Repository logo
 
Publication

A educação no caminho do futuro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLima, Cláudia Maia
dc.contributor.authorGuedes, Ana Chorão
dc.date.accessioned2017-11-22T15:35:26Z
dc.date.available2017-11-22T15:35:26Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA aprendizagem é uma constante da vida, tal como o sonho, nas palavras de António Gedeão. É através dela que se percorre o longo caminho de construção de uma identidade profissional rica em experiências de prática de ensino e partilha de saberes. Neste relatório de estágio surgem explanadas todas estas vivências de um ano de crescimento académico, pessoal e profissional experienciado pela professora estagiária, em contexto educativo, com o objetivo de refletir, de forma crítica e fundamentada em pressupostos legais e teóricos, sobre o sentido maior de ser professor nos dias de hoje. Na certeza de que a articulação de saberes científicos, didáticos e pedagógicos explorados ao longo da formação académica e profissional foi essencial para direcionar a prática educativa no caminho da construção de verdadeiras aprendizagens por parte das crianças, revela-se também imprescindível a valorização dos momentos de trabalho colaborativo desenvolvidos com o par pedagógico, os professores cooperantes e os supervisores institucionais. É também neste sentido que as dimensões profissional, reflexiva e investigativa elevam a ação pedagógica da professora em formação. O projeto de investigação explorado sobre a importância dos aspetos emocionais dos estudantes envolvidos no Projeto Fénix ao nível da Matemática para a aquisição e desenvolvimento de saberes revelou-se profícuo para incentivar a mestranda a percorrer um caminho repleto de desafios propícios a cativar as crianças para a sua envolvência no mundo através da educação. Assim, é na vontade de provocar aprendizagens significativas nos estudantes pela realização de desafios que este caminho na educação prossegue.pt_PT
dc.description.abstractLearning is a constant of life, just like the dream, in the words of António Gedeão. It is through this that we walk the long path of building a professional identity filled up with experiences of teaching practice and sharing knowledge. In this report, all the experiences of a year of academic, personal and professional growth experienced by the trainee teacher in an educational context are presented, with the purpose of reflecting in a critical way, based on legal and theoretical assumptions, about the sense of being a teacher these days. In the certainty that the articulation of scientific, didactic and pedagogical knowledge developed during the academic and professional training was essential to direct the educational practice towards the construction of true learning by the children, it is also crucial to appreciate the moments of collaborative work done with the pedagogical partner, cooperating teachers and institutional supervisors. It is also in this sense that the professional, reflective and investigative dimensions elevate the pedagogical action of the trainee teacher. The research project which was explored on the importance of the emotional aspects of the students involved in the Fénix Project in Mathematics for the acquisition and development of knowledge proved to be useful to encourage the trainee teacher to take a path full of challenges to attract children to their involvement in the world through education. Therefore, this path in education will go on in order to cause significant learning in students through challenges.pt_PT
dc.identifier.tid201765098
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10491
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectProjeto Fénixpt_PT
dc.subjectProfessional Identitypt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectTeaching and learning processpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectFénix Projectpt_PT
dc.titleA educação no caminho do futuropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaGuedes_2017.pdf
Size:
9.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: