Repository logo
 
Publication

Abandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Sónia Múrias Mira
dc.contributor.advisorMinéu, Humberto Ferreira Silva
dc.contributor.authorSilva, Ilma Aparecida Martins
dc.date.accessioned2017-11-22T10:32:10Z
dc.date.available2017-11-22T10:32:10Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractObjetivou-se com este trabalho identificar o quantitativo de estudantes que abandonaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2010 a 2015 em um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e os principais fatores que contribuíram para o abandono escolar, na ótica dos estudantes matriculados, dos que abandonaram os cursos e dos docentes. Procurou-se também compreender as relações existentes entre eles, a fim de sugerir medidas que possam prevenir e minimizá-lo. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados sugerem os principais fatores que influenciaram o abandono escolar: excesso de unidades curriculares, falta de interesse pela formação profissional e de tempo para os estudos, cursos que não correspondem às expectativas profissionais, reprovação, dificuldades inerentes à avaliação, desinteresse, desarticulação entre teoria e prática, recuperação paralela que não possibilita recuperar a nota e dificuldade de aprendizagem. Observou-se que estes fatores não influenciam o abandono escolar isoladamente, havendo sempre uma interação entre eles sendo, portanto, um fenômeno multicausal. Neste sentido conclui-se ser relevante à gestão escolar monitorar, avaliar e elaborar estratégias de intervenção concomitante ao desenvolvimento dos cursos de modo a prevenir o abandono escolar, minimizar seus efeitos sobre os estudantes, as famílias, a sociedade e para a instituição de ensino, contribuindo para o alcance da eficácia institucional.pt_PT
dc.description.abstractThis work has aim to identity the quantitative of students that abandoned the integrated technic courses to high school in 2010 to 2015 in a Brazil Institution Education and the principal factors that contributed for the school abandon of the courses. Some of the students abandon the courses and the teachers. The institution founded to comprehend the existence relation between them to suggest ways that can prevent and minimalizing this situation. This investigation presents how a case study can involve research, documents analyses and electronic application questioner. The results suggest that the principal cause is the excessive united curricular, uninteresting, disarticulation between theory and practice, parallel recuperation of results of notes that don’t contribute for the learning and difficult more. All though, realize that the factors don’t influence or cause the abandon, in this way form, having always an interaction between them and be a multiple cause phenomena that involve questions and interrelations. This way, conclude that is necessary the school director, monitor, avail and elaborate strategies of concomitant invention to development of the courses and how to prevent the school abandon, contributing to get the institutional efficacies reducing the losses and their effects about the students, their families, and the society.pt_PT
dc.identifier.tid201765543
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10488
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAbandono escolarpt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjectCurso técnico integradopt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectGestão educativapt_PT
dc.subjectSchool abandonpt_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectIntegrated technic coursept_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectDirection educativept_PT
dc.titleAbandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_IlmaSilva_2017.pdf
Size:
6.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: