Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.93 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Inaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva impulsionaram a dinâmica turística de Arouca. No entanto, esta inovadora atração turística carece de estudos
científicos, no âmbito do turismo. Desenvolveu-se um estudo acerca da motivação, experiência, satisfação e canais de distribuição utilizados pelos visitantes
internacionais desta infraestrutura, no ano de 2017. Assim, o objetivo principal
desta investigação é a compreensão da relação entre as motivações, a avaliação da
experiência e o grau de satisfação, na visita dos turistas internacionais aos Passadiços do Paiva. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através do inquérito por
questionário, enviado via email aos contactos constantes na base de dados referente
às reservas efetuadas online. No geral, os resultados demonstram que existe relação
entre a motivação e: características da viagem (fatores pull), canais de distribuição
e experiência. Não se verificou relação entre a motivação e o perfil individual do visitante assim como, contrariamente à revisão da literatura, não se verificou relação
com a satisfação. Na análise da relação entre a experiência e a satisfação, a estudo demonstrou estarem relacionadas, mas apenas com os domínios Estético e Entretenimento, relativos à experiência. As duas principais conclusões deste estudo são
que, contrariamente à literatura, a motivação não se relaciona com a satisfação, fator que deve ser analisado, isoladamente, tendo, o valor estético da infraestrutura, efeito na satisfação.
Description
Keywords
Passadiços do Paiva Motivação turística Experiência turística Canais de distribuição
Citation
Publisher
Universidade de Lisboa