ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Araújo, Maria José Freitas Borges de"
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- Centro interpretativo Casa do Ourives de GondomarPublication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deO projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
- Rota dos artistas: Uma viagem pelos municípios do Porto e AmarantePublication . Sousa, Marta Maria Pereira de; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deAmarante é uma cidade que se situa no norte de Portugal, terra de São Gonçalo, onde a natureza e o património se fundem. É a terra de distintas personalidades que se destacaram no panorama nacional e internacional. Este foi o mote para a criação de uma Rota dos Artistas que nesta terra nasceram ou por aqui passaram. Os artistas que integram a Rota têm todos algo em comum, a dinâmica da sociabilidade, desenvolvimento cultural, socioeconómico e social-urbano que caracterizaram e influenciaram as suas vidas e as suas obras: a cidade do Porto (2ª cidade de Portugal) e Amarante (concelho onde nasceram ou viveram). Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso, António Nobre, António Carneiro, Acácio Lino e Teixeira de Pascoaes, tiveram, também por isso, um papel social, cultural e artístico relevante no contexto nacional que foi gradualmente crescendo e sendo reconhecido internacionalmente. Uma vez que uma Rota deve ter um ponto de partida e um ponto de chegada, o Porto, vai funcionar como a porta de entrada para os turistas e visitantes que queiram experimentar a Rota. O turismo é um setor em constante crescimento em Portugal, não só em grandes cidades, mas também nos quotidianos das cidades periféricas e do interior. Amarante tem vindo a crescer e o seu Património Cultural a ser visitado, fruto da aposta na marca Amarante. É cidade criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela categoria música, desde 2017. A sua agenda cultural, com eventos como o MIMO Festival que potencia o património cultural da cidade e o Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) são um dos fatores chamativos. A par de tudo isto, a natureza o património edificado e a sua história ímpar tornam Amarante um destino de excelência.Pretende-se deste modo, criar um produto turístico que salvaguarde a memória dos artistas - o património português -, e ao mesmo tempo potencie o reconhecimento e desenvolvimento da região pela possibilidade de criação de atividade económica e emprego na área do património.
- Videojogos como Património Cultural e EducativoPublication . Duarte, Patrícia Cristina Dias; Araújo, Maria José Freitas Borges de; Barros, Amândio Jorge MoraisEste trabalho de dissertação tem como base o tema dos videojogos. O objetivo consiste em analisar as potencialidades das tecnologias interativas, como é o caso dos jogos interligando com o mundo da educação e do património cultural (material e imaterial). Procuramos entender a possibilidade de estudar a interdisciplinaridade entre as línguas, a história, a matemática, a tecnologia, outras áreas e formas de arte através da metodologia qualitativa e interpretativa. Começamos por fazer uma recolha bibliográfica, extensiva para ter uma perspetiva mais ampla. No que diz respeito ao património, descrevo alguns dos jogos e como estes dão a conhecer o património cultural no mundo virtual. Assim, faz-se uma análise mais cuidada para comparar o mundo real com o mundo que as empresas criam (o mundo virtual) para termos a noção da potencialidade deste meio. Ao longo desta dissertação, abordam-se estes dois aspetos, os videojogos e a educação, e descreve-se como a cultura contemporânea vê este tema, em relação ao seu papel na economia, no meio social e até no meio político. Para terminar, a parte mais analítica e menos teórica vai ser em relação aos jogos, que neste caso são os de Assassin's Creed 11 e o Odyssey para comparar duas épocas distintas. Entretanto, ao longo da tese podemos ver uma parte mais teórica onde está presente a história de como começaram os jogos, as suas divergências (ou aquelas que chamam mais atenção), a ligação com a educação e com o património. Por fim, a análise prática do jogo para ligar à arte. Para apoio, temos as referências bibliográficas, o próprio jogo, vídeos, testemunhos e uma tabela analítica/comparativa com o fictício e o real. Muitos jogos são bastante ricos do ponto de vista do seu património cultural, pois representam a realidade e valorizam-na. É interessante compreender que através do jogo se podem aprender conteúdos programáticos que nem sempre são do interesse dos mais jovens.