Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques
dc.contributor.authorOliveira, Ana Isabel Pereira de
dc.date.accessioned2016-11-24T15:21:07Z
dc.date.available2016-11-24T15:21:07Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional evidencia a descrição e a análise do percurso de formação da formanda onde decorreu a prática pedagógica, no Infantário Monfortinhos de Real. As etapas do processo educativo atribuem significado e coerência à prática pedagógica que a formanda desenvolveu, sendo que a observação, a planificação, a ação, a avaliação, a comunicação, a articulação e a reflexão são inerentes ao processo de investigação-ação. O educador ao longo de toda a praxis pedagógica deve sustentar a sua ação em fontes teóricas e legais fidedignas adotando uma postura indagadora sobre a prática. Assim, o educador identifica-se como um profissional crítico e reflexivo, onde as suas estratégias e metodologias educativas são sustentadas e profícuas a cada criança, com o intuito de se adequar a prática desenvolvida, a uma melhoria progressiva da aprendizagem. A praxis que o educador desenvolve depende do contexto educativo onde se inclui, tornando-se fundamental conhecer o ambiente educativo do grupo de crianças, bem como as características, as necessidades e os interesses de cada uma delas, de modo a perspetivar-se na sua ação uma prática coerente e coesa ao nível educativo referido, com o intuito de desenvolver uma prática diferenciada, cooperada e democrática.pt_PT
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Professional Qualification Internship Report shows the description and analysis of the trainee´s training course and the pedagogical practice in the Nursery School of Monfortinhos Real. Here are mentioned the detailed stages of the educational process that have provided meaning and coherence to the teaching practice that the trainee has developed: observation, planning, action, evaluation, communication, articulation and reflection. These steps are inherent to the action research process that the teacher must keep throughout the pedagogical praxis; a teacher´s action must be based on theoretical, reliable and legal sources and the teacher must adopt a questioning attitude about the practice. This way, the teacher is identified as a critical and reflective practitioner, and the educational strategies and methodologies are adapted and efficient to each child, in order to support the practice developed and the gradual improvement of learning. The praxis that the teacher develops depends on the educational context of the children, so it is essential to understand the educational environment of the group of children as well as the characteristics, the needs and interests of each of them. This way, the consistent and cohesive practice that the teacher adopts, is planned to develop a differentiated, cooperative and democratic practice.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de Qualificação Profissional visa uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de formação da mestranda, relativamente à prática pedagógica desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. As duas valências educativas evidenciam-se basilares no processo de educação ao longo da vida, perspetivando-se a construção de aprendizagens significativas. Para que a prática pedagógica fosse intencional, procurou-se que a criança assumisse um papel mais ativo no processo de construção da sua própria aprendizagem, proporcionando o seu desenvolvimento numa perspetiva sócio construtivista. Neste sentido, o presente documento integra os principais eixos orientadores da prática da formanda, que lhe permitiram uma articulação e mobilização entre o quadro teórico e concetual defendido e a ação desenvolvida. Deste modo, em ambos os contextos, o processo educativo promovido alicerçou-se no processo de observação, planificação, reflexão e avaliação das práticas. Assim, a formanda desenvolveu um processo de investigação-ação, visando o questionamento e a transformação das práticas, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais características do processo de formação ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Professional Qualification report is a critical-reflexive analysis on the process of formation of the graduate student, for the pedagogical practice developed in valences of Pre-School Education and Basic Education 1.ºCiclo education, developed in the Course of Supervised Teaching Practice, part of the Master in Pre-School Education and Basic Education 1.ºCicle education. The two educational valences show up in basic education process throughout life, looking ahead the construction of meaningful learning pedagogical practice, we tried to the child take a more active role in the process of building their own learning, to become the pedagogical practice more useful promoting its development in a social constructivist perspective. In this sense, this paper integrates the main guiding elements involved the trainee, which enabled it to an articulation and mobilization of theoretical and Conceptual framework advocated and developed action. Thus, in both contexts, the educational process promoted has its foundations in the process of observation, planning, reflection and evaluation of practice. Therefore, the trainee has developed a process of action research, aimed at questioning and the transformation of practices, promoting the development of personal and professional characteristics of the training process throughout life.pt_PT
dc.identifier.tid201350629
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8690
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEtapas do processo educativopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagem construtivistapt_PT
dc.subjectCompetências profissionais e pessoaispt_PT
dc.subjectEducational processpt_PT
dc.subjectAction-research processpt_PT
dc.subjectConstructivist learningpt_PT
dc.subjectPersonal and professional skillspt_PT
dc.subjectSócio construtivismopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectFormação ao longo da vidapt_PT
dc.subjectSocio-constructivismpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectSignificant learningpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectTraining throughout lifept_PT
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)pt_PT
dc.title.alternativeRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaOliveira_2015_E1CEB.pdf
Size:
6.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaOliveira_2014_EPE.pdf
Size:
4.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: