Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Passadiços do Paiva: motivação, experiência, satisfação e canais de distribuição dos visitantes internacionais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RES_DaliaLiberato_2019.pdf1.93 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Inaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva impulsionaram a dinâmica turística de Arouca. No entanto, esta inovadora atração turística carece de estudos científicos, no âmbito do turismo. Desenvolveu-se um estudo acerca da motivação, experiência, satisfação e canais de distribuição utilizados pelos visitantes internacionais desta infraestrutura, no ano de 2017. Assim, o objetivo principal desta investigação é a compreensão da relação entre as motivações, a avaliação da experiência e o grau de satisfação, na visita dos turistas internacionais aos Passadiços do Paiva. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através do inquérito por questionário, enviado via email aos contactos constantes na base de dados referente às reservas efetuadas online. No geral, os resultados demonstram que existe relação entre a motivação e: características da viagem (fatores pull), canais de distribuição e experiência. Não se verificou relação entre a motivação e o perfil individual do visitante assim como, contrariamente à revisão da literatura, não se verificou relação com a satisfação. Na análise da relação entre a experiência e a satisfação, a estudo demonstrou estarem relacionadas, mas apenas com os domínios Estético e Entretenimento, relativos à experiência. As duas principais conclusões deste estudo são que, contrariamente à literatura, a motivação não se relaciona com a satisfação, fator que deve ser analisado, isoladamente, tendo, o valor estético da infraestrutura, efeito na satisfação.

Description

Keywords

Passadiços do Paiva Motivação turística Experiência turística Canais de distribuição

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa

CC License