Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AnaOliveira_2015_E1CEB.pdf6.66 MBAdobe PDF Download
DM_AnaOliveira_2014_EPE.pdf4.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional evidencia a descrição e a análise do percurso de formação da formanda onde decorreu a prática pedagógica, no Infantário Monfortinhos de Real. As etapas do processo educativo atribuem significado e coerência à prática pedagógica que a formanda desenvolveu, sendo que a observação, a planificação, a ação, a avaliação, a comunicação, a articulação e a reflexão são inerentes ao processo de investigação-ação. O educador ao longo de toda a praxis pedagógica deve sustentar a sua ação em fontes teóricas e legais fidedignas adotando uma postura indagadora sobre a prática. Assim, o educador identifica-se como um profissional crítico e reflexivo, onde as suas estratégias e metodologias educativas são sustentadas e profícuas a cada criança, com o intuito de se adequar a prática desenvolvida, a uma melhoria progressiva da aprendizagem. A praxis que o educador desenvolve depende do contexto educativo onde se inclui, tornando-se fundamental conhecer o ambiente educativo do grupo de crianças, bem como as características, as necessidades e os interesses de cada uma delas, de modo a perspetivar-se na sua ação uma prática coerente e coesa ao nível educativo referido, com o intuito de desenvolver uma prática diferenciada, cooperada e democrática.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Professional Qualification Internship Report shows the description and analysis of the trainee´s training course and the pedagogical practice in the Nursery School of Monfortinhos Real. Here are mentioned the detailed stages of the educational process that have provided meaning and coherence to the teaching practice that the trainee has developed: observation, planning, action, evaluation, communication, articulation and reflection. These steps are inherent to the action research process that the teacher must keep throughout the pedagogical praxis; a teacher´s action must be based on theoretical, reliable and legal sources and the teacher must adopt a questioning attitude about the practice. This way, the teacher is identified as a critical and reflective practitioner, and the educational strategies and methodologies are adapted and efficient to each child, in order to support the practice developed and the gradual improvement of learning. The praxis that the teacher develops depends on the educational context of the children, so it is essential to understand the educational environment of the group of children as well as the characteristics, the needs and interests of each of them. This way, the consistent and cohesive practice that the teacher adopts, is planned to develop a differentiated, cooperative and democratic practice.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de Qualificação Profissional visa uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de formação da mestranda, relativamente à prática pedagógica desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. As duas valências educativas evidenciam-se basilares no processo de educação ao longo da vida, perspetivando-se a construção de aprendizagens significativas. Para que a prática pedagógica fosse intencional, procurou-se que a criança assumisse um papel mais ativo no processo de construção da sua própria aprendizagem, proporcionando o seu desenvolvimento numa perspetiva sócio construtivista. Neste sentido, o presente documento integra os principais eixos orientadores da prática da formanda, que lhe permitiram uma articulação e mobilização entre o quadro teórico e concetual defendido e a ação desenvolvida. Deste modo, em ambos os contextos, o processo educativo promovido alicerçou-se no processo de observação, planificação, reflexão e avaliação das práticas. Assim, a formanda desenvolveu um processo de investigação-ação, visando o questionamento e a transformação das práticas, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais características do processo de formação ao longo da vida.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Professional Qualification report is a critical-reflexive analysis on the process of formation of the graduate student, for the pedagogical practice developed in valences of Pre-School Education and Basic Education 1.ºCiclo education, developed in the Course of Supervised Teaching Practice, part of the Master in Pre-School Education and Basic Education 1.ºCicle education. The two educational valences show up in basic education process throughout life, looking ahead the construction of meaningful learning pedagogical practice, we tried to the child take a more active role in the process of building their own learning, to become the pedagogical practice more useful promoting its development in a social constructivist perspective. In this sense, this paper integrates the main guiding elements involved the trainee, which enabled it to an articulation and mobilization of theoretical and Conceptual framework advocated and developed action. Thus, in both contexts, the educational process promoted has its foundations in the process of observation, planning, reflection and evaluation of practice. Therefore, the trainee has developed a process of action research, aimed at questioning and the transformation of practices, promoting the development of personal and professional characteristics of the training process throughout life.

Description

Keywords

Etapas do processo educativo Metodologia de investigação-ação Aprendizagem construtivista Competências profissionais e pessoais Educational process Action-research process Constructivist learning Personal and professional skills Sócio construtivismo Investigação-ação Aprendizagens significativas Motivação Formação ao longo da vida Socio-constructivism Research-action Significant learning Motivation Training throughout life

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License