ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by advisor "Camposinhos, Rui de Sousa"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem Comparativa – Lajes Pré-esforçadas tipo TTPublication . Sousa, Bruno Gonçalves de; Camposinhos, Rui de SousaComo se sabe e tem sido afirmado por diversos autores, o desempenho estrutural dos sistemas construtivos de pavimentos tendo em conta a sua capacidade de resposta às exigências regulamentares e ao mesmo tempo a competitividade em termos económicos sempre assumiu importância fulcral. De facto, a tipologia estrutural dos pisos, além do factor económico, determina e condiciona a competitividade dos restantes elementos estruturais e portanto de toda a estrutura. A necessidade de dispor de ferramentas que permitam de forma clara e objetiva avaliar aquele desempenho tem sido sentida como uma preocupação fundamental de todos os intervenientes no processo construtivo, com especial ênfase para os sectores ligados à indústria de prefabricação. Apresenta-se neste trabalho um método que, além de ser uma ferramenta na optimização e concepção para pavimentos aligeirados com elementos prefabricados, unifica um modelo para avaliar de forma objetiva o desempenho estrutural e económico deste tipo de pavimentos.
- Aplicação do modelo escoras e tirantes a vigas parede de acordo com o Eurocódigo 2:2010Publication . Costa, Carlos Daniel da Silva; Camposinhos, Rui de SousaO Modelo Escoras e Tirantes surgiu no início do Século XX quando Ritter e Mörsch estabeleceram a analogia entre uma treliça clássica e uma viga de betão armado. Desde então pesquisadores têm estudado esse modelo como método de dimensionamento. A partir dos anos 90 várias normas apresentaram a utilização do modelo escoras e tirantes como relevante no dimensionamento de elementos de betão armado. Os critérios de segurança do Modelo Escoras e Tirantes são neste trabalho explicados de acordo com o Eurocódigo 2:2010, e comparadas com as normas NBR 6118:2014 e ACI 318:2011. É unanime dizer que a utilização do método torna-se mais vantajosa para regiões de descontinuidade. Em todos os elementos de betão armado, o Método Escoras e Tirantes são representações dos campos de tensão idealizados por elementos comprimidos e tracionados. Para a definição destes elementos é proposto o processo de “caminho de carga” em que conhecidas as tensões elásticas e suas direções principais utilizando o Método dos Elementos Finitos o modelo das escoras e tirantes é de fácil concepção. É também possível a definição deste a partir de modelos padrão já concebidos para determinados tipos de elementos estruturais de betão armado. Para o elemento descontinuo viga-parede estudado foram apresentados cinco modelos de cálculo até otimizar a solução validando as tensões com o Método dos Elementos Finitos. Em todos os modelos foram analisadas a definição do Modelo Escoras e Tirantes, a resistência das escoras, dos tirantes e dos nós até chegar à solução construtiva da viga-parede. Concluiu-se que a definição do modelo é a chave do dimensionamento.
- Gestão de Obras: Aplicação prática em ambiente empresarialPublication . Gomes, Roberto Carlos Teixeira; Camposinhos, Rui de SousaO presente Relatório de estágio enquadra-se no âmbito da disciplina de Dissertação / Projeto / Estágio, do Curso de Mestrado em Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia do Porto subordinado ao tema “Gestão de Obras: Aplicação prática em ambiente empresarial”. O estágio foi realizado na empresa NEGRO S.A., empresa que atua no mercado Francês, no sector da construção civil no âmbito de obras públicas e privadas. Foi com grande satisfação que o estagiário abraçou esta oportunidade de poder realizar um estágio neste setor da engenharia civil, integrando uma equipa de trabalho com uma ampla experiência no mercado. Foi igualmente gratificante poder aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e enriquecedor adquirir novas competências, através da resolução das dificuldades ocorridas no dia-a-dia durante o estágio. Considera-se assim esta experiencia como uma mais-valia para ingressar com êxito na futura vida profissional. Este documento descreve essencialmente as tarefas realizadas ao longo do estágio. Estas tarefas foram executadas recorrendo aos conhecimentos adquiridos durante a formação académica, nomeadamente no que se refere a planeamento, qualidade, gestão de obra e segurança e saúde no trabalho e com finalidade de alcançar os seguintes objetivos: - Proporcionar a integração do aluno no ambiente empresarial, realizando as atividades planeadas; - Propiciar a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso, utilizando os casos reais durante o estágio; - Resolver problemas concretos de engenharia civil em meio profissional e empresarial; - Proceder a recolha de informação com vista a resolução dos problemas que surgem ao longo do estágio; - Analisar as situações que surgem durante a realização do estágio, estabelecendo conclusões; - Desenvolver metodologias aplicáveis no contexto do estágio; - Recolher dados e interpretar os mesmos no contexto do estágio; - Estabelecer conclusões sobre as experiências vividas durante o estágio; - Analisar o impacto do trabalho realizado na instituição de acolhimento.
- Impacto da infiltração e afluência de águas pluviais na rede de saneamentoPublication . Barreto, Susana Maria Cidade Catou; Camposinhos, Rui de SousaA existência de contribuições significativas de águas de infiltração e de águas pluviais nas redes de drenagem de águas residuais urbanas, motivaram a realização deste trabalho. Este estudo foi realizado no sistema de saneamento de Gondomar, utilizando os registos de caudais e qualidade das águas residuais em quatro estações de tratamento de águas residuais, durante quatro anos. O principal objectivo deste trabalho foi estimar as afluências de infiltração e precipitação ao sistema de saneamento e a identificação dos subsistemas críticos. Concluiu-se que a percentagem de volume excedente é cerca de 30% nos anos com maior ocorrência de precipitação. O propósito deste estudo foi também apresentar soluções para este problema, incluindo técnicas de inspecção e reparação dos elementos de drenagem, as quais foram definidas para os subsistemas identificados como críticos, Freixo e Rio Tinto. No Freixo mostrou-se importante a inspecção dos colectores, ramais e câmaras de visita, uma vez que o caudal afluente a este subsistema é muito superior ao esperado e a água residual apresenta-se diluída. Em Rio Tinto evidenciou-se como prioritária a detecção e eliminação de ligações abusivas, dado que são frequentes as ocorrências de exfiltração, com danos significativos. Para além das técnicas de detecção apresentadas considera-se que é necessário manter a monitorização de caudais e recipitação nos subsistemas, e se possível com registo contínuo ao longo do dia. Para a quantificação de precipitação é sugerida a utilização de três udómetros, de forma a permitir estabelecer com maior exactidão, a relação entre as contribuições pluviais e o caudal afluente. São apresentadas propostas, que incluem além de inspecções, ensaios e reparações, como um ponto de partida para a recolha de informação para actualização do adastro, com vista a uma futura aplicação da modelação matemática de previsão do comportamento destes subsistemas.
- Passarelas de Vidro Estrutural - Um estudo comparativo entre Normas Internacionais e Método dos Elementos FinitosPublication . Bonilha, Patricia Sanvito; Camposinhos, Rui de SousaThe use of glass in construction has been increasing due to its sustainability, aesthetics, and functionality. In the last decades, glass has come to be used as a structural element, but still has little normative reference. The present dissertation aims at investigating the use of glass and its applicability in structural elements. In addition to its physical characterization, the step-by-step design of structural glass panels was detailed from the North American standards ASTM E1300 (2016), ASTM E2751 (2017), the European pre-standard prEN 16612 (2013) and the Australian standard AS 1288 (2006), since in Brazil there is no standards that approach the subject and in Europe the standard is on development phase. In addition to the normative analysis, glass elements were tested in the laboratory as glass and beams to analyze its behavior and a model of a walkway with glass structural elements were studied using the software ©DLUBAL – RFEM 5.16.
- Reabilitação de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS)Publication . Fernandes, José Filipe Pinto; Camposinhos, Rui de Sousa; Godinho, LuísO presente relatório constituí a última etapa para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Construções, lecionado no Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP. Este relatório respeita ao trabalho desenvolvido em modalidade de estágio no Instituto Profissional do Terço, contribuindo para a reabilitação das instalações desta instituição de cariz social. Este contributo consistiu no acompanhamento das empreitadas de reabilitação ao nível do piso 1 de um dos edifícios e ao nível dos espaços exteriores, assim como elaboração de um relatório preliminar e propostas de soluções para reabilitação de espaços constituintes da instituição. O acompanhamento das empreitadas foi realizado na ótica da entidade Fiscalizadora/Representante do Dono de Obra, definindo e estruturando o processo de monitorização das empreitadas, nomeadamente no que se refere a controlo de documentação, de correspondência, de prazos, de custos, de materiais e equipamentos utilizados e dos trabalhos executados. Numa segunda parte do relatório são identificadas e descritas anomalias verificadas nas instalações do Instituto Profissional do Terço, assim como são apontadas possíveis fontes ou causas para a ocorrência das patologias verificadas. Por último, estabelecem-se considerações importantes e possíveis soluções a preconizar na elaboração de um projeto de reabilitação para os locais alvo da inspeção preliminar elaborada.
- Revestimento de fachadas e coberturas com chapas de zinco e cobrePublication . Almeida, Tânia Marina Monteiro de; Camposinhos, Rui de SousaO presente trabalho tem como objetivo o estudo da utilização do zinco e do cobre como revestimento de coberturas e de fachadas em edifícios. O trabalho inicia-se com uma introdução sobre as características do zinco e cobre e a sua aplicação desde os primeiros tempos até à atualidade. Incluiu-se uma breve explanação sobre a sua produção, extração, disponibilidade de recursos, reciclagem e compatibilidade com outros materiais. O trabalho inclui também um capítulo destinado a compreender os princípios que justificam o seu uso em revestimentos, onde se aborda a sua importância na ventilação, sistemas de drenagem e noutras temáticas associadas ao processo construtivo. Em seguida desenvolve-se um capítulo orientado para os sistemas de revestimento mais comuns, onde se faz a separação entre sistemas com e sem ventilação e as diferentes técnicas e formas de instalação. Apresenta-se finalmente um caso prático de estudo de um sistema de revestimento de uma cobertura, onde se completa com um subcapítulo destinado à quantificação da ação do vento, da chuva e dos seus efeitos, mas também, onde se realça a importância da análise do comportamento e desempenho dos respetivos órgãos de drenagem.
- Tecnologia e gestão das construções de obras portuárias - estudo de casoPublication . Linhares, Marco Paulo Carneiro; Camposinhos, Rui de SousaEste relatório de estágio aborda as principais tecnologias de construção utilizadas e as metodologias de gestão implementadas na empreitada de “Ampliação do Cais do Terminal XXI - Terminal de Contentores de Sines”. Com o objectivo de fazer enquadramento desta empreitada é apresentado ainda um levantamento das soluções estruturais e processos construtivos mais utilizados, com base nas obras mais relevantes de construção de cais acostáveis de navios em Portugal e em Cabo Verde, recentemente construídas ou ainda em construção. Relativamente à obra em estudo foram analisados em detalhe os processos construtivos, associados a cada uma das actividades, e sistemas de gestão implementados no âmbito do prazo, custos, qualidade, ambiente, segurança e saúde e ainda da exploração dos navios. São ainda descritos os principais conhecimentos adquiridos com o acompanhamento desta obra, decorrentes de dificuldades ocorridas e boas práticas implementadas. As principais fontes de informação, que serviram de base à elaboração deste relatório, foram os projectos, caderno de encargos e documentos gerados em obra, sendo alguns destes documentos de obra elaborados pelo próprio autor. Por fim regista-se a enorme utilidade que este relatório trouxe para o autor, que desta forma registou e sistematizou os conhecimentos adquiridos durante a obra, e espera-se que seja uma boa referência para os engenheiros civis em geral no planeamento e gestão de futuras obras portuárias.