Repository logo
 
Publication

A rufar com a tradição: a música de percussão como portal de desenvolvimento associativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Ivaneide Dias Pereira
dc.contributor.authorRibeiro, António José Pinto
dc.date.accessioned2019-11-19T12:08:59Z
dc.date.available2019-11-19T12:08:59Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste documento espelha a experiência de co-construção do desenho e desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social numa Associação Social e Cultural que tem no cerne da sua ação um grupo de percussão. Para a consecução do projeto, partiu-se do paradigma socio-critico seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa. Desta metodologia resultou a escuta ativa das perceções, dos sentires das diferentes pessoas inerentes ao contexto, tal como se deu lugar à observação participante das dinâmicas contextuais, sob a intensão de identificar problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Esta co-identificação permitiu a conceção e o desenvolvimento do projeto “A rufar com a tradição: Música de percussão como portal de desenvolvimento associativo”. O projeto teve na democratização da participação e no aumento do fluxo comunicacional as suas principais metas rumo à essência do associativismo. O projeto permitiu um percurso que aumentou, gradualmente, o envolvimento de membros e sócios nas dinâmicas da associação e lhes devolveu a essência de fruição e um sentido de grupo mais apurado.pt_PT
dc.description.abstractThis document reflects the experience of co-construction of the design and development a project of Education and Social Intervention in a social and cultural association that has at the heart of its action a group of percussion. In order to achieve the project, the socio-critical paradigm was based on the Research-Participatory Action methodology. This methodology resulted in an active listening to the perceptions, the feelings of the different people inherent to the context, as well as the participative observation of the contextual dynamics, in order to identify problems, needs, resources and potentialities. This co-identification allowed the conception and development of the project "Drumming with tradition: Percussion music as a portal of associative development". The project had in the democratization of participation and in the increase of the communicational flow its main goals towards the essence of associativism. The project allowed a path that gradually increased the involvement of members and members in the dynamics of the association and gave them back the essence of fruition and a more accurate sense of group.pt_PT
dc.identifier.tid202310159
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14827
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectInvestigação-Ação Participativapt_PT
dc.subjectAssociaçãopt_PT
dc.subjectAssociativismopt_PT
dc.subjectGrupo e Democratizaçãopt_PT
dc.subjectProjectpt_PT
dc.subjectResearch-Participatory Actionpt_PT
dc.subjectAssociationpt_PT
dc.subjectAssociativismpt_PT
dc.subjectGroup and Democratizationpt_PT
dc.titleA rufar com a tradição: a música de percussão como portal de desenvolvimento associativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em educação e intervenção social - Especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AntónioRibeiro_2017.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: