ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial by advisor "Ferreira, Luís Pinto"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise e optimização de processos numa empresa do sector automóvelPublication . Batista, Ricardo Moreira; Ferreira, Luís PintoNum mercado cada vez mais competitivo, a melhoria contínua dos processos, de forma a torná-los mais eficazes e eficientes, particularmente na área de distribuição de viaturas pesadas de mercadorias, foi o desafio lançado para este trabalho. O projeto, aqui apresentado, foi desenvolvido na Auto-Sueco, Lda., concretamente nas funções de distribuição e planeamento de viaturas pesadas, do Suporte Comercial. Pretendeu-se otimizar a capacidade de gestão logística e organização processual, bem como o desenvolvimento de ferramentas que permitam melhorar o desempenho do Suporte Comercial em estudo. Assim, foi feito o mapeamento dos processos envolvidos, nomeadamente a Distribuição de Viaturas Novas, a Distribuição de Viaturas Usadas e o Apoio à Engenharia de Produto. Após esta análise, foram identificados pontos críticos nesses processos diários relativos à preparação e venda de viaturas pesadas de mercadorias. Assim, foram identificadas diversas melhorias ao funcionamento dos processos, que possibilitarão a sua otimização que, por sua vez, se refletirão na satisfação do cliente e nos resultados da empresa. Tudo isto através de soluções que passam pela redução do tempo de produção e, consequentemente, do seu custo, do progresso da sua qualidade e da melhoria contínua do serviço prestado pelos colaboradores.
- Análise e otimização de processo no departamento de manutenção de uma empresa industrialPublication . Pereira, Octávio João Gonçalves; Correia, Manuel Magalhães; Ferreira, Luís PintoAs empresas no século XXI têm necessidade de reduzir os seus custos de manutenção para serem competitivas num mercado cada vez mais global, implementando a Manutenção Lean no setor diretamente responsável pela Manutenção e também estender a toda a organização. Este trabalho foi realizado no âmbito do estágio efetuado na empresa Lameirinho, empresa líder de Têxtil-Lar, localizada na zona de Guimarães e que possui um Departamento de Manutenção onde a fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos é um aspeto importante bem como a sua manutenção a custos reduzidos. Assim, tendo como objetivo a melhoria do Departamento de Manutenção da empresa Lameirinho foi efetuada uma auditoria de Manutenção Lean com o intuito de determinar o estado atual, foram identificados problemas e oportunidades de melhoria bem como foram apresentadas soluções para os mesmos. Os benefícios que se obtêm com a implementação das soluções são, entre outros: melhor planeamento das intervenções de Manutenção com alocação no momento necessário dos recursos humanos e a disponibilização de peças assim como as intervenções de manutenção serem efetuadas quando a Produção menos necessita do equipamento produtivo; redução e eliminação das intervenções de Manutenção Corretiva de Emergência; redução dos custos de Manutenção na globalidade da empresa através dos benefícios obtidos e com impacto direto nos resultados económicos da empresa.
- Desenvolvimento de código pictográfico para identificação de medicamentosPublication . Oliveira, António Manuel de Carvalho; Ferreira, Luís Pinto; Dieguez, Teresa; Santos, João Machado dosNo trabalho apresentado é proposto um código pictográfico para coadjuvar à identificação de medicamentos de modo a evitar confusões aquando da troca de laboratório. Foi efetuada a tese e validação da proposta. Este processo é uma solução técnica para responder ao problema da constante troca de medicamentos, fazendo com que esta se faça com mais segurança e sem constrangimentos por parte do público-alvo. O mercado atual de medicamentos, caracteriza-se por uma miríade de substâncias ativas, cada uma das quais, comercializada por dezenas de laboratórios diferentes. Esta situação gera problemas associados à identificação de medicamentos devido ao facto de existirem diferentes embalagens e comprimidos para a mesma substância ativa ou vice-versa, exponenciada pela proliferação de genéricos, o que afeta os doentes, através de troca de medicamentos, tomas inadequadas, diminuição da adesão à terapêutica e insistência na aquisição de medicamentos menos vantajosos em termos de custos e/ou efeito terapêutico. Esta dificuldade na identificação de medicamentos, sendo global, incide, com maior profundidade na camada sénior da população, doentes crónicos e polimedicados e com baixa literacia. O problema agrava-se porque, por um lado, as gerações mais antigas são menos letradas e, por outro, porque se dá numa época de acentuado envelhecimento da população.
- Estudo e análise do sequenciamento de tarefas de produção: job shop schedulingPublication . Tavares, Hugo Miguel Gomes; Lopes, Isabel Cristina; Ferreira, Luís PintoEsta dissertação apresenta um estudo sobre os problemas de sequenciamento de tarefas de produção do tipo job shop scheduling. Os problemas de sequenciamento de tarefas de produção pretendem encontrar a melhor sequência para o processamento de uma lista de tarefas, o instante de início e término de cada tarefa e a afetação de máquinas para as tarefas. Entre estes, encontram-se os problemas com máquinas paralelas, os problemas job shop e flow shop. As medidas de desempenho mais comuns são o makespan (instante de término da execução de todas as tarefas), o tempo de fluxo total, a soma dos atrasos (tardiness), o atraso máximo, o número de tarefas que são completadas após a data limite, entre outros. Num problema do tipo job shop, as tarefas (jobs) consistem num conjunto de operações que têm de ser executadas numa máquina pré-determinada, obedecendo a um determinado sequenciamento com tempos pré-definidos. Estes ambientes permitem diferentes cenários de sequenciamento das tarefas. Normalmente, não são permitidas interrupções no processamento das tarefas (preemption) e pode ainda ser necessário considerar tempos de preparação dependentes da sequência (sequence dependent setup times) ou atribuir pesos (prioridades) diferentes em função da importância da tarefa ou do cliente. Pretende-se o estudo dos modelos matemáticos existentes para várias variantes dos problemas de sequenciamento de tarefas do tipo job shop e a comparação dos resultados das diversas medidas de desempenho da produção. Este trabalho contribui para demonstrar a importância que um bom sequenciamento da produção pode ter na sua eficiência e consequente impacto financeiro.
