Repository logo
 
Publication

Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Miguel dos Santos
dc.date.accessioned2017-03-29T13:28:36Z
dc.date.available2017-03-29T13:28:36Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractEste relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to describe the work carried out during the traineeship, hoping to contribute to the reflection of educational practices in order to promote meaningful learning. To promote a global training were provided learning situations aiming the development of musical and culturally skills broad, which, in confrontation with practice, were ongoing reflection object depending on students' needs. In this process, constituting a particularly rich time for the opportunity to observe two teachers with different professional styles in a prestigious institution like the Music Conservatory of Porto, the observation was crucial to better understand the reality. Realizing that the Music Education faces several challenges and being asked to promote a broad musical training, contextual and critical, the research sought to apprehend the (different) looks of the teachers, musicians and students on musical education in different contexts, frequency regimes and levels of education. The results show that it is oriented towards providing the overall formation of musicians and critical listeners, verifying still some difficulty to make it attractive and to articulate the theory and practice of the instrument.pt_PT
dc.identifier.tid201690047
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9755
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectPerceção sobre a Formação Musicalpt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectPerception about the Musical educationpt_PT
dc.titleOs (diferentes) olhares sobre a Formação Musicalpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PedroRodrigues_2015.pdf
Size:
60.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: