Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Lugar(es) da literatura no ensino Do português. Análise crítica De programas e manuais de língua Portuguesa para o 9º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

No contexto atual, marcado pela heterogeneidade social e cultural do público escolar resultante do acesso ao ensino por parte de segmentos da população jovem a quem aquele se encontrava tradicionalmente vedado e pela emergência de novas formas de cultura, investigadores e analistas de diferentes quadrantes e proveniências têm questionado a justeza e e%cácia de certas opções e práticas didático-pedagógicas acusando-as de, ao invés de conquistarem os alunos para a leitura, e mais especi%camente para a leitura do texto literário, contribuírem para os afastar irremediavelmente do universo da literatura e, concretamente, da cultura dita patrimonial. O presente estudo pretende constituir-se como contributo para a re+exão em torno da problemática do ensino da literatura no ensino básico, partindo do estudo de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º ano de escolaridade e visando perceber, através da análise quer das intenções e %nalidades previstas, quer dos meios e processos preconizados, em que medida estes dois níveis do discurso pedagógico o%cial se comprometem na efetiva promoção de leitores literários culturalmente dotados, críticos e autónomos.

Description

Keywords

School culture Curriculum Textbook Literary canon Literature teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue