ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Lopes, Ana Sofia"
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- A influência do capital lexical na compreensão textualPublication . Silva, Mariana Teixeira da; Oliveira, Inês; Lopes, Ana SofiaO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de mestre. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2022/2023, precisamente quando decorreram os estágios em ambos os ciclos, e pretende evidenciar os conhecimentos construídos e obtidos, espelhando o perfil reflexivo e investigativo da mestranda. Desta forma, iniciar-se-á com um enquadramento curricular e profissional, nomeadamente uma reflexão sobre a educação e o papel do professor na sociedade, assim como uma perspetiva sobre a formação inicial docente e o perfil reflexivo e investigativo. Após esta reflexão, introduzir-se-á a caracterização do agrupamento onde a Prática de Ensino Supervisionada se realizou, bem como a caracterização das turmas dos dois ciclos. Posteriormente, procurar-se-á apresentar o percurso realizado ao longo do ano letivo, realizando-se uma breve explicação da organização e do funcionamento da prática supervisionada, seguida da reflexão e da análise da ação educativa. Terminar-se-á o presente relatório com o capítulo focado na dimensão investigativa, descrevendo o projeto de investigação que resultou da situação problemática identificada na turma de 1.º CEB. Por meio da planificação e da implementação de três intervenções educativas, pretendeu-se relacionar o desenvolvimento de estratégias de organização do léxico com o alargamento do capital lexical e, consequentemente, a compreensão textual.
- Mudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formaçãoPublication . Ferreira, Ana Filipa Miranda Neto; Lopes, Ana Sofia; Oliveira, InêsO presente relatório documenta a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino no1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, realizada no ano letivo 2024/25 em contextos educativos do distrito do Porto. A experiência formativa decorreu numa turma do 2.º ano do 1.º CEB e em turmas do S.º e 6.º anos no 2.º CEB, privilegiando metodologias ativas centradas na Aprendizagem Cooperativa e na articulação de saberes. O enquadramento teórico assenta na conceção do professor como profissional reflexivo e investigador, capaz de responder aos desafios da escola contemporânea, sobretudo no que respeita à integração de alunos estrangeiros e à promoção de práticas inclusivas. A caracterização dos contextos educativos revelou uma significativa diversidade cultural e social, potenciando o desenvolvimento de competências interculturais. As intervenções pedagógicas foram diferenciadas e ajustadas às especificidades de cada ciclo de ensino. No1.º CEB, adotou-se uma abordagem integrada do currículo, articulando diversas áreas do saber. No 2.º CEB, desenvolveram-se Unidades Didáticas que articularam Português e HGP, promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas. A dimensão investigativa concretizou-se num projeto de investigação-ação sobre estratégias de planificação textual no 2.º ano, o qual evidenciou melhorias na qualidade das produções escritas e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os resultados sugerem que o ensino explícito da planificação contribui para o desenvolvimento da escrita, embora a sua generalização requeira investigações futuras com amostras mais alargadas e contextos diversificados.