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Advisor(s)
Abstract(s)
Our study aims to analyze the effect of marketing actions in schools, driven by health-food
companies, on the consumption behavior of students to understand whether they (a) show
higher preference for healthy food and drinks; (b) choose to take such goods home; are aware
that consuming these goods is a healthy habit; and (c) realize that sales of the companies
that produce such health foods and drinks improve. We wish to contribute to the literature
by using an experimental exercise in three schools in Porto district, Portugal. Our sample
included 307 students aged from 6 to 16 years old, with 153(154) students belonging to the
experimental (control) group. The regression results confirm our hypotheses. In particular,
we found that the level of education of parents did not seem to have an impact, the results
across male and female students are very close and that students’ age did not affect the
results between groups, but did affect score values.
Este estudo tem como objetivo analisar o efeito das ações de marketing nas escolas, conduzidas por empresas de alimentos saudáveis, sobre o comportamento de consumo dos estudantes. O objetivo é entender se essas ações levam os estudantes a preferir alimentos e bebidas saudáveis, se passam a aconselhar esses alimentos e bebidas em casa, se estão cientes de que o consumo desses bens melhora a saúde, e se têm a perceção de que as empresas de alimentos e bebidas saudáveis melhoram as vendas com essas ações. Para o efeito conduziu-se um exercício experimental em três escolas do distrito do Porto, Portugal. A amostra incluiu 307 estudantes dos 6 aos 16 anos. Os estudantes pertencentes ao grupo experimental (controle) foram 153 (154) e foi usado um questionário para obter os dados quantitativos necessários. Os resultados, obtidos por meio de técnicas estatísticas e econométricas, confirmam as hipóteses. Os resultados são independentes da escola, do nível de educação dos pais, do sexo e da idade dos estudantes
Este estudo tem como objetivo analisar o efeito das ações de marketing nas escolas, conduzidas por empresas de alimentos saudáveis, sobre o comportamento de consumo dos estudantes. O objetivo é entender se essas ações levam os estudantes a preferir alimentos e bebidas saudáveis, se passam a aconselhar esses alimentos e bebidas em casa, se estão cientes de que o consumo desses bens melhora a saúde, e se têm a perceção de que as empresas de alimentos e bebidas saudáveis melhoram as vendas com essas ações. Para o efeito conduziu-se um exercício experimental em três escolas do distrito do Porto, Portugal. A amostra incluiu 307 estudantes dos 6 aos 16 anos. Os estudantes pertencentes ao grupo experimental (controle) foram 153 (154) e foi usado um questionário para obter os dados quantitativos necessários. Os resultados, obtidos por meio de técnicas estatísticas e econométricas, confirmam as hipóteses. Os resultados são independentes da escola, do nível de educação dos pais, do sexo e da idade dos estudantes
Description
Keywords
Health-food firms Business performance In-school marketing actions Consumption behavior Children and adolescents Ações de marketing na escola Desempenho empresarial Empresas de alimentos saudáveis Crianças e adolescentes