Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Quando é que 25 é igual a 1? - Projeto de intervenção psicossocial em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_NunoGonçalves_2022.pdf25.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório resultou do projeto de Educação e Intervenção Social “Quando é que 25 é igual a 1?”, que teve como finalidade desenvolver relações saudáveis em contexto escolar, entre os participantes do projeto, alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade de uma escola básica cabo-verdiana, na ilha de Santiago, em período de pandemia. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação participativa, tendo sido indispensável construir uma relação entre o professor-investigador e os participantes desenvolvida através do diálogo, da interação, para criar momentos de confiança, empatia, reflexão e partilha. Para a resolução dos problemas identificados de forma participada (limitação nas interações e diminuição de contactos entre os alunos, dificuldades ao nível da comunicação na sala de aula e dificuldade de aceitação das diferenças individuais, lixo acumulado nas ruas e falta de consciencialização da comunidade educativa e da turma para os problemas ambientais e de saúde associados à acumulação de lixo e utilização de plásticos) foram planeadas duas ações: “Momentos de partilha” e “Vamos sensibilizar/alertar para a situação do lixo”, que proporcionaram condições para ultrapassar os problemas identificados e, assim, promoveram uma mudança efetiva no quotidiano dos participantes. Este projeto revelou-se como positivo e importante para os participantes, uma vez que permitiu crescimento e transformação, enquanto alunos integrados num grupo-turma na escola e numa comunidade, no que concerne a questões ligadas às relações interpessoais e ambientais.
This report resulted from the Education and Social Intervention project “When is 25 equals to 1?”, which aimed to develop healthy relationships in a school context, among project participants, students from a second year of schooling a Cape Verdean elementary school, on the island of Santiago, during a pandemic. This project was based on the participatory action-research methodology, and it was essential to build a relationship between the teacher-researcher and the participants, developed through dialogue, interaction, to create moments of trust, empathy, reflection and sharing. To solve the problems identified in a participatory way (limitation in interactions and reduction of contacts between students, difficulties in terms of communication in the classroom and difficulty in accepting individual differences, garbage accumulated in the streets and lack of awareness of the educational and of the class to the environmental and health problems associated with the accumulation of garbage and the use of plastics) two actions were planned: “Moments of sharing” and “Let's raise awareness/alert to the situation of garbage”, which provided conditions to overcome the identified problems. and thus promoted an effective change in the participants' daily lives. This project proved to be positive and important for the participants, as it allowed growth and transformation, as students integrated into a group-group at school and in a community, with regard to issues related to interpersonal and environmental relationships.

Description

Keywords

Investigação-ação participativa Intervenção psicossocial nas escolas Cidadania Educação ambiental Participatory action research Psychosocial intervention in schools Citizenship Environmental education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License