ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Lopes, Ana Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência do capital lexical na compreensão textualPublication . Silva, Mariana Teixeira da; Oliveira, Inês; Lopes, Ana SofiaO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de mestre. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2022/2023, precisamente quando decorreram os estágios em ambos os ciclos, e pretende evidenciar os conhecimentos construídos e obtidos, espelhando o perfil reflexivo e investigativo da mestranda. Desta forma, iniciar-se-á com um enquadramento curricular e profissional, nomeadamente uma reflexão sobre a educação e o papel do professor na sociedade, assim como uma perspetiva sobre a formação inicial docente e o perfil reflexivo e investigativo. Após esta reflexão, introduzir-se-á a caracterização do agrupamento onde a Prática de Ensino Supervisionada se realizou, bem como a caracterização das turmas dos dois ciclos. Posteriormente, procurar-se-á apresentar o percurso realizado ao longo do ano letivo, realizando-se uma breve explicação da organização e do funcionamento da prática supervisionada, seguida da reflexão e da análise da ação educativa. Terminar-se-á o presente relatório com o capítulo focado na dimensão investigativa, descrevendo o projeto de investigação que resultou da situação problemática identificada na turma de 1.º CEB. Por meio da planificação e da implementação de três intervenções educativas, pretendeu-se relacionar o desenvolvimento de estratégias de organização do léxico com o alargamento do capital lexical e, consequentemente, a compreensão textual.