épocas distintas. Entretanto, ao longo da tese podemos ver uma parte mais teórica onde está presente a história de como começaram os jogos, as suas divergências (ou aquelas que chamam mais atenção), a ligação com a educação e com o património. Por fim, a análise prática do jogo para ligar à arte. Para apoio, temos as referências bibliográficas, o próprio jogo, vídeos, testemunhos e uma tabela analítica/comparativa com o fictício e o real. Muitos jogos são bastante ricos do ponto de vista do seu património cultural, pois representam a realidade e valorizam-na. É interessante compreender que através do jogo se podem aprender conteúdos programáticos que nem sempre são do interesse dos mais jovens.
