ISCAP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISCAP - Dissertações de Mestrado by advisor "Afonso, Ana Paula Preto Mendes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicoPublication . Oliveira, Rui Pedro Rodrigues; Afonso, Ana Paula Preto MendesA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.
- A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónicoPublication . Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto; Afonso, Ana Paula Preto Mendes; Azevedo, Ana Isabel Rojão LourençoA pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.
- Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónicoPublication . Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro; Afonso, Ana Paula Preto MendesA World Wide Web, WWW, promoveu e fomentou a criação de milhares de negócios digitais, continuando atualmente em crescendo. Numa sociedade cada vez mais competitiva, as organizações só sobrevivem se conseguirem satisfazer totalmente as expectativas dos seus clientes. E é com base nesse pressuposto que as interfaces desempenham um papel crucial, e pode dizer-se, como iremos mostrar ao longo deste trabalho, que são decisivas, na prossecução desse objetivo. As interfaces são a base de uma área de estudo designada por Interação Homem Computador, IHC, que de uma forma simplificada, investiga a melhor forma do utilizador se relacionar com o computador. Seja através dos dispositivos tradicionais, como o rato, ou ecrã tátil, ou outros mais sofisticados, que permitam acesso à realidade virtual ou aumentada, com voz e visão incluídas. Ainda no mesmo sentido, não podemos esquecer os smartphones e os tablets, dispositivos presentes do dia-a-dia das pessoas, com funcionalidades equivalentes às de um portátil de última geração. A consulta do correio eletrónico, das redes sociais, chats, e a utilização de muitas outras aplicações associadas à Web, têm já a preocupação de construir o seu sítio Web baseado em aplicações mobile (mobile friendly) visando alargar o leque de clientes. A interface é um termo recorrente, mesmo que implicitamente, em ambientes tecnológicos. Com esta dissertação pretendemos analisar as interfaces de um conjunto de sítios Web portugueses associados ao comércio eletrónico, utilizando o método UserFocus Foram selecionadas apenas lojas nacionais ou com infraestruturas em Portugal para que comparação fosse equitativa: Worten, Fnac, RadioPopular. Após a análise dos resultados obtidos sintetizamos um conjunto de recomendações a seguir no desenvolvimento de interfaces para sítios Web de comércio eletrónico.