Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorFreire, Marta João Rebelo
dc.date.accessioned2023-01-19T12:14:08Z
dc.date.available2023-01-19T12:14:08Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report comes within the scope of the Supervised Educational Practice curricular unit, included in the study plan of the Master's in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document results from the entire course of initial training in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, which allows the construction of a double profile, which brings together the construction of knowledge about each of the educational levels. This is reflected in the learning carried out throughout the educational process, contributing to the construction of an identity as a professional with a double profile, qualified for the educational practice in both abilities. This report presents the construction of an investigative, critical and reflective professional identity through the articulation of theoretical and practical support in which an education centered on children's learning is promoted and also on the construction of knowledge intrinsic to the teaching role. The contribution of the Action & Research Methodology in an incessant process of observation, planning, action, evaluation and reflection is also addressed, allowing the development of the future teacher who provides transformative educational practices based on the interests, difficulties and needs of each child. Thus, it was possible to develop several innovative pedagogical actions that were supported by the socio-constructivist paradigm in which active methodologies are privileged. In both educational contexts, the project work Methodology was chosen, based on constant observation, communication and collaboration with the pedagogical pair, the cooperating supervisors and institutional supervisors in which we sought to meet the interests, motivations, difficulties, learning rhythms and abilities of each child.pt_PT
dc.identifier.tid203181832
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21678
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectAction research methodologypt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectActive methodologiespt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Marta João Rebelo Freirept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marta Freire_2022.pdf
Size:
3.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: