ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor
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Browsing ESTG - DM - Gestão das Organizações do Terceiro Setor by advisor "Casais, Beatriz da Graça Luz"
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- Motivação dos empresários para a fidelização dos donativos às organizações sem fins lucrativos: um estudo de casoPublication . Santos, Sara Marisa Ferreira Costa; Casais, Beatriz da Graça LuzNum contexto em que as Organizações sem fins lucrativos (OSFL) são chamadas a intervir para satisfazer as necessidades não cobertas pelo Estado, relativamente às populações cada vez mais vulneráveis e com mais necessidades, as OSFL têm necessidade de profissionalizar a sua intervenção e evidenciar aos seus stakeholders a sua missão, a sua importância e a sua credibilidade na comunidade. As OSFL enfrentam hoje sérios desafios relativamente ao financiamento da sua atividade. Um dos fatores que parece contribuir para o agravamento desta situação prende-se com o desinvestimento de uma das suas principais fontes de financiamento: o Estado. Assim, torna- se necessário analisar a disponibilidade de outras fontes e delinear estratégias de diversificação que permitam alcançar a sustentabilidade económica das mesmas. As OSLF têm necessidade de diversificar as suas fontes de receita, recorrendo ao apoio de doadores empresariais, angariar novos donativos e acima de tudo fidelizando-os. Sendo um fator determinante para a sustentabilidade e para o cumprimento eficaz da missão das OSFL, esta dissertação tem como objetivo discutir as motivações dos doadores e a sua fidelização às OSFL na prática de donativos, bem como identificar, segundo esses empresários, as práticas de marketing que essas OSFL podem desenvolver com vista à obtenção dessa mesma fidelização. A investigação baseou-se num estudo de natureza qualitativo, com o recurso a entrevistas semiestruturadas a vinte empresas com responsabilidade social. Para ilustrar e exemplificar as questões das entrevistas, foi usado o caso de uma OSFL, a AIREV, uma IPSS que presta apoio a pessoas com deficiência, no concelho de Vizela. Os dados recolhidos foram analisados, assim como divididos em categorias de análise e por fim comparados com a revisão bibliográfica. Após realizada a análise e discussão dos resultados conclui-se que as empresas que apresentam como principal motivação o altruísmo percebem a importância do seu donativo para a sustentabilidade da OSFL e para o bem-estar das pessoas que as instituições atendem, e fidelizam o seu donativo. As empresas não apontam a visibilidade/reconhecimento que esse donativo possa trazer para a sua empresa como motivação para fazer um donativo. Os entrevistados referiram também como critérios a considerar no momento de escolher a OSFL a doar, a credibilidade da OSFL, assim como a sua proximidade física. Este estudo permite, em termos teóricos identificar as motivações dos doadores e assim promover a fidelização dos doadores das OSFL. Em termos de gestão das OSFL permite perceber as motivações dos empresários e definir as estratégias de marketing da instituição em função das características dos potenciais doadores.