ESHT - DM - Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DM - Direção Hoteleira by advisor "Brandão, Ana Filipa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.
- Turismo e impactos socioculturais: proposta de desenvolvimento sustentável para o centro histórico do PortoPublication . Silva, Ana Filipa Cardoso Pinto da; Sousa, Bruno; Brandão, Ana FilipaPortugal espera este ano receber 22 milhões de turistas em território nacional. O turismo está a crescer mais de 16% no que respeita a receitas, mais de 8% em hóspedes e mais de 7% em dormidas. Os números revelam um crescimento hiperativo e, tal como acontece noutras cidades europeias, este é um momento fraturante para o setor: a par do aumento dos números, crescem as questões sobre os impactos do turismo. Ao mesmo ritmo que avança o investimento privado na reabilitação urbana, surgem as vozes que gritam contra a gentrificação. Fala-se de turistificação, de massificação, de perda de autenticidade nos grandes centros urbanos. Mas também se discute a sustentabilidade da atividade turística. Em 2016 o Porto recebeu aproximadamente 7 milhões de turistas, no entanto, este ano - ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento – fica marcado pelo surgimento de vários movimentos que questionam o crescimento do turismo que parece acontecer de forma descontrolada e sem planeamento. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o turismo sustentável em contexto urbano e, numa abordagem mais prática, permite a análise e compreensão da perceção dos impactos do turismo aos olhos dos residentes e trabalhadores do centro histórico do Porto. O trabalho culmina na apresentação de uma proposta de desenvolvimento sustentável onde são apresentadas várias medidas preventivas que visam garantir a sustentabilidade sociocultural das comunidades do centro do Porto.
- Turismo industrial: análise de clusters do perfil dos visitantesPublication . Rodrigues, Andreia Patrícia Leite; Brandão, Ana Filipa; Ferreira, Fernanda A.O Turismo Industrial surge no panorama nacional e internacional enquanto ferramenta revolucionadora. Numa primeira instância, esta tipologia turística nasce fruto da Revolução Industrial, o que, por si só, já representa um marco histórico. Numa segunda instância, o propósito com que o Turismo Industrial é criado e disseminado é, também ele, revolucionador na medida em que reabilita não só edifícios devolutos e lhes confere uma nova essência, mas na medida em que reabilita comunidades e permite-lhes crescer em torno de uma imagem associada a um passado determinante. O Turismo Industrial, em São João da Madeira, é um dos projetos mais reconhecidos a nível nacional pelo desenvolvimento e aproveitamento da indústria existente na cidade para fins turísticos. Verifica-se que junto de uma cidade meramente voltada para o setor secundário, essencialmente industrial, e com diminutas apostas turísticas, foi possível criar um produto turístico com potencial e que conferiu ao destino uma nova imagem. Tendo em consideração o desenvolvimento do Turismo Industrial em São João da Madeira, existem já algumas abordagens menos complexas relativamente ao seu surgimento e desenvolvimento. Porém, a título de definição do perfil do praticante de turismo industrial, a literatura é reduzida. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal a análise do perfil do praticante de turismo industrial, compreendendo visitantes, excursionistas e turistas.