ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2)
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Recent Submissions
- Using children’s literature in ELT: A story-based approachPublication . Pinto, Cristina FerreiraThere has been a growing interest in the role of children’s literature in language teaching since the 80s, when the communicative approach made it possible to bring stories into the classroom (Garvie, 1990). It is undeniable that storytelling has many benefits. Not only are children naturally drawn to stories, but they are also an effective and enjoyable way to teach and learn. This article presents the findings of a MA project on using stories with children. It shows the importance of stories on language acquisition and concludes with some practical suggestions based on my teaching experience with young learners.
- Matemática na hora do contoPublication . Dias, Carolina Isabel de Abreu; Pereira, Diana Margarida Rodrigues; Serranheira, Liliana Sofia Nunes; Mota, Mariana Patrícia Tavares; Leigo, Sandra Saborano; Sarmento, InêsEste artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.
- Lugar(es) da literatura no ensino Do português. Análise crítica De programas e manuais de língua Portuguesa para o 9º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Maria Adriana MartinsNo contexto atual, marcado pela heterogeneidade social e cultural do público escolar resultante do acesso ao ensino por parte de segmentos da população jovem a quem aquele se encontrava tradicionalmente vedado e pela emergência de novas formas de cultura, investigadores e analistas de diferentes quadrantes e proveniências têm questionado a justeza e e%cácia de certas opções e práticas didático-pedagógicas acusando-as de, ao invés de conquistarem os alunos para a leitura, e mais especi%camente para a leitura do texto literário, contribuírem para os afastar irremediavelmente do universo da literatura e, concretamente, da cultura dita patrimonial. O presente estudo pretende constituir-se como contributo para a re+exão em torno da problemática do ensino da literatura no ensino básico, partindo do estudo de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º ano de escolaridade e visando perceber, através da análise quer das intenções e %nalidades previstas, quer dos meios e processos preconizados, em que medida estes dois níveis do discurso pedagógico o%cial se comprometem na efetiva promoção de leitores literários culturalmente dotados, críticos e autónomos.
- Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulaçõesPublication . Lopes, J. Bernardino; Cunha, Ana Edite; Santos, Carla A.; Saraiva, Elisa; Cravino, J. Paulo; Dinis, FernandaNeste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características da mediação do professor determinantes para promover o envolvimento produtivo dos alunos, durante o uso de simulações computacionais (SC). São apresentados resultados com base no estudo de aulas lecionadas por dois professores de física e química, com a mesma experiência profissional, mas diferente experiência de integração de investigação didática nas suas práticas de ensino. Os resultados permitem compreender as condições fundamentais para os alunos se envolverem produtivamente nas tarefas, as principais diferenças entre a mediação de professores com experiência de integração de resultados de investigação didática nas práticas de ensino. São ainda discutidos os fatores que influenciam o uso de SC em contexto de aula.
- Education through theater equal opportunity project being a girl being a boyPublication . Vaz, Marisa; Sala, Gabriel Maria; Coimbra, Joaquim LuísDramatic narratives give emphasis to the process of storytelling of daily life. The script or story is constructed as a dialogue between actors. The words acquire a signification through a dynamic process of communication, where narratives are written not with a pencil but with the body, not written with the mind but with anima. In this paper we present a phenomenological analysis of an experience conducted in a middle grade school of Italy with the proposal to analyze how boys and girls see themselves and the opposite gender and how they perceive the equal opportunity between female and masculine roles.
- EditorialPublication . Silva, Armando; Silva, DianaDidática é o tema deste novo número da Sensos. Pretende ilustrar a diversidade da investigação em Didática, designadamente quanto a contextos (níveis de ensino, instituições, países), abordagens, temas e conteúdos disciplinares. Foram submetidas para publicação catorze propostas oriundas de diversas comunidades de investigação e inovação em educação quer nacionais, quer internacionais. Do processo de revisão dupla e anónima a que todos foram sujeitos resultou a aceitação para publicação dos sete artigos que compõem este número.
- Do Concreto para o Abstrato pelo Uso dos Sentidos e de Sensores: Um Estudo de Caso sobre o Ecossistema Poças de MaréPublication . Silva, Maria João; Gonçalves, Luísa; Maia, João SampaioEste artigo apresenta um estudo de caso exploratório, desenvolvido no contexto do Projeto Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato (SOS Abstrato), que visa estudar as potencialidades da utilização conjunta e sinérgica dos sentidos humanos e de sensores eletrónicos para desenvolver o pensamento abstrato nas crianças. O estudo de caso foi desenvolvido com uma turma do 4.º ano de escolaridade e centrado no ecossistema Poças de Maré de uma praia no Norte de Portugal. A utilização dos sentidos e sensores em atividades experimentais produziu evidências de desenvolvimento da abstração no estudo da biodiversidade e da temperatura.
- Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animaçãoPublication . Rodrigues, José Alberto; Moreira, AntónioCom a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
- Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...Publication . Santos, Sofia; Gomes, Diana; Maia, João SampaioNeste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.