Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Catarina Costa Sousa Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.advisorMoreira, Sónia Maria dos Santos Peres
dc.contributor.authorSilva, Catarina Costa Sousa
dc.date.accessioned2024-09-09T18:17:27Z
dc.date.available2024-09-09T18:17:27Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório está enquadrado na Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), presente no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se encontra ao abrigo do Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014) e aprova o regime jurídico de habilitação profissional necessária para exercer funções docentes, abrangendo a Educação Pré-Escolar (EPE) e os ensinos básico e secundário. Este relatório engloba as práticas desenvolvidas durante a PES, sendo que estas práticas foram sempre promovidas seguindo as bases do socioconstrutivismo e da importância de fomentar aprendizagens significativas. Como uma UC final do nível de estudos, esta mobiliza os saberes científicos, didáticos e investigativos que a mestranda adquiriu previamente. Para além disso, importa realçar a articulação feita entre estes saberes e o processo de investigação-ação, presente durante todo o percurso e que propiciou capacidades de autorreflexão e de reflexão em par, sempre no sentido de melhoria da prática. Para além destes aspetos importantes, as planificações realizadas em trabalho colaborativo tiveram sempre em conta os contextos e os interesses e/ou necessidades que estes apresentavam e procuraram ainda alcançar o preconizado nos documentos orientadores, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), no caso da EPE, e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais, no caso 1.º CEB. A experiência da PES permitiu ainda desenvolver um trabalho colaborativo com uma equipa educativa e com toda a comunidade, integrando diversos intervenientes, quer do contexto escolar, quer familiar.pt_PT
dc.description.abstractThe following report is integrated in the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, present in the second year of the master’s degree in Preschool Education and Primary School, that was under the decree-law number 79/2014 (2014). This document approves the legal regime of professional qualification needed for the teaching functions, including Preschool Education and the Basic and Secondary Education. This report includes the developed practices during the Supervised Educational Practice, considering that these practices were always promoted following the bases of social constructivism and the importance of promoting significant learnings. As a Curricular Unit present in the end of the study cycle, this mobilizes scientific, didactic and investigative knowledge that the master’s student acquired previously. Furthermore, it is important to highlight the articulation made between this knowledge and the process of active investigation, that was present during the whole process and provided skills of self-reflection and reflection in peers, always with the aim of improving practice. Besides these important aspects, the plans made in collaboration work always had in mind the contexts e the interesses/needs that these showed and sought to achieve the recommended in the guiding documents, the Curricular Orientations for Preschool Education and the Profile for Students Leaving Compulsory Schooling and the Essential Learnings. The experience during the Supervised Educational Practice allowed the development of collaborative work with an entire team and with the community, combining various intervenients, from the school and the familiar context.pt_PT
dc.identifier.tid203699769
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25942
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectActive Investigationpt_PT
dc.subjectDouble Profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Catarina Costa Sousa Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Catarina Silva_2024.pdf
Size:
13.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: